Que tal trabalhar como freelancer?

Que tal trabalhar como freelancer?

Se você já está há algum tempo (semanas, talvez?) procurando informações sobre ganhar dinheiro na Internet, já deve ter lido ou ouvido alguma vez a palavra freelancer. Talvez você até tenha se interessado, percebido uma oportunidade de ganhar renda extra, mas… o que significa ser um freelancer?

Um freelancer é um profissional autônomo, isto é, alguém que presta um serviço para outra pessoa ou empresa sem qualquer vínculo empregatício com a mesma. Com isso, a empresa ganha vantagens por não ter obrigações trabalhistas com o profissional e o freelancer pode sair ganhando se souber negociar corretamente o preço pelo seu serviço.

Quem já trabalhou alguma vez como freelancer sabe que nem tudo é um “mar de rosas”, como em qualquer outro tipo de atividade, há vantagens e desvantagens…

Vantagens de ser um freelancer

  • A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, como sua própria casa, o que pode representar economia e conforto;
  • Uma vez que pode trabalhar em casa, é possível utilizar-se de diversos recursos que já existem nela, como a conexão de Internet, telefone, eletricidade, etc.
  • Como não há vínculo empregatício, não há exigência (ou pelo menos geralmente não há!) quanto a horário e/ou carga horária a cumprir;
  • Você pode ter um outro emprego como principal e atuar como freelancer em suas horas vagas, gerando assim uma renda extra.

Desvantagens de ser um freelancer

  • Não há leis trabalhistas defendendo freelancers, então não há férias, 13º salário, auxílio-desemprego, etc.
  • E se não há leis trabalhistas, muito cuidado na hora de fechar contratos, a fim de evitar calotes e modificações não cobradas;
  • Quando se trabalha sozinho e para vários clientes, pode-se facilmente perder o ritmo e a organização, o que pode prejudicar e muito o andamento dos projetos;
  • Se você é freelancer em tempo integral, ou seja, não possui outro emprego, lembre-se que não há aposentadoria ou FGTS, então você deve economizar e investir, pensando no futuro. A melhor solução é contribuir você mesmo com o INSS (a previdência pública) e se possível complementar com uma previdência privada.

Dicas para ser um freelancer de sucesso

Atuo como freelancer desde 2006, o que me ensinou várias coisas importantes para ter sucesso em meus freelances, como:

  • Trabalhe em algo que você seja realmente bom e goste – isso ajuda a tornar a atividade mais interessante, independente do resultado financeiro;
  • Muito cuidado na hora de fechar contratos: não seja tão rigoroso e inflexível a ponto do cliente sentir-se sufocado, mas também não deixe dúvidas quanto aos direitos e obrigações de cada parte;
  • Exponha sua imagem profissional por meio de um website ou blog com o seu portfólio;
  • Mais importante que saber conquistar novos clientes é saber manter aqueles que já conquistou – lembre-se sempre disso!

E então, amigo, pronto para ganhar dinheiro como freelancer?

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *