Problemas em seu planejamento financeiro?

Olá amigo leitor e seja mais uma vez bem-vindo! Hoje falaremos um pouco a respeito dos problemas que algumas pessoas possuem em conseguir elaborar um bom planejamento financeiro – não se preocupe, farei o possível para que não seja uma discussão chata. 🙂

Se você já acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que todo o nosso conteúdo gira em torno principalmente de:

Se pararmos para pensar bem, percebemos que gerir nosso dinheiro requer um pouco daqueles conhecimentos. Infelizmente, talvez seja por isso que muitas pessoas não conseguem gerir bem seu capital, pois apresentam pouca experiência e/ou instrução nesses assuntos. E para ajudar neste ponto, há inúmeras ferramentas tecnológicas que se propõem a auxiliar em certas tarefas, como no planejamento financeiro, por exemplo.

Hoje, por exemplo, conheci o GrndCtrl, um website onde você pode informar seus ganhos e gastos e ele irá oferecer-lhe informações sobre como anda o seu bolso, executa uma projeção sobre suas economias e, assim, ajuda-o a programar-se financeiramente melhor.

Na verdade, ainda não utilizei tal ferramenta, mas acabei de ver um vídeo no Olhar Digital, achei bem interessante e por isso vou fazer uns testes por algumas semanas. 🙂 Atualmente estou utilizando em meu controle financeiro um documento Excel que eu criei (e constantemente estou atualizando), onde há cinco planilhas, cada uma delas sendo para controle de despesas familiares, despesas “empresariais”, receitas, investimentos (acabei de incluir esta! 🙂 ) e saldo final.

A principal vantagem que há quando nós mesmos criamos a nossa ferramenta é que podemos adaptá-la da forma como bem entendermos: por exemplo, segundo a minha, como ano que vem pretendo comprar um carro e algumas outras coisas, mesmo totalizando o que espero receber mensalmente durante o período em questão, investimentos e subtraindo todas as despesas, mesmo assim ainda ficará faltando cerca de R$ 2.500,00! Em outras palavras, se eu realmente quero pagar por tudo e não dever nada, é bom eu começar a me mobilizar, pois é provável que só salários + investimentos não serão suficientes!

Bem, a planilha que estou desenvolvendo ainda não está disponível para download – costumo primeiro testar bastante antes de tornar algo público – mas acredito que até o final do ano já deverá estar disponível, assim todos poderão planejar-se com ela para o próximo ano. 😉 Além disso, venho pensando em mais tarde convertê-la em uma ferramenta de planejamento financeiro online, como tantas outras, de forma que, com alguma instrução, qualquer um possa conseguir manusear todas as funcionalidades (espero incluir relatórios gráficos também 🙂 ).

Bem, mas como disse no título, o nosso foco aqui é ajudá-lo a resolver os problemas em seu planejamento financeiro, e não ficar falando sobre o que pretendo trazer aqui em 2012, então selecionei alguns artigos (e um curso) que acho essencial para o sucesso de qualquer planejamento financeiro. Se possível, leia-os na ordem indicada:

Sim, há muita coisa para ser lida ali! Sim, eu sei, é bastante extenso! Mas o que estou a propor-lhe aqui não é uma leitura rápida de cinco ou dez minutos, mas sim um guia de estudos para acabar de uma vez por todas com suas dúvidas na hora de planejar-se financeiramente. 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Douglas says:

    Caro Rafael,

    Você conhece a XP investimentos? Caso sim o que tem a dizer sobre a mesma?

    Abs,
    Douglas

  2. Douglas says:

    Me desculpe Christiano eu quis dizer “Caro Christiano” 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *