Três dicas a quem ainda não ganha dinheiro na Internet

Três dicas a quem ainda não ganha dinheiro na Internet

Então você já está no mundo dos negócios, planejando, implantando e trabalhando, mas até agora o seu empreendimento não está rendendo-lhe frutos? Você já sabe como ganhar dinheiro na Internet graças ao nosso curso, mas mesmo assim ainda não está ganhando dinheiro? Calma, não precisa se desesperar – este artigo foi escrito pensando em ajudá-lo, meu amigo.

Muitas pessoas lêem o nosso curso, se empolgam, começam e, após algum tempo, vendo que aparentemente não surtiu efeito, desistem. Bem, há diversos motivos que podem levar os rendimentos a serem mínimos ou tomarem muito tempo para começarem a aparecer e nós iremos ajudá-lo a analisar o seu caso e tomar as medidas certas para que tudo corra conforme o esperado.

Antes de mais nada, vou falar de duas coisas: a relação tempo x dinheiro e o ciclo PDCA.

Já comentamos em momentos anteriores a importância do tempo e do dinheiro no sucesso de qualquer empreendimento, principalmente em seus primeiros passos: para que o nosso empreendimento cresça de forma correta, nós precisaremos investir recursos humanos (nosso tempo) e financeiros (dinheiro). Sempre, quanto menor a presença de um, maior terá que ser a presença do outro. Caso você tente minimizar demais ambos em seu projeto, é provável que isso deteriore a qualidade do mesmo, levando por exemplo ao “não ganhar dinheiro” devido a isso.

Já o ciclo PDCA refere-se a quatro fases fundamentais da área de administração de qualquer negócio: Planejar (Plan) – Executar (Do) – Verificar (Check) – Atuar corretivamente (Act). Se você executar todo o ciclo PDCA todo o tempo em seu negócio, bem como na tomada de novas decisões ou revisão de antigas, você estará dando um passo mais do que certo para o sucesso.

Bem, agora que já falamos isso, vamos citar aqui algumas orientações para que você analise o seu negócio e identifique possíveis fraquezas e corrija-as.

Dica #1 – O seu campo de atuação (nicho) deve ser realmente rentável e você deve saber rentabilizá-lo!

Às vezes, queremos fazer algo simplesmente porque gostamos muito disso, independente de ser realmente rentável ou não. Pode ser um portal de jogos em Flash (eu fiz isso! XD ), um website sobre papéis de parede, etc. Sim, eu sei, há muitos websites sobre jogos em flash e papéis de parede na Internet e seus donos estão a ganhar dinheiro com eles, mas o problema é: você sabe realmente como rentabilizá-los? Está disposto a gastar dinheiro e tempo e ter paciência até que eles alcancem um bom nível?

Se um nicho não é rentável ou você não sabe como rentabilizá-lo, você deveria pensar duas vezes antes de iniciar um negócio web baseado nisso – talvez você devesse primeiro aprender como rentabilizá-lo, não? Trace toda a estratégia antes de começar tal negócio.

Se você já criou tal negócio e agora procura qual o melhor jeito de reverter a situação, aqui está a dica: pare de remar “para todos os lados” e concentre-se primeiro em aprender como você deve proceder em seu negócio para que ele se torne realmente rentável. Veja o que outras pessoas fazem em seus negócios para ganhar dinheiro (seja cliente deles para tentar aprender mais, se necessário) e busque entender como aplicar isso no seu.

Dica #2 – Garanta a qualidade do serviço prestado aos seus clientes / usuários

Outro problema que já vi acontecer com alguns amigos meus em seus empreendimentos (alguns deles bloggers) foi justamente não conseguir garantir a qualidade do serviço prestado – no caso de bloggers, um serviço de qualidade é identificado por artigos realmente interessantes publicados com uma boa frequência.

Não importa se você vende seus próprios produtos, infoprodutos, divulga produtos de sistemas de afiliados ou rentabiliza seu negócio por meio de publicidades, se você não atingir o nível de qualidade desejado, você perderá seu público-alvo para a concorrência – e raramente esse público volta, uma vez que ele formou uma primeira má impressão sobre seu negócio.

Se você sente que a qualidade de seu serviço pode não estar excelente, procure melhorar. Se mesmo assim ainda sentir que não é o suficiente, avalie a possibilidade de contratar uma consultoria ou algum serviço especializado para a fazer a melhoria em seu serviço por você.

Dica #3 – Seu serviço deve ser extremamente visível para o seu cliente – Google ama seu empreendimento?

O próximo ponto a avaliar é relacionado ao marketing – quão fácil é para os seus clientes encontrarem o seu empreendimento na web? Você está certo de que é realmente visível?

Atualmente, as pesquisas orgânicas, ou seja, aquelas que usuários fazem por interesse próprio em motores de busca, são responsáveis por grande volume do tráfego na Internet. Em meus blogs, por exemplo, esse número geralmente oscila entre 75% e 95% de todo o meu tráfego.

Um negócio que não é bem visto pelos mecanismos de busca pode não aparecer nos resultados de pesquisa, o que impede novos possíveis clientes de encontrarem-no. Diga-me: você sabe em que posição se encontra nas principais ferramentas de busca?

Se você ainda não sabe ou possui poucas informações a respeito, é bom começar a se preocupar mais quanto a isso – um pouco de SEO (Search Engine Optimization) não faz mal a ninguém! Eu mesmo estou melhorando um pouco a forma como avalio meus negócios web quanto ao SEO, gerando relatórios mensalmente (comecei este mês, em breve poderei falar a respeito dos resultados 🙂 ) e traçando metas.

__________________________________________

E então, conseguiu encontrar qual o principal problema em seu negócio? Já sabe como resolvê-lo? Se o seu problema não se encaixa em nenhum destes casos e você ainda está a não ganhar dinheiro na Internet, que tal deixar um comentário aqui falando um pouco a respeito?

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como Ganhar Dinheiro na Internet]

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *