Quando começo a ganhar dinheiro com Twitter?

Provavelmente, dentro de 6 a 12 meses. Não entendeu? Sem problema, já vou explicar…

Como muitos aqui já sabem, nos últimos meses tenho realizado alguns experimentos relacionados ao Twitter: como conseguir mais seguidores, como conseguir mais retweets, como conseguir visitantes vindos do Twitter etc. E esses experimentos estão sendo bastante interessantes!

No artigo Comprar seguidores no Twitter é um bom negócio? por exemplo, comentei os resultados sobre minha experiência comprando seguidores via Fiverr.com. Aparentemente, o número de seguidores comprados que foram retidos estabilizou-se em pouco mais de 4.000 seguidores. Aquela conta em que realizei o teste possui mais de 6.000 seguidores agora, mas a taxa de cliques nos artigos que promovo por lá é praticamente zero no momento, então excetuando pelo fato de que minha conta parece ser seguida por muitos gente de verdade, os resultados não são tão interessantes assim.

A outra abordagem para conseguir novos seguidores foi o tradicional “seguir novas pessoas, deixar de seguir quem não me segue” e usando tal abordagem o crescimento do número de seguidores mensalmente é mais lento e trabalhoso (bem, nem tanto quando você automatiza as coisas), porém são “seguidores mais reais”, isto é, que respondem aos meus tweets, que compartilham-nos etc. Enfim, na prática, acaba valendo mais a pena! E para facilitar a automação, estou usando uma conta premium do JustUnfollow.com que tenho para duas contas de usuário Twitter que tenho.

E por que 6 a 12 meses para começar a ganhar dinheiro?

Tenho decidido seguir meus experimentos com o Twitter da forma mais rigorosa possível, de forma a chegar a resultados que qualquer um que acompanhe meu blog possa replicar. De tal forma, para a minha conta de usuário Twitter com maior número de seguidores atualmente ( @RedeNutricao ) levantei a média de seguidores durante o último mês (fevereiro), que foi 8.933 seguidores (atualmente temos 11.063 seguidores), bem como o número de visitas que meus blogs divulgados naquela conta conseguiram a partir do Twitter (732 visitas).

Depois disso, fiz um levantamento de quanto tenho ganho em média naqueles blogs por meio do Google Adsense (o que ficou em torno de R$ 10,00 para cada 1.000 visitas), o que então responderia por um valor de R$ 7,32 provenientes daquelas 732 visitas oriundas de meus 8.933 seguidores. Não parece muito bom, mas levando-se em consideração que conseguimos 3.144 novos seguidores durante o mês de fevereiro e mantendo esse crescimento ao longo dos próximos meses, bem como a média de ganhos Adsense por mil visitantes, isso significaria que dentro de três meses a conta @RedeNutricao estaria gerando receita suficiente para pagar os custos do JustUnfollow, ou seja, começaria a ganhar dinheiro a partir dali. Mas, como até lá estaria amargando alguns prejuízos, considerei que somente a partir do sexto mês tal prejuízo estaria realmente quitado e seria quando começaria a ganhar dinheiro. Este é o primeiro cenário (o cenário mais otimista). Vamos agora ao próximo…

Sim, porque para que aquilo fosse verdade eu teria que ter um CPM dos visitantes a partir do Twitter igual ao CPM médio daquelas contas. Dei uma rápida olhada nos dados do Google Analytics e, apesar de toda imprecisão dos mesmos, percebo que o CPM das contas Twitter parece ser a metade do CPM médio! Em outras palavras, os ganhos a partir do Twitter seriam na verdade a metade, o que justifica considerar, neste novo cenário, que o tempo para começar a ganhar dinheiro por meio das visitas vindas do Twitter seria 12 meses. Agora sim ficou claro por que o intervalo de 06 a 12 meses, não?

Condições

Claro, tal experimento apresenta diversas variáveis que não posso controlar. Por exemplo, estou assumindo que:

  • Conforme cresce o número de seguidores, cresce proporcionalmente o número de visitas. Provavelmente não será tão proporcional assim, afinal de contas, boa parte das visitas deve ser dos novos seguidores, não dos mais antigos;
  • O CPM Adsense das visitas provenientes do Twitter se mantenha constante ao longo dos próximos meses. Isso dependerá do tipo de seguidores que eu tiver – quanto mais interessados estiverem no conteúdo publicado no Twitter, maior a probabilidade de receber target traffic.

Além disso, minhas despesas com o JustUnfollow deveriam ser divididas entre as DUAS contas que lá possuo, mas não o fiz, pois se você assinar uma conta lá hoje, terá que pagar o dobro do que pago, já que a minha adquiri em período promocional, então preferi fazer o cálculo como se eu pagasse o preço não-promocional, assim fica mais fácil de qualquer um replicar os resultados.

Próximos passos

Todo experimento sempre possui “futuras extensões” ou “trabalhos futuros”, não é mesmo? 🙂

No meu caso, pretendo estudar:

  • Como conseguir mais seguidores por mês (já estou testando isso);
  • Como conseguir seguidores mais interessados em meu conteúdo (ainda em brainstorming);
  • Como reduzir despesas (talvez encontrar outra ferramenta ou mesmo desenvolver uma solução gratuita?).

Qualquer um desses pontos deverá ajudar-me a ter um resultado ainda mais positivo e mais rápido! Mas, claro, nada disso é rápido: apesar de parecer muito conseguir mais de três mil seguidores em um mês, após um ano inteiro isso significará que minha conta @RedeNutricao terá ainda menos de 70 mil seguidores!

E você, amigo leitor, anda desenvolvendo experimentos em social media marketing também? Conte-nos sua experiência!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Reginaldo de Souza says:

    Ainda estou procurando a melhor estratégia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *