Quanto vale o seu domínio na web?

Você já escolheu o seu domínio na web? Sabe realmente o quanto ele vale?

A cada dia que passa, milhares de novos sites são criados e igual quantidade de domínios é registrada, o que significa que, quanto mais tempo passa, mais difícil será encontrar aquele excelente nome de domínio para o nosso negócio por um preço realmente acessível.

E você não deveria descuidar-se na tarefa da escolha, compra e venda de domínios a usar em seus empreendimentos, pois o domínio funciona na web como a fachada de sua empresa, a sua recepção, sendo portanto a primeira coisa e causar-lhe alguma impressão.

Antes de prosseguirmos, acredito que nós deveríamos começar por algo bem simples, mas que algumas pessoas podem estar sem entender: o que são domínios?

O que são domínios?

Como já comentamos agora há pouco, domínios são a sua fachada (no caso, a “frente” de um site), o nome do site, o endereço pelo qual um visitante pode procurar um determinado site.

O nosso domínio, por exemplo, é o clube-do-dinheiro.com. O seu domínio será o nome que você comprar para identificar o seu site.

Um domínio é composto geralmente composto por três partes:

  • O nome do domínio em si – no nosso caso, clube-do-dinheiro;
  • A extensão do domínio – no exemplo, o .com;
  • A designação do país onde está registrado – no caso de domínios registrados por instituição do Estados Unidos, a designação do país é omitida. Caso o clube-do-dinheiro.com fosse registrado no Brasil, por  exemplo, tería ao final acrescentado o termo “.br”.

Há diversas possíveis extensões para um domínio, bem como diversos países onde aquele domínio poderá estar registrado, o que é vantajoso para quem está à procura de um novo domínio, mas já há tantos criados que é bom correr! Eu mesmo estava à procura de um novo domínio esses dias e um em que eu estava de olho havia sido comprado. 🙁 Após alguma luta encontrei outro igualmente bom. Ainda não estou com tempo para iniciar tal novo empreendimento, mas já o registrei – ficaria muito decepcionado se, uns dois meses depois, voltasse a verificar e percebesse que outra pessoa o adquiriu também!

Onde efetuar compra e venda de domínios?

Há principalmente dois tipos de sites / empresas especializados na venda de domínios: aqueles que vendem domínios que ainda não foram registrados (conhecidas em inglês como registrar ) e aquelas que leiloam domínios, alguns novos, outros com algum histórico de uso.

Deve-se tomar muito cuidado na hora de escolher um domínio, principalmente se for adquirir um que já tivera outro dono, pois seu domínio pode já ter sido bloqueado / banido de certos programas para monetização que podem lhe interessar futuramente, como faz o Google Adsense. Caso adquira um domínio que tenha sido banido por eles e queira utilizar tal sistema de monetização no mesmo, é aconselhado que entre o quanto antes em contato com a equipe de suporte do Google Adsense e esclareça a situação.

Geralmente evito os leilões, pois os valores dos domínios vendidos costumam atingir valores muito altos. Opto, assim, por adquirir junto com um registrar.

Você pode procurar um dos sites leilões e negociar a venda de seu domínio, caso o mesmo seja muito bom. Caso simplesmente queira não mais ter o domínio, é suficiente entrar em contato com o registrar e notificá-lo sobre tal fato. Deixar de pagar a taxa anual também fará você perder o domínio, por isso, evite ao máximo atrasar tais tipos de pagamentos.

Dicas para escolher um bom nome de domínio

  • O Google Search, bem como outros motores de busca, desconsidera o uso de hífens em seu domínio, o que significa que, para posteriores cálculos no motor de busca, o domínio motordebusca.com terá o mesmo peso que o motor-de-busca.com. Logo você pode comprar domínios com ou sem hífen;
  • Caso compre nomes de domínio com hífen, dê preferência a nomes com no máximo dois hífens – até algum tempo atrás, nomes com muitos hífens eram considerados spam pelo Google;
  • Na hora de comprar seu domínio, escolha aqueles com extensões que serão muito bem-vindas na localização em que quer atuar. Domínios .com, por exemplo, são muitas vezes melhor que domínios .net. Quanto ao país, você pode escolher um domínio americano, sem a extensão do local, ou a terminaçao .br ;
  • No Brasil, hoje é liberada a venda de domínios .com.br para pessoas físicas e jurídicas (até pouco tempo atrás somente pessoas jurídicas poderiam comprar domínios comerciais), bem como a venda de domínios .nom.br.
  • Prefira nomes de domínios curtos, formados por uma combinação (ou aglutinação) de uma a três palavras no máximo;
  • Não tenha pressa a ponto de ficar com o primeiro nome de domínio que encontrar! Há vários sites como registrar e todos eles possuem um formulário geralmente conhecido como “WhoIs” onde você pode checar se um dado domínio está disponível ou não. Procure bastante – eu mesmo, quando vou adquirir um novo domínio, chego a passar cerca de uma hora, vendo e revendo milhões de nomes até encontrar o seu! 🙂

Ferramentas para estimar o valor de seu domínio

Provavelmente você quer saber quanto valem os domínios que você adquiriu ou quer adquirir. Mas será que é possível saber isso?

Sim, é provável ter uma ESTIMATIVA do valor de cada domínio, mas não o valor real!

Cada ferramenta disponível na Internet tenta calcular o valor de um domínio baseado em vários fatores, mas raramente chegam a um valor comum, o que reduz a credibilidade nas mesmas. Para um de meus blogs, por exemplo, o valor do domínio variou entre USD 300.00 e USD 12000.00 dependendo da ferramenta!

Uma ferramenta que você pode usar para estimar o valor de seu domínio é dnScoop (UPDATE: website não está funcionando corretamente).

Entretanto, vale lembrar que ele lhe dará uma estimativa baseada em cálculos e que, portanto, não quer dizer que seu blog realmente valha todo o valor.

Bem, agora você já pode tratar da compra e venda de seus domínios. E você? Tem alguma sugestão? Comente-a aqui!

7 pensou em “Quanto vale o seu domínio na web?

  1. Rapaz, to até pensando em vender meu dominio ou algua-lo.

  2. Olá Luis, tudo bem?

    Acabo de visitar o seu website e a sua proposta parece muito boa, só precisa trabalhar melhor o layout e, talvez, a parte de SEO.

    Não sei o quanto você fatura atualmente com seu domínio, mas com certeza só vale a pena passá-lo adiante se conseguir um bom valor pelo mesmo, caso contrário você pode se arrepender mais tarde!

  3. dnScoop.com não funciona com dominios que não sejam .com

  4. Olá pessoal, preciso de ajuda para poder ter renda de meu dominio, como faço para agregar valor?
    Obrigado.

  5. Fabio Soruco em disse:

    Muito interessante o artigo e o esclarecimento sobre o mercado de dominios. quem tem interesse em monetizar (estacionar) dominios depois que o Google anunciou o fim do Adsense para dominios, recomendo a Sedo. Mais detalhes, voce pode visitar a pagina em Portugues: sedo.com/br

  6. Vandilson em disse:

    Gostei do artigo é bastante esclarecedor , aprendi muito com ele.

  7. Michel Campillo em disse:

    O domínio não deixa de ser a marca do website e o lugar onde apontam os links. É diferente vender um domínio apenas pelo nom (contando que ele será comprado por um e-comerciante para desenvolver um website) e vender um website em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *