Qual a melhor estratégia para atrair visitantes ao meu blog?

Se você já está vagando pela web desde 2007, deve lembrar-se que há alguns anos atrás a “grande moda” entre todos os webmasters era a Otimização para Motores de Busca (SEO), isto é, técnicas que poderiam ser empregadas em seu website ou fora dele para melhorar a credibilidade do mesmo junto aos motores de busca a fim de conseguir melhores posições no ranking e, assim, conseguir mais visitantes.


Apesar de muita coisa ter mudado, posso dizer com segurança que, para aqueles que possuem blog ou website com conteúdo sério e bem produzido, a maior parte do tráfego ainda é proveniente dos motores de busca, logo SEO ainda é fundamental, entretanto há menos fatores controláveis hoje e assim sendo não é interessante depender somente desta fonte para atrair visitantes ao seu blog. Eu, por exemplo, tenho dado uma atenção especial às redes sociais – principalmente o Twitter. Isso ocorre porque, após os motores de busca, as principais fontes de visitação são as redes sociais.


E das várias redes sociais tenho focado no Twitter, por diversas razões:


1. Você pode criar várias contas no Twitter (obedecendo-se a algumas restrições);


2. Há ferramentas que podem ajudá-lo a gerir parte de suas atividades no Twitter de forma automatizada, reduzindo o seu esforço e, talvez aumentando seus resultados;


3. É possível ligar várias ferramentas (WordPress, FeedBurner, Twitter, Facebook etc.) de forma que publicações em um blog sejam anunciadas automaticamente ao longo de toda a cadeia;


4. Se você tiver um pouco de paciência para planejar uma campanha de marketing e as ferramentas certas, pode criar algum “barulho” (buzz) em torno daquilo que compartilha nas redes – eu ainda estou engatinhando nisso, mas tenho ouvido histórias de internet marketers que conseguem até mesmo colocar uma hashtag de sua autoria dentre as trending topics!


Enfim, estas são somente algumas das razões e, apesar de ainda estar em andamento meus experimentos nessa rede social, tenho percebido pelo menos 2.000 visitas mensais provenientes do Twitter, mas isso ainda é muito pouco, perto do quantitativo proveniente dos motores de busca. Assim sendo, em seu lugar, traçaria uma estratégia que envolve tanto SEO (dando maior ênfase à otimização on-page e depois à aquisição de links em sites de seu nicho e com boa reputação) quanto as redes sociais.


Há algum tempo atrás escrevi e distribuí (junto aos meus clientes) um plano de ação descrevendo como interligar algumas plataformas de publicação e rede social a fim de conseguir bons resultados, é bem provável que o atualize mais uma vez e o disponibilize aqui até o final do ano.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *