Quer ganhar dinheiro em seu negócio? Saiba ter foco!

Olá amigos! Voltando com mais um artigo no Clube do Dinheiro, hoje trago uma mensagem bem simples, porém bastante poderosa: se você realmente quer ganhar dinheiro, saiba ter foco. Sim, todo mundo fala isso, mas ninguém cumpre, não é mesmo? E por incrível que pareça, é bem provável que você mesmo que está me lendo não esteja sendo realmente bem focado! Duvida? Então, dê-me cinco minutos agora e vou lhe provar!

Você já deve ter ouvido inúmeras pessoas falando sobre a importância de ter foco em seu negócio e outras coisas mais. Essas pessoas não estão mentindo, mas como você sabe, afirmações genéricas ou “vagas” não ajudam muito na hora de pôr em prática. O que significa ter foco no negócio? Se eu tenho um blog, devo focar em escrever artigos? E se eu tenho uma loja virtual, devo focar trazer muitos produtos? Afinal de contas, o que devo focar?

Vou resumir toda a nossa discussão de hoje em três pontos importantes: o equilíbrio entre o lado técnico e o lado empreendedor, o fato de que ser eficiente não é o mesmo que estar sempre ocupado e o foco deve concentrar-se naquilo que faz o dinheiro entrar no negócio.

Agora, acredito que me restam quatro minutos e meio para mostrar aonde geralmente erramos…

Equilíbrio entre lado técnico e lado empreendedor

Não estou certo se aprendi isso em O Empreendedor Minuto ou em Mais Tempo Mais Dinheiro (estou “devorando” muitos livros ultimamente), mas o fato é que a maioria dos micro e pequenos empreendedores apresentam ao mesmo tempo o lado técnico, isto é, compreendem como funciona a parte operacional do negócio, e o lado empreendedor, isto é, compreendem como planejar e gerir todas as partes a fim de que o negócio se desenvolva.

Quando há equilíbrio entre ambas as partes, tudo fica ótimo, pois o empreendedor possui condições de não somente gerir o negócio como também orientar quem estará na parte operacional ou até mesmo substituir alguém em algum momento crítico caso seja necessário. Entretanto, quando um dos lados sobressai-se exageradamente, temos um problema…

Se o lado técnico está “mais forte”, o indivíduo envolve-se tanto com a parte operacional que esquece de levar em consideração toda a boa gestão do negócio para que dinheiro e mão-de-obra continuem a fluir. E claro, se o fluxo do dinheiro é interrompido, logo o negócio começará a passar por maus bocados, podendo levar à falência da empresa.

Da mesma forma, se o lado empreendedor está muito mais desenvolvido, o indivíduo pode estar tão absorvido em planejamentos mirabolantes que a parte operacional começará a falhar devido à falta de atuação nesta, levando também à falência do negócio.

Parece bastante óbvio isso, mas pare para analisar bem – será que você não está muito envolvido em um dos “lados” e esquecendo-se do outro? No meu caso, por alguns momentos, estive tão envolvido com a parte empreendedora que só muito tarde percebi que isso levou a algum atraso no andamento de alguns projetos!

Ser eficiente não é estar sempre ocupado

Este é um conceito que aprendi, com certeza, em Mais Tempo Mais Dinheiro. A ideia é simples: gostamos de nos manter ocupados. Em nossas mentes, se estamos “ocupados”, estamos sendo úteis, “produtivos”, mas isso nem sempre é verdadeiro. Na verdade, na maioria das vezes estamos somente envenenando-nos, ao desperdiçar tempo que poderia ser útil em outras coisas.

Alguns exemplos de ações que nos deixam ocupados, mas não são produtivas:

  • Checar emails frequentemente;
  • Gerar relatórios em grande quantidade – principalmente quando os mesmos não levam a uma lista de “pontos de ação”;
  • Reuniões frequentes;
  • Leitura de websites que não estão a trazer novas informações úteis.

A lista é imensa, mas acredito que você já pode começar a perceber quanta coisa podemos mudar em nossas vidas. Em meu caso, por exemplo, diria que desses quatro pontos… Eu estava a executar os quatro! Comecei então por mudanças a fim de reduzir a duas vezes o número de verificações dos emails, eliminação de relatórios e reuniões desnecessárias e o número de blogs e websites que acompanho foi reduzido drasticamente – na verdade, criei uma lista onde alguns são lidos mensalmente e outros semanalmente!

Quanto mais você remover o que é inútil, aquilo que não o faz eficiente e focar naquilo que realmente significa produtividade, melhores resultados você terá. Mas vou logo lhe dizendo, não é fácil: após a primeira semana em que comecei tal redução, eu estava ficando maluco sem saber o que fazer com aquela uma hora e meia que me sobrava!

Isso mesmo, eu estava a desperdiçar pelo menos uma hora e meia de meu dia! Bem, hoje eu já sei muito bem o que fazer – levanto da cadeira no escritório e vou para a sala de estar brincar com meu filho ou conversar com minha esposa. 🙂

Foque naquilo que faz o dinheiro entrar em seu negócio

A mensagem é simples, mas muita gente não consegue entender o que ela realmente significa. Vou dar um exemplo…

No mundo dos blogueiros, há aqueles (poucos) que ganham dezenas de milhares de dólares por mês (não, não estou nesse grupo 🙁 ), há aqueles que ganham o suficiente para ter uma vida regular (estou lutando para entrar nesse 🙂 ) e há aqueles que ganham quase nada ou nada (infelizmente, a maioria).

Lendo o que bloggers famosos e bem-sucedidos falavam a respeito disso, achei bem interessante uma frase de David Risley (do blog Confessions of a Six Figure Professional Blogger):

Poor bloggers focus too much on blog posts, not on business, where they should focus if they wanna make money online.

Traduzindo, ele disse que bloggers infelizes focam exageradamente nos artigos do blog, não no negócio, onde eles deveriam focar se eles querem ganhar dinheiro online.

Pior é que ele não está mentindo! A maior parte dos bloggers que buscam viver disso focam demasiadamente em escrever artigos, esperando que todo o resto venha “por força da atração”, mas as coisas não são bem assim, há muito trabalho a ser feito (como em qualquer outro empreendimento!) a fim de fazer um blog realmente ganhar dinheiro!

Há, por exemplo, atividades de marketing, fechamento de parcerias de publicidades (ou configuração de novos programas de afiliados), determinação de novas possíveis fontes de renda, etc. A parte de escrever artigo é, portanto, uma tarefa muito importante, mas não a única (e talvez não a mais importante, dependendo de qual é o foco do blogger).

Bem, meus cinco minutos já devem ter acabado uns cinco minutos atrás, mas para não ficarmos sem um “fechamento” nesse artigo, espero que tenham entendido que devemos ter um equilíbrio entre lado técnico e lado empreendedor, devemos evitar tarefas que não são produtivas e visam somente nos manter ocupados e que o foco deve estar mais em como o dinheiro irá entrar no negócio e menos nas tarefas de forma individual.

E então, pronto para focar e ganhar dinheiro? 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

3 comments

  1. Art says:

    Realmente este problema de foco é uma coisa que muitos tem.
    Eu mesmo tenho isso muitas vezes… Mas no meu caso é pela quantidade de coisas que vou fazendo.
    Uma hora eu começo a cortar atividades desnecessárias para o momento, mas quando vejo, uma semana depois já estou fazendo 4 ou 5 coisas ao mesmo tempo…
    Realmente preciso aprender a me focar em 1 ou 2 coisas e não ficar me comprometendo com outras que não dão dinheiro… Só não sei como fazer isso ainda…

    Abs^^

  2. admin says:

    Olá Art, tudo bem? Mas o problema de foco SEMPRE é causado por várias atividades que desempenhamos ao mesmo tempo!

    O foco se encontra também em não iniciar novas tarefas que não poderemos continuar, pois senão estaremos só perdendo tempo.

    Faça da seguinte forma: primeiro, foque naquilo que faz parte das atividades de seu empreendimento. Em segundo lugar, foque mais ainda, removendo as tarefas que não rendem muito resultado, focando assim naquelas que realmente trazem benefícios. Por fim, com capital entrando, delegue certas tarefas a outras pessoas, de forma que você possa focar nas tarefas realmente importantes! Isso o ajudará a desenvolver um empreendimento de sucesso sem “roubar todo o seu tempo”. 😉

  3. antonio says:

    Legal d+ estou nessa situação ,foi bom o conselho vou me corrigir por aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *