Posso ganhar dinheiro com um blog no Tumblr?

Carlos de Indaiatuba pergunta: Há meios de ganhar dinheiro na Internet sem ter que gastar um monte de dinheiro com hospedagem e domínio? Posso usar, por exemplo, o Tumblr para ter um blog gratuito e ganhar dinheiro com ele?

Ótima pergunta! E essa dúvida toda em relação às plataformas de blogs gratuitas existem devido à forte recomendação de se utilizar domínios e hospedagem próprios em vez de empregar sempre as opções gratuitas. De forma resumida, sim, é possível ganhar dinheiro, mas é importante conhecer algumas ressalvas para que isso funcione.

Primeiro, Carlos, temos que entender uma coisa bem básica: para que você possa ganhar dinheiro na web por meio de um blog ou outro tipo de website você precisa:
1. Oferecer algo que tenha valor real àqueles que visitam seu blog/website;
2. Ter uma boa forma de rentabilização do seu canal (pode ser por meio de publicidades, programas de afiliados etc.);
3. Construir uma ponte saudável entre o seu público e os produtos ou serviços apresentados em seu website, de forma que eles entendam as vantagens que há naquilo que está sendo transmitido ali.

Pronto e esse é o maior problema para muitos de nós, antes mesmo de decidirmos se usaremos uma hospedagem gratuita ou paga, pois muitas vezes não escolhemos uma boa forma de rentabilização para o nosso canal (blog, website, página do Youtube/Facebook etc.) e aí mais tarde penamos muito quanto a isso! Quer ver só um exemplo? O nicho do humor é um nicho que atrai muitos visitantes facilmente, mas é muito difícil para encontrar um conjunto de produtos ou serviços realmente alinhados com o interesse do público-alvo, já que o perfil de seu público será muuuuito disperso!

Supondo que você fez seu “dever de casa” e já encontrou um nicho com boa opção para rentabilização, agora depende do seu modelo de negócio para dizer se vale a pena ou não investir em hospedagem e domínio pagos. Em minha opinião (e de muitos dos empreendedores online), vale e muito a pena o que você vai gastar, pois você criará uma marca com muito mais credibilidade, algo realmente seu.

Entretanto, você pode se utilizar de plataformas gratuitas com o intuito de experimentar novas ideias sem comprometer seu orçamento. Aliás, já li histórias de pessoas que, por meio de plataformas gratuitas, conseguiram faturar mais de USD 1.000,00 mensais com dezenas de blogs na plataforma Tumblr e com pouco esforço da parte deles – não é muito, mas quando você consegue fazer isso com as suas horas extras nos fins de semana, significa “uns bons trocados”. Como eles fizeram isso? Esse é o grande segredo que, quem conseguiu, não conta.

Enfim, Carlos, dá para ganhar dinheiro com um blog (ou vários) no Tumblr, mas você precisará de uma boa estratégia para isso. Não adianta só “escrever um punhado de textos, sentar e esperar que o dinheiro apareça na conta”. Tal estratégia funcionava há dez anos atrás, hoje não mais…

DICA:
Se você está pensando em ter um blog e ganhar dinheiro com Adsense, é bom investir algum tempo lendo as regras para webmasters publicadas pela Google buscando entender todos os tipos de infrações para não ser prejudicado!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Eduardo Pacheco says:

    Não sabia que também dava para monetizar o nosso trabalho no tumblr! Esta foi uma revelação que pretendo pôr bem em uso nas próximas semanas. Vou investigar mais 🙂 Obrigado pela dica!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *