Vale a pena investir em caderneta de poupança?

A caderneta de poupança sempre foi uma boa opção de investimento para o pequeno investidor, mas diante do atual cenário brasileiro, continua sendo uma boa opção?

A previsão para os rendimentos da caderneta de poupança ao longo do mês de agosto é de se manterem acima de 0,70% o que é algo muito interessante do ponto de vista do rendimento nominal, mas quando levamos em consideração o rendimento real (ou seja, após considerar a taxa de inflação), percebemos que a mesma não se caracteriza neste momento como investimento, e sim, como o próprio nome diz, uma forma de poupar, isto é, de economizar e guardar seu dinheiro.

Na verdade, diante da inflação, a poupança está tendo rentabilidade real negativa, o que explica porque muitos pequenos e médios investidores, diante do cenário econômico atual, estão fugindo da caderneta de poupança e procurando outras opções de investimento.

Isso é um pouco irritante, já que esta é a forma mais acessível de investimento para a maioria dos brasileiros. Como muitos já disseram, caderneta de poupança está cada vez mais abandonando o perfil de opção de investimento. Nesse momento, é melhor explorar títulos do Tesouro Direto e outras opções com o foco em resgatar o dinheiro somente após dois anos – caso precise do seu dinheiro em um período menor que 12 meses, então é melhor mantê-lo na caderneta de poupança ainda, devido à “mordida do leão”. Segundo o website InfoMoney, além do Tesouro Direto, outras duas opções boas são o CDB e Fundos DI.

Enfim, se o seu objetivo é economizar para a entrada na compra de um automóvel ou casa, a caderneta de poupança pode ainda ser uma boa opção se o prazo para a ação for curto (menor que um ano), caso contrário, é melhor pensar em um “plano B”.

E para você, amigo leitor, qual a sua opinião acerca da caderneta de poupança no atual cenário econômico?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *