ViralTag

ViralTag define-se como uma ferramenta para “gerenciar múltiplas redes sociais, agendar posts ilimitados, reciclar conteúdo sempre atual, colaborar com sua equipe e analisar desempenho – tudo de um único painel”. Para mim, soa como um monte de palavras bonitas, mas será que é tudo isso mesmo? Será que vale a pena incluir essa ferramenta em meu (e também no seu) kit para marketing?

ViralTag - página inicial

Para quem prefere respostas curtas:

ViralTag é uma ferramenta incrível e deveria fazer parte de seu kit para marketing, principalmente se usada em conjunto com outras como Stencil ou Canvas. Seu principal ponto positivo é a possibilidade de categorizar posts (descrição+imagem+hyperlink) e incluí-los em uma lista como conteúdo sempre atual (evergreen), assim sendo automaticamente republicados segundo um período estabelecido por você. O principal ponto negativo talvez seja o preço, pois para quem está começando e ainda não possui uma grande audiência nas redes sociais o plano individual por USD 24.00 mensais pode ser bastante salgado.

Dito isso, agora vamos analisar com calma a ferramenta (e, “de quebra”, esse artigo pode lhe servir como um tutorial sobre a mesma)…

Por que mais uma ferramenta para marketing em redes sociais?

Não é de hoje que realizo pequenos experimentos quanto a marketing em redes sociais. Por muito tempo realizei testes com o Twitter, entretanto negligenciei bastante o Facebook, pois entendia que demandaria muito tempo de mim engajar e publicar adequadamente em ambas as redes sociais, afinal de contas a maior parte das ferramentas que tenho utilizado requerem ainda a publicação manual para o Facebook, entretanto ViralTag tem uma pegada diferente, permitindo agendar e até mesmo reusar de forma automatizada conteúdo (textual e visual) nas principais redes sociais.

E como ele pode ajudá-lo? Após experimentá-la por alguns dias (eles oferecem um trial de duas semanas, porém eles foram muito atenciosos e expandiram o limite de meu trial por mais uma semana), posso dizer que ela oferece facilidades para:

  • Conectar contas de usuário de seis grandes redes: Twitter, Facebook, Pinterest, Tumblr, Linkedin e Instagram (senti falta somente do Google+);
  • Publicar ou agendar posts com conteúdo visual e hyperlink (nem toda ferramenta que testei até o momento oferece isso!);
  • Categorizar posts (facilita repostagem posterior) bem como marcá-los como “evergreen”, assim a própria plataforma pode republicar de acordo com um período especificado por nós sem intervenção humana alguma (como já disse, o ponto mais forte da ferramenta, sem dúvida);
  • Buscar postagens dentro de certos nichos (todos em inglês, infelizmente) para publicar em sua própria conta (facilitando assim encontrar conteúdo para publicar);
  • Publicar qualquer imagem encontrada na web (isso mesmo, após instalar uma extensão no Chrome, todas as imagens da web aparecerão com um botão “Schedule”, basta clicar, escrever uma descrição e publicar ou agendar).

Resumindo, uma plataforma para gestão de conteúdo para redes sociais. Vale lembrar que ela não oferece facilidades para criação de conteúdo visual (isto é, editar imagens, incluir texto, mudar fonte etc.). Para tal, você deve utilizar uma outra ferramenta com essa finalidade como o Canvas ou o Stencil. Muitas das imagens vistas na conta Twitter do @ClubeDoDinheiro foram criadas por meio do Stencil (como o tweet comemorando 50 mil seguidores), que adquiri em uma super promoção que houve no AppSumo – teve há pouco outra promoção, mas só tive conhecimento quando já havia acabado, por isso não indiquei aqui. Além disso, ViralTag não possui como foco facilitar o engajamento direto com seguidores – para isso, você precisará usar outras ferramentas.

Enfim, criei uma conta trial (gratuita por 15 dias, não precisa de cartão de crédito, nada!), efetuei login, conectei algumas contas de usuário (e a página do Clube do Dinheiro no Facebook) e já estava pronto para brincar um pouco…

O dashboard


ViralTag - dashboard

Como pode ver na imagem acima, assim que efetuo login vejo as minhas contas de usuário/página conectadas e os posts que estão atualmente agendados para elas. Isso ajuda muito para saber se possui conteúdo agendado o suficiente para cada uma delas, mas não é muita novidade – outras plataformas de gestão de conteúdo para redes sociais também o fazem.

Perceba que no topo, na horizontal, posso acessar os posts já adicionados por meio das opções: Scheduled Posts (postagens agendados), Drafts (rascunhos), Recent Posts (postagens recentes), Evergreeen Content (conteúdo sempre atual), Failed Posts (postagens falhas) e Posting Schedule (agendamento de postagem, para definir os melhores horários para postagem).

Se você observou bem a imagem anterior, percebeu que a próxima postagem agendada teria a descrição “Sucesso é conseguir o que você quer, felicidade é querer o que você consegue. ~W. P. Kinsella”. Se está curioso para saber se a postagem agendada foi posteriormente publicada corretamente, basta dar uma olhada nesse tweet sobre sucesso e felicidade.

Pensei em publicar imagens de cada uma das opções do topo, mas vou encurtar e ir direto para aquela que me chamou mais atenção: Evergreen Content.

Viral Tag - conteúdo sempre atual

Nesse teste, escolhi algumas imagens com frases relevantes que já publiquei aqui no blog e, ao postá-las, marquei como “evergreen content”, de forma que serão republicadas com um intervalo mínimo de 7 dias entre elas.

Alguns podem criticar, dizendo que tal forma de automação impacta negativamente a base de seguidores, que estarão vendo o mesmo conteúdo repetidamente etc. Mas não poderiam estar mais longe da verdade: ao menos para redes como Twitter e Facebook, onde a relevância do conteúdo e o momento em que foi publicado ajudam a determinar se um seguidor verá ou não uma postagem, menos de 5% de sua base de seguidores verá cada postagem. Assim, mesmo que eu republique um conteúdo 7 ou 10 vezes, as chances são de que minha postagem seja impressa no feed de uma pessa uma ou duas vezes somente. Lembre-se que você desempenhará um esforço na criação de conteúdo visual útil e realmente relevante, logo você precisa maximizar as chances de o mesmo ser visto!

Combinando agendamento e reciclagem de postagens, percebo que o verdadeiro valor dessa ferramenta virá no médio e longo prazo: durante o primeiro ano de uso você criará imagens e campanhas publicitárias para diversos períodos do ano (dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, black friday, natal etc.) bem como conteúdo que pode ser reusado a qualquer momento (mensagens inspiradoras, homenagens e tal). No segundo ano de uso, você já terá muito conteúdo criado, poderá então:

  • Revisar estatísticas de acesso para determinar qual tipo de conteúdo atraiu maior engajamento e em quais horários;
  • Revisar todo o conteúdo, reagendando aqueles que considerar bons e melhorando os “nem tanto”;
  • Revisar os conteúdos “sempre atuais”, removendo aqueles que achar que não são mais interessantes e incluindo outros melhores.

Percebeu que o tempo todo eu disse revisar, reagendar e melhorar? Isso significa que, conforme você for usando a ferramenta, você gastará menos tempo e o foco será em revisão e melhoria do conteúdo. Claro, você ainda precisará planejar suas novas campanhas, já que seus clientes não querem ver somente conteúdo velho, mas dá para reaproveitar de 40% a 70%!

Agora, vamos dar uma olhadinha no Posting Schedule

ViralTag - Agendamento de postagem

Parece um quadro de horário, incluindo para cada dia da semana o horário em que desejo que a postagem aconteça – no meu caso, mantive o quadro padrão da ferramenta, que me pareceu bom o suficiente. Caso você queira um desempenho melhor, você pode clicar em “Get Recommended Times”, conectar à sua conta do Google Analytics e a ferramenta então passará a usar os dados estatísticos providos pelo GA para definir qual o melhor horário para publicar. Fiquei tentado a experimentar, mas como se tratava somente de um trial, preferi focar em analisar a publicação e o agendamento mesmo.

Adicionando uma nova postagem

Agora, vamos analisar as principais opções na sidebar à esquerda, onde vemos um “+” (adicionar nova postagem), Home (página inicial, retorna à primeira tela do painel), Explore (explorar, permite encontrar conteúdos para compartilhar), Circles (círculos, lá você pode entrar em um círculo e interagir com outros usuários do mesmo nicho), Reports (relatórios, principalmente sobre desempenho de sua conta de usuário/página e do nível de engajamento com suas postagens), Accounts (contas, onde você pode adicionar ou remover suas contas de usuário).

Destas opções, claro, aquela que você usará mais é a primeira, para adicionar postagens, então vejamos como ela funciona.

ViralTag - adicionando nova postagem

Ao clicar no “+” abrirá esse popup, no qual podemos escolher ao topo em quais contas de usuário/páginas desejamos publicar (sim, podemos escolher publicar em mais de uma ao mesmo tempo, reduzindo o trabalho de publicar em uma por vez), subir uma imagem (clicando no botão ou arrastando e soltando sobre a área), escrever uma descrição e o hyperlink a ser incluído na mesma, marcar (ou não) a postagem como “evergreen” e definir a categoria. Dica: se usar essa ferramenta, crie categorias por assunto, o que vai facilitar e muito reusar posteriormente o conteúdo já criado!

Depois desse “trabalho todo” (em menos de 30 segundos a postagem está pronta!), você escolhe se deseja agendar para determinada data e horário (schedule), adicionar à fila dos agendados (add to queue) ou publicar automaticamente (publish now). Se você possui 30 ou 40 postagens para os próximos dias e não se importa muito com qual a data ou hora exata em que serão publicadas, basta ir adicionando cada uma e clicando em “add to queue” e a mágica será feita (claro, verifique antes se a Posting Schedule está de acordo com os momentos do dia em que sua audiência está mais ativa naquelas plataformas).

E se há uma coisa que gostei dessa ferramenta é a possibilidade de usar uma extensão do Chrome, tal que toda vez que eu via alguma imagem interessante na web poderia simplesmente clicar sobre o botão “Schedule” que apareceria sobre a mesma e seria levado para o popup de adicionar postagem, com a imagem já carregada e os campos pré-populados. Isso facilita bastante na hora de encontrar e compartilhar novidades do meu nicho e tenho certeza que consultores e donos de lojas virtuais podem ser valer muito disso também!

Explorando outros conteúdos

A ferramenta também possui uma funcionalidade para facilmente explorar conteúdos a partir de categorias pré-definidas:

ViralTag - explorando nichos

Infelizmente, não há muito (nenhum) conteúdo em língua portuguesa, então naveguei pelas categorias em inglês mesmo e escolhi a categoria Food, apenas para ilustrar aqui. As postagens adicionadas já incluem imagens, descrição e hyperlinks, mas você pode alterar quaisquer informações.

Preços?

A ferramenta em si é muito boa, mas os preços são um pouco acima do que eu esperava. Para começar, a não ser pelo trial (que é limitado a 15 dias), a ferramenta não oferece um plano gratuito como várias ferramentas fazem.

O plano individual custa USD 24 por mês e lhe dá direito a 1 usuário (no caso, só você pode acessar seu dashboard, não terá uma conta para um assistente, por exemplo) e 10 perfis sociais (cada conta de usuário no Twitter, conta de usuário no Facebook, página no Facebook etc. conta como um perfil social). A quantidade de perfis está mais do que suficiente para a maioria dos pequenos empreendores brasileiros, o problema mesmo é quando a gente converte aquele preço lá para nossa moeda.

O plano pequena empresa custa USD 79 por mês e lhe dá direito a 3 usuários (isto é, além de sua conta você poderá ter contas para dois outros funcionários participarem) e 25 perfis sociais. É bastante perfil, suficiente para não somente seu próprio negócio como também gerenciar perfis de três ou quatro outros negócios – entretanto no FAQ deles é expresso que você deveria gerenciar contas para somente uma marca e uma pessoa física, então a não ser que você crie contas específicas para segmentos dentro de seu nicho não vejo necessidade de tantos perfis sociais.

O plano marca custa USD 249 ou mais por mês e lhe dá direito a 5 ou mais usuários e 50 ou mais perfis sociais. Com isso aqui já dá para gerenciar uma agência de social media marketing! A não ser que você seja uma Amazon ou Rede Globo, é bem provável que não precisará criar e segmentar tantos perfis sociais assim.

Agora, caso você seja profissional em internet marketing ou affiliate marketing, a depender do número de perfis sociais que você gerencie e de já ter uma boa estratégia de conteúdo os planos pequena empresa ou marca podem ser-lhe interessantes, sim. Digo isso porque, como exigem um investimento maior, se está começando e não tem certeza é melhor começar pelo mais barato, aprender como usar, construir sua estratégia e só então expandir.

Mas se você é blogger, não pense que foi deixado de fora, pois a empresa oferece um plano blogger, custando USD 7 por mês e lhe dá direito a 1 usuário e 3 perfis sociais. É, também acho que deveriam ser pelo menos 5 perfis sociais aqui, pois eu mesmo já preencheria todas as vagas com minha conta do Twitter e minha conta e página no Facebook.  Além disso, escreva um review sincero sobre o que achou da ferramenta e receberá um período de experimentação bem maior: seis meses grátis. Tempo suficiente para montar uma boa estratégia de conteúdo a ser adotada no Twitter e Facebook, não?

Como experimentei a ferramenta e gostei muito dela, decidi escrever esse review. Agora tenho que planejar uma boa estratégia de conteúdo e engajamento com meu público-alvo para ver se o custo de USD 7/mês é só despesa ou se vira investimento, não é mesmo?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Apoorva (Viraltag) says:

    Thanks for this wonderful review Christiano!

    • admin says:

      You’re welcome!

      As I said, ViralTag is a great tool. But I must remember that I try to offer an unbiased opinion, so now I’m testing some competitor tools – I’ll send an email with comments for your support soon.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *