Que tipo de pequeno negócio dá mais lucro?

Cris, de Santos-SP, pergunta: Que tipo de pequeno negócio dá mais lucro? Pretendo abrir um pequeno negócio em minha cidade e tenho 100 mil reais para investir, Já identifiquei um bom ponto, com boa localização e pronto para atuar em comércio. Entretanto, já existe todo tipo de comércio nesta área. Então, o que posso comercializar?


Nossa resposta: Deve-se tomar muito cuidado no momento em que se abre um pequeno negócio, seja ele industrial, comercial ou prestador de serviços, pois o que determina o fator lucro não é somente o tipo de negócio, mas também a sua concorrência e estratégia de atuação. Por exemplo, uma loja de roupas, eletrônicos ou bijuterias pode ter um grande sucesso, quando desenvolvida em um local que demande desse tipo de produto ou que não esteja sendo atendido adequadamente por seus competidores. Em contrapartida, se há muita competição nesse nicho naquela região, novos entrantes (isto é, novas empresas nascendo naquele ramo) podem ter muita dificuldade para conseguir sobre viver!


Uma dica então é realizar uma análise no local, um levantamento de quais tipos de empresas já se encontram instaladas, abastecendo aquela região. E lembre-se que não há somente a parte de comércio, mas também a prestação de serviços. Por exemplo, você pode ter uma empresa que é uma academia, consultora em marketing ou desenvolvedora de software. A escolha deve levar em consideração também a sua experiência profissional e formação educacional, assim terá uma maior chance de sucesso, ao lidar com algo para o qual você se encontra preparado!


100 mil reais são um bom capital para iniciar a sua empresa, mas é bom atentar-se ao fato de que precisa manter algum capital de giro, caso contrário, se em algum momento faltar dinheiro, poderá necessitar de crédito e, com isso, suas finanças podem começar a desandar. Então, considere sempre que o capital necessário para abrir seu negócio é composto de investimentos em infra-estrutura e capital de giro.


Uma última dica é, após examinar o local e levar em consideração suas experiências, rabiscar esboços para três ou quatro opções de negócios e apresentá-los a algum consultor do SEBRAE, que poderá ajudá-lo a compreender qual a melhor opção para você bem como a dar os primeiros passos para transformar seu esboço em um plano de negócios – aí sim você estará no caminho certo para ter um pequeno negócio com bons lucros!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *