Princípio 80 / 20 aplicado aos negócios e ao dinheiro

Princípio 80 / 20 aplicado aos negócios e ao dinheiro

Nos últimos anos, um dos conceitos que mais vêm sendo discutidos quando se fala em gerenciamento de tempo é o “Princípio de Pareto” ou “Princípio 80 / 20”, como é chamado atualmente. Mas… será que é possível realmente aplicar o princípio 80 / 20 para ganhar dinheiro e construir negócios de sucesso que não desgastem os seus empreendedores?

Bem, esta é uma pergunta bastante interessante e acho que podemos encontrar a sua resposta com um pouco de reflexão e aplicação prática desse princípio, mas antes de começarmos a falar sobre isso, uma pergunta: você sabe o que realmente significa o Princípio de Pareto?

Princípio de Pareto

Vilfredo Pareto contribuiu por diversas vezes nos campos da política e economia, nesta última onde defendeu uma hipótese que mais tarde viria se chamar Princípio de Pareto.

Vilfredo analisou dados estatísticos e concluiu que 80% do capital de um país estava nas mãos de cerca de 20% da população. A partir de então, estendeu sua observação a outros campos até chegar na hipótese de que 80% dos resultados são conseguidos por meio de 20% dos esforços.

Se acharmos absurdo o fato de somente 20% de nossas tarefas levarem a 80% dos resultados, o que diremos com alguns campos onde o percentual pode ser ainda mais acentuado, até mesmo aproximando-se de 99 / 1!

Vilfredo passou a analisar diversas coisas e até mesmo a natureza, como o seu pomar, onde percebeu que 80% das frutas produzidas provinham de somente 20% das árvores.

O grande impacto que este princípio possui é o fato de nos revelarmos que cerca de 80% de nossas ações são ineficientes, levando a no máximo somente 20% dos resultados. Imagine então o que podemos fazer se conseguirmos detectar os 80% de atividades ineficientes, suprimi-las e aumentar a frequência com que fazemos os 20% de atividades realmente eficientes!

E é aqui onde encontramos o alicerce para a compreensão de como o princípio 80 / 20 pode nos ajudar a ganhar dinheiro!

Cultivando o Princípio 80 / 20 para ganhar dinheiro

Se você começou a se interessar pela ideia de aplicar este princípio, então seja bem vindo ao grupo! Eu também estava bastante interessado com a aplicação do princípio 80 / 20 como uma ferramenta para melhor gestão de tempo e produtividade, e mais interessado ainda fiquei ao ver Timothy Ferris, autor de The 4-Hour Workweek (livro que estou lendo no momento, é realmente um livro muito bom, espero em breve estar publicando as primeiras impressões sobre eles e, depois, uma análise crítica) defendendo tão bem o emprego deste princípio como uma forma de conseguir mais resultados – e assim ganhar mais dinheiro – gastando até mesmo menos tempo – e assim tendo uma melhor qualidade de vida, proposta muito defendida por Timothy.

Cultivar esse princípio não é tão fácil quanto parece e eu estou conseguindo uma grande ajuda realmente por meio da leitura desta obra que por meio de exercícios aparentemente simples porém bastante úteis nos prepara para o melhor aproveitamento possível de nosso tempo bem como desenvolver boas oportunidades de negócios.

Se você quer seguir este princípio também, aqui vão algumas dicas bem simples:

  • Analise tudo o que você faz durante o dia – o segredo é identificar e eliminar todas aquelas atividades que consomem muito tempo mas que produzem pouco ou nenhum resultado;
  • Elimine a absorção de informação que não seja útil para as suas atividades – corte jornais, revistas e tantas outras fontes de informação que não são realmente importantes em seu dia-a-dia e somente irão “tomar o espaço” de outras informações que poderiam ser úteis a você, além de roubar o seu tempo;
  • Enquanto lendo, sempre treine a possibilidade de ler mais e mais rápido – no livro há quatro dicas bem simples porém bastante eficientes para isso;
  • Máximo foco nas atividades de seu trabalho: nada de emails, websites, revistas, conversas ou outras coisas que possam tirar a sua concentração. Se ouvir música não interromper a sua atenção, então pode, ouvir música enquanto trabalha está liberado;
  • Uma tarefa de cada vez – quando tentamos ser “multitarefa”, da mesma forma que um computador perde um pouco de performance para fazer isso, nós também perdemos, o que em vez de ajudar acaba por atrapalhar;
  • Selecione um grupo pequeno de tarefas a executar por dia, nada de uma grande folha com inúmeras atividades – isso não ajuda, somente o deixa ainda mais tentado a interromper a execução de uma atividade para começar outra.

Bem, há muitas outras dicas no livro citado, mas estas seis já estão de bom tamanho para começar. Somente com estas poucas dicas, decidi melhorar meu rendimento no trabalho (estava caindo bastante, já que agora também tenho que gerenciar as atividades de outras pessoas, as minhas e cuidar de outras coisas) e consegui resultados surpreendentes: uma pilha de tarefas que geralmente levaria dois ou três dias, decidi assumir o compromisso de terminá-la em somente um dia e fiquei surpreso ao ver que antes do meio-dia ela já estava completa!

Se eu vou continuar a estudar e praticar isso? Com toda a certeza! Em minha opinião, Timothy Ferris deu um tiro certeiro ao conseguir mostrar realmente a importância do Princípio de Pareto na administração de negócios e gerenciamento de tempo e produtividade. Meu intuito agora é aplicar mais e mais o Princípio 80 / 20 bem como a possibilidade de outsourcing / terceirização de algumas de minhas tarefas, outro conceito bastante defendido pelo autor como forma de ganhar mais dinheiro sem prejudicar sua qualidade de vida, mas isso já é assunto para um outro artigo! 😉

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comentários

  1. rafael susigan says:

    Como separar as atividades quando você têm por exemplo. que escrever para 3 blogs diferentes, seu emprego e aprender 2 idiomas diferentes também.

    Os blogs consomem mto tempo, pois tambem tem a parte de analisar SEO, keyword, quais arigos escrever (mais rentaveis ) etc…

    acaba ficanod uma lista grande mesmo colocando em dias diferentes, me estressa tenho que fazer isto no final de semana.

    Devo me concetrar mais no meu trbalho mesmo pois é 80% , mas gostaria de ter um pouco de 85% com blogs entende.

    abraços!

  2. admin says:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Realmente, a tarefa não é fácil e a vida para todos aqueles que querem “ir mais longe” é sempre bastante corrida. 🙂 No meu caso, subtraia o estudo de idiomas, adicione mais algumas horas no emprego, aumente um pouco (um bocado, na verdade) o número de blogs e ponha uma esposa e filho e você terá mais ou menos o retrato do meu dia-a-dia. 🙂

    Quanto aos blogs, não há muito para onde fugir: eles consomem bastante tempo e demoram um bocado para tornarem-se estáveis ao ponto de efetuarem-lhe algum retorno, principalmente aqui no Brasil – engraçado que, em Portugal, blogs são claramente sinônimos de negócios, enquanto que aqui ainda lutamos para conseguirmos ter uma boa imagem destes como negócios que atendem realmente às necessidades das pessoas!

    No meu caso, eu busco mudar a rotina sempre que ela está estressante, além disso, pode-se “aliviar sua pressão no negócio” contratando pessoas que sejam hábeis a fazer parte das tarefas (você já deve estar percebendo que há algumas tarefas que são bastante repetitivas e fáceis de alguém fazer) a fim de aliviar um pouco meu tempo. Às vezes, isso consegue economizar-me algum dinheiro, às vezes, acabo gastando mais do que ganho, mas uma coisa é certa: economiza um pouco do meu tempo! 🙂

    E sim, se o seu atual faturamento é no seu emprego, você não pode arriscar ele, ao menos não antes de ter um negócio bem formado e capaz de render-lhe tanto quanto.

    Eu o aconselharia a tentar reduzir as tarefas administrativas feitas diariamente e fazê-las somente semanalmente ou mensalmente.

    SEO, keyword checking, análise de estatísticas ou de ganhos? Faça aos finais de semana ou uma vez por mês.

    Escrever artigos? Se possível, faça-os no final de semana e agende a publicação automática para os dias em que deseja que apareça (e ao escrever e publicar um artigo, já ponhe em prática a estratégia de marketing para divulgar este, vai lhe poupar o trabalho de ter que mais tarde retomar o mesmo e fazer isso).

    Enfim, agrupe as tarefas e execute-as somente quando é realmente importante. Reduza o desperdício causado por ruídos (isto é, interrupções desncessárias) e analise periodicamente o que está dando certo ou não, assim você conseguirá por em prática o princípio 80 / 20, ok?

    Abração e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *