Três lições para ganhar mais dinheiro em sua empresa

Três lições para ganhar mais dinheiro em sua empresa

Então vejamos: você já possui sua empresa e está fazendo todo o possível para torná-la um verdadeiro sucesso no mundo dos negócios – mais especificamente, dentro de seu mercado de atuação. Entretanto, após a euforia inicial – o trabalho duro elaborando o plano de negócios, a busca por recursos financeiros, execução das instalações e início das operações – você percebe que sua empresa não está faturando tanto quanto você acha que deveria.

Em primeiro lugar, é importante que saiba que você não é o único: muitos outros, na verdade praticamente todos os empreendedores atuais, possuem vez ou outra essa sensação, afinal de contas o mundo está cada vez mais competitivo e exigente, forçando-o a procurar sempre se destacar da concorrência.

Mas será que não há nada que podemos fazer para mudar isso? Sim, claro que há, e é justamente por isso que, agora, estaremos a elaborar este artigo: para trazer ao seu conhecimento algumas lições para ganhar mais dinheiro em sua empresa. E então, vamos nessa?

Lição #1 – Ser o primeiro ou ser o melhor

DICA: Lembre-se sempre que o importante não é ser o melhor nas especificações, mas o melhor aos olhos do consumidor!

Esta primeira lição traz um alerta que muitos acabam por esquecer na jornada – e é o motivo para, muitas vezes, não estarem a ganhar tanto quanto podem. Dois tipos de empresa são as mais lembradas pelo público consumidor: as pioneiras, aquelas que iniciaram a exploração de um certo nicho, e as melhores, aquelas que se destacaram de verdade, oferecendo o produto considerado de melhor qualidade aos olhos dos consumidores.

Como você já pode imaginar, ser o melhor às vezes pode ser bem difícil, afinal de contas, se outros já dominam aquele nicho a concorrência para quem está iniciando pode ser bem complicada. E é por isso que, quando não podem ser as melhores em um determinado nicho, muitas empresas investem recursos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para identificar as necessidades de um subnicho (um “nicho dentro do nicho”) ou um outro nicho alternativo cujas necessidades não estão sendo atendidas de forma adequada.

Se você for capaz de identificar um determinado grupo de consumidores com demanda suficiente precisará então se perguntar “como posso melhor atender este público?”. As respostas para esta pergunta podem norteá-lo na exploração de um novo mercado consumidor onde você poderá ser o primeiro e, com um pouco de sorte, consolidar-se como o melhor!

Lição #2 – Saiba usar internet marketing corretamente

DICA: A internet tem dado cada vez mais força à voz do consumidor, que pode ser um “inimigo” ou um fiel defensor de seu negócio!

Enquanto as empresas de sucesso parecem utilizar-se corretamente da internet como meio de marketing, vemos muitas “empresas em dificuldades” a empreenderem por meio da web de forma errônea. Aqui estão os principais erros cometidos pelas “empresas em dificuldades”:

  • Ignoram completamente o potencial da internet, não possuindo um website, loja virtual e/ou canal de comunicação com seu consumidor via web;
  • Não se utilizam corretamente das redes sociais para fortalecer sua marca junto ao consumidor, oras não estando nem mesmo presente nelas, oras “propagandeando” excessivamente;
  • Não mensuram corretamente a eficácia de suas estratégias de marketing e, como consequência, não sabem quais estratégias ou táticas estão trazendo-lhes os melhores resultados;
  • Não cuidam de sua marca e reputação adequadamente na internet, não respondendo de forma satisfatória as indagações e reclamações de internautas.

Sabendo-se quais são os erros cometidos, podemos entender o que devemos fazer, não é mesmo? Espero então que estes quatro pontos leve os interessados a uma boa reflexão em torno de como podem melhorar sua participação na internet visando melhores resultados de marketing. E vamos à próxima lição!

Lição #3 – Identifique pontos a serem melhorados em seu negócio

DICA: Algumas das principais formas de melhorar um negócio podem ser a informatização de processos operacionais ou administrativos, revisão e aperfeiçoamento de processos e treinamento e motivação de talentos humanos.

A nossa próxima lição é bem simples, mas quando estamos com a “cabeça enfiada nos problemas dos negócios” é bem provável que acabemos por não perceber. Todo negócio é constituído por uma série de processos, sejam eles operacionais, comerciais (vendas e/ou marketing) e/ou administrativos. Sendo assim, se você pretende melhorar seu negócio deve começar por melhorar pontos-chave de seu processo ou de quem os executa.

Dito assim parece bem óbvio, mas reflita e responda: quando foi a última vez que você revisou os processos operacionais de sua empresa a fim de determinar quais deles estão sendo realizados de forma ineficiente e atuou de forma corretiva?

Muitos provavelmente nem lembrarão e tentarão usar desculpas como “não há tempo para isso” ou “tudo está funcionando perfeitamente”. Bem, se tudo está tão perfeito assim, por que, mesmo havendo demanda suficiente, seu negócio não está ganhando tanto? Se a sua resposta é “porque a concorrência está ganhando” você deveria pensar se não é porque os processos lá executados estão sendo mais eficientes do que os seus.

Na “tipbox” deste artigo já citamos algumas formas de melhorar o seu negócio. Releia-as se necessário, coloque-as em um papel e enumere-as em ordem de prioridade. Depois disso, estabeleça um prazo de um ano para cada uma delas bem como o orçamento necessário para aquela melhoria e, finalmente… comece a executar esse seu “mini-plano” de melhoria de seu negócio!

Sabemos que estas três lições não englobam todos os pontos importantes, mas como pode ver, cada uma delas apresenta vários pontos que podem ajudá-lo a direcionar seus negócios, tal que possa ganhar mais dinheiro em sua empresa sem precisar arriscar-se demais. Agora, claro, é com você!

E quanto a você, amigo leitor, o que mais sugeriria para quem deseja ganhar mais com a sua empresa?

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *