Você é bom em comunicar-se?

Como você se sente durante uma entrevista de emprego? E durante aquela apresentação, em que você precisa expor os resultados de um projeto aos seus superiores? E naquele momento em que precisa conversar com um fornecedor e negociar uma redução no preço de um produto ou matéria-prima? Pois bem, se você não vê dificuldade alguma em nenhuma das situações anteriores, então você é bom em comunicar-se, mas se em algum momento “sobe um frio pela espinha”, não se sente muito bem e você fica sem reação, então você precisa desenvolver um pouco mais suas habilidades de comunicação.


A habilidade de comunicar-se bem, seja oralmente ou por escrito, é indispensável a qualquer pessoa, seja para o desenvolvimento de sua carreira, seja para a gestão de seu negócio. Assim sendo, não há motivos para simplesmente negligenciar tal área do desenvolvimento pessoal, não é mesmo? Infelizmente, o que parece simples e óbvio na teoria, apresenta muitas dificuldades na prática.


Como professor (e amo ser professor), vejo que  a habilidade de comunicação, principalmente oral, está ali, presente diariamente. E isso tem me ajudado muito até mesmo antes de me tornar professor, já que como freelancer eu precisava negociar muitas coisas com os clientes – do orçamento do projeto às datas de entrega. E se você ainda não vê como a arte de comunicar-se bem pode beneficiá-lo em sua carreira ou negócio, pronho-lhe um exercício: por uns cinco minutos, não pense em mais nada, exceto em todas as situações de seu dia-a-dia em que você precisa conversar com outra pessoa (chefe, empregado, cliente, sócio etc.) e reflita sobre quais seriam os possíveis benefícios se você estivesse 100% bem preparado nesses momentos. Será que você conseguiria fazer seu chefe entender o seu ponto de vista a respeito de um problema e tomar uma medida mais coerente? Será que você conseguiria fazer seu empregado sentir-se mais motivado e realmente “vestir a camisa da empresa”? Ou então o cliente perceberia as reais vantagens dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e, entusiasmado, fecharia um negócio bem lucrativo?


Se há contato, seja verbal ou escrito, com outra pessoa, então há necessidade de comunicar-se bem. Mas não vou ficar aqui escrevendo um artigo sobre como comunicar-se bem, isso é assunto para outro artigo. Hoje, o que quero é que você perceba que se não está investindo em si mesmo quanto à melhoria de sua capacidade de comunicação, então está cometendo um grave erro. Não importa se você é dono de um empresa, gerente ou um funcionário, você precisa comunicar-se bem, fazer-se entender, e isso em uma frequência quase diária – isso quando não precisar duas ou três vezes no mesmo dia! Não cometa o erro de muitos de ignorar suas deficiências, se precisa de ajuda para melhorar nisso, busque livros, cursos e outros materiais sobre o assunto.


Um livro que explora um pouco essa área é Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie. Uma leitura simples e agradável e, com certeza, não é uma leitura técnica, então qualquer um pode lê-lo!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *