Quer ganhar dinheiro? Cuide bem de seus negócios!

Já falamos várias coisas aqui para quem quer ganhar dinheiro e acredito que alguns devem pensar que estou ficando “sem assunto”, por estar a falar aqui sobre algo tão óbvio… Quem investiria dinheiro, tempo e esforços em um negócio e depois não cuidaria bem do mesmo?

Bem, decidi escrever sobre isso porque é, em minha perspectiva, o motivo-chave pelo qual meus negócios não avançaram muito nos últimos meses (veja bem, não estou falando em dias ou semanas, mas sim de meses!). Às vezes, temos um pequeno negócio que está indo bem e, na euforia, decidimos fazê-lo crescer mais, entretanto sem o devido planejamento. Em vez de ganhar mais, você poderá estar somente a gastar mais!

Já mencionei aqui anteriormente que possuo vários blogs e websites de jogos em flash (estes últimos ganham… cof! cof! praticamente… cof! cof! nada…). O número de blogs e websites aumentou significativamente na metade do ano passado, quando contava com a ajuda de uma assistente part-time. De lá para cá, muitos deles não ganharam o suficiente para pagar o que gastei neles ou mesmo para justificar a sua criação – mas eu não desisti deles ainda. 🙂 Mas, alguns já começaram a despontar como rentáveis a longo prazo, o que me deixou bastante feliz.

Entretanto, devido a várias falhas minhas, os mesmos não cresceram muito (e falo em termos não somente de rentabilidade, mas também de quantidade de conteúdo e popularidade) – e pior, alguns dos que já estavam indo bem, caíram (inclusive Nutrição em Foco, que não “novato”).

Bem, vejam só a lista de erros que cometi:

  • Escritores a escrever os artigos, mas eu não estava a publicá-los – por falha minha, Nutrição em Foco ficou quase um mês sem conteúdo algum novo… Entretanto a escritora do mesmo produz cerca de quatro a seis artigos por semana para ele!
  • Pouca atenção quanto à parte técnica – os blogs começaram a crescer e a consumir mais e mais processamento no servidor, o que levou o mesmo a, em horários de pico (justamente quando há mais visitantes!), desativá-los! Bastou-me pesquisar um pouco e instalar um plugin de gerenciamento de cache nos blogs com maior visitação para resolver isso;
  • Esqueci o dia de pagamento do registro de alguns domínios! – quando você adquire domínios em datas distintas, é bem provável que isso lhe gere alguma confusão na hora de renová-los… Eu esqueci de renovar alguns! Só descobri depois de quatro dias que os mesmos já estavam desativados, quando vi que os mesmos não estavam funcionando! “Pagou, voltou”, pronto, agora já estão no lugar.

E eu poderia citar um monte de outros tropeços que acabamos por cometer nos negócios online, principalmente quando estamos começando, mas acredito que estes três recentes são suficientes para mostrar-lhes a importância de estar sempre a cuidar bem de seus negócios – e cuidar bem não significa só olhar o quanto há na “caixa registradora”, não!

Vocês podem estar pensando “bem, mas agora está tudo de volta ao normal, não é? Ou seja, não foram problemas tão grandes”. Bem, talvez não seja algo tão simples assim… Vejam o gráfico abaixo, representando o número de visitantes de um dos meus websites que foi temporariamente desativado devido ao meu esquecimento:

Website down!

Prestem atenção e percebam que mesmo após o pagamento o tráfego não voltou totalmente estabilizado, começou bem baixo inicialmente e, aos poucos, foi se recuperando. Por quê?

Porque a maior parte do tráfego dele vem de motores de busca que, pelo fato de encontrarem aquele website “off” por um bom tempo, decidiram por penalizá-lo no ranking, de tal forma que, mesmo após seu retorno, ainda levará algum tempo para que esteja como era antes.

Por sorte, eram “blogs bebês”, isto é, blogs com pouco rendimento. Mas o que aconteceria se isso ocorresse com os blogs responsáveis pelo pagamento da turma que escreve? É, aí a coisa ficaria um bocado mais feia!

Mas isso tudo não foi tão ruim assim, pois pude aprender algumas coisas:

  • O uso de plugins de cache realmente funciona! \o/
  • Se a queda da publicação de novos artigos em um blog leva-o a perder muito tráfego (estou até agora amargando isso), então o aumento da publicação periódica pode ajudá-lo a alavancar sua posição (estamos a testar isso agora);
  • Reduzir os momentos de procrastinação ao máximo é realmente essencial (ainda me pego, às vezes, fazendo uma tarefa desnecessária ou que já foi cumprida anteriormente, mas que não lembro aonde se encontram os dados necessários).

Então, se você realmente quer ganhar dinheiro, cuide bem do seu negócio, pois não importa o tipo de negócio em que atua, o mundo está bastante competitivo e deslizes podem lhe custar caro!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *