Venture capital no Brasil

Li hoje uma matéria que o website IG – Economia publicou há alguns dias atrás, sobre o fato de que o BNDES vai investir R$ 1 bilhão em private equity e venture capital. O que isso significa? Que mais empresas brasileiras poderão beneficiar-se de tais investimentos, reduzindo-se assim a necessidade de empréstimos – claro, há seus pontos positivos e negativos!

Mas o que é venture capital?

Talvez alguém esteja se perguntando aí, o que é venture capital. Bem, este é um termo que não usamos com muita frequência aqui em nosso blog, e sua definição é bem simples: venture capital (em português, capital de risco, mas o pessoal usa mais a expressão em inglês, mesmo) trata-se de uma forma de investimento em que se realiza a compra de participação societária em uma empresa, visando-se lucro por meio do crescimento desta.

Então, quando um investidor investe em uma empresa adquirindo participação societária, ele está praticando o que é chamado de venture capital. Diferentemente de um empréstimo, onde o credor cobrará o valor emprestado mais os juros ao final do prazo, no caso de venture capital o investidor será um dono do negócio e seu rendimento estará associado ao sucesso do mesmo.

Além disso, os investidores de venture capital geralmente possuem muita experiência em vários campos da parte administrativa de uma empresa, podendo então ajudar o empreendedor com todo esse know-how – algo às vezes vital para garantir a sobrevivência do negócio.

Então é perceptível que, para quem está pretendendo lançar uma nova empresa no Brasil, se está precisando de dinheiro e não está interessado em procurar empréstimos e financiamentos, um fundo de venture capital pode ser uma boa oportunidade – e é essa boa oportunidade que essa notícia do BNDES vem ampliar ainda mais.

E como anda o venture capital no Brasil?

Se você quer saber exatamente como anda o venture capital no Brasil, há um lugar onde você pode conseguir muitas informações: no site do governo brasileiro sobre Venture Capital (Update: o website governamental sobre Venture Capital não existe mais, assim sendo, estou removendo seu hyperlink). Sim, temos um website somente sobre isso, para que se possa ver a importância que o tema está recebendo atualmente. 🙂

No Brasil, o Finep é o órgão responsável por coordenar e orientar tanto empresas quanto investidores interessados em venture capital. Há inclusive aberturas de editais para que as empresas possam se inscrever e terem assim maior acesso a esse tipo de capital – uma iniciativa muito importante, que visa ajudar as empresas a melhor organizarem-se para tal finalidade.

Preciso de venture capital! O que faço?

Caso tenha se interessado pela ideia de conseguir venture capital, a primeira dica que posso oferecer é “varrer” todo o website do governo para conhecer ao máximo essa modalidade de investimento e, assim, ter certeza de que é isso o que você deseja para seu negócio.

Depois, é bom se apressar: ainda não lançaram o edital 2012, então você pode baixar o edital 2011, elaborar seu plano de negócios e escrever o documento exigido pelo edital. Assim, você terá mais tempo para revisar quantas vezes desejar seu plano e a documentação necessária para garantir que conseguirá o investimento necessário para o seu negócio.

Realmente preciso e conseguirei venture capital?

Boa pergunta. Investidores de venture capital estão à procura de empresas inovadoras, que saibam utilizar-se das melhores tecnologias, recursos e práticas dentro de sua área para irem além de suas concorrentes. Isso significa que se seu negócio não é fundamentado em torno de uma inovação, é certo de que você não conseguirá venture capital.

A antiga página de cadastro de empreendedores exibe muito bem informações sobre o perfil de empresa procurado. Vale a pena dar uma olhada também nesta página para saber mais se a sua empresa se enquadra no perfil esperado ou não.

E então, você está pronto para o desafio de criar a sua empresa com muito mais seriedade e solidez? E para você, amigo leitor, qual o panorama, hoje, do venture capital no Brasil?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *