Quando diversificar não é bom para ganhar dinheiro

Olá amigos do Clube! Estive a navegar hoje, lendo aqui e ali, e um artigo do blog Escola Dinheiro falando sobre diversificação nos negócios online chamou-me a atenção. Segundo o artigo, há momentos em que é bom diversificar os negócios, explorar novos nichos, expandir-se.

E sim, eu concordo, há momentos em que isso é realmente indispensável! Mas é importante que você saiba quando isso deveria ser feito – caso contrário, pode cometer o mesmo erro que eu que, nos últimos dois anos, indo “na onda” de criar muitos projetos e blogs, acabei acumulando um número tão grande que tornou-se completamente contraprodutivo, afetando-me radicalmente.

Quando diversificar não é bom

Se você deseja ter uma ideia de quanto eu “diversifiquei”, basta  ir ao meu perfil no Google+ e olhar em “Sobre”, na seção “Links” todos os blogs e sites em que sou colaborador (você pode ver isso acessando Sobre Christiano no Google+). Detalhe: essa lista já está um pouco reduzida, pois já eliminei alguns blogs e sites, e pretendo eliminar outros ao longo deste ano.

É, amiguinho, aquilo é muito mesmo! Como mencionei em outros artigos, foi fruto de um impulso num momento em que possuía dinheiro para investir na criação de novos blogs e sites e a “moda” era ter muitos mini-sites. Pensei então que poderia criar um bom número e depois terceirizar a produção de conteúdo para a maior parte deles, de tal forma que seria benéfico para mim e para meus escritores colaboradores. Entretanto, devido a imprevistos o dinheiro a ser investido acabou antes que a maioria deles se tornasse realmente rentável e algumas mudanças do Google Search foram bem prejudiciais para sites novos, o que freou o crescimento deles bruscamente.

Hoje, os blogs e sites que continuam rentáveis são aqueles que dediquei maior atenção a:

  • Planejamento – como quero que meus visitantes vejam meu site e o que farei para conseguir isso;
  • Produção de conteúdo;
  • Promoção e Marketing.

E quando diversificar é bom?

Vamos supor que você tenha um ou dois sites que lhe são bastante rentáveis. Podem ser sites informativos, de e-commerce ou de prestação de serviços, não importa, o que importa é que você já está a ganhar um bom dinheiro com eles! Será que é hora de diversificar e criar um novo site?

Talvez não! Só vale a pena expandir seus negócios quando o que você já possui apresenta um crescimento estável, já é sustentável e você possui tempo disponível suficiente para se dedicar ao novo projeto. Em outras palavras, mesmo que você já esteja a ganhar bem em um site de nicho, mas se você dedica todo o tempo disponível ao mesmo e não pode liberar parte de seu tempo para um novo projeto, então envolver-se em um novo projeto pode ser uma péssima ideia!

Para saber se é um bom momento para diversificar e criar um novo projeto, responda às seguintes perguntas:

  • Todos os seus atuais projetos estão ganhando o suficiente para se manterem?
  • É possível delegar tarefas demoradas dos atuais projetos a terceiros sem que haja perda de qualidade no resultado final e, ainda assim, mantê-los rentáveis?
  • Há algum outro tipo de negócio ou nicho que você gostaria de buscar (não adianta começar um site sobre “concursos públicos” sem ter interesse – eu sei, pois foi um dos primeiros projetos que eu encerrei em minha lista!).

Se você responder sim às três perguntas, vá em frente, se houver algum não então é melhor pensar em como chegar ao “sim total” antes de iniciar um novo projeto, ou pode acabar se arrependendo mais tarde!

E sim, concordo com a importância de diversificação nos negócios online, mas deve ser feita de forma bem planejada ou poderá ter muitas dores de cabeça mais tarde!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *