Plano estratégico para criação de um negócio

Plano estratégico para criação de um negócio

Se você é proprietário de uma empresa, ou está pensando em começar seu próprio negócio, se você não tem um plano estratégico, então está destinado ao fracasso. A criação de um plano de negócios eficiente e eficaz pode significar a diferença entre ter a necessidade de trabalhar 70 horas ou mais por semana o ano todo – apenas para descobrir que seu negócio é apenas quebrar mesmo, ou pior ainda, perder dinheiro… – ou ser bem sucedido.

Na outra extremidade, muitos empresários bem sucedidos e empreendedores que criaram e implementaram uma estratégia de negócios geralmente trabalham menos horas e produzem uma renda mais significativa com boas margens de lucro. Você perceberá também que, em geral, aqueles que são bem sucedidos com seus próprios negócios, atribuem seu sucesso a ter um plano estratégico.

Ok, nós dissemos que ter um plano estratégico de um bom negócio é essencial, mas o que realmente é “gestão estratégica do negócio”? Na sua forma mais básica, é o processo em que as metas e objetivos para o seu negócio são definidas e um plano de ação é, então, criado para que você possa atingir suas metas e objetivos.

Você já sabe o que é. Assim como você pode criar um plano estratégico para seu negócio?

1) Qualquer empresário deveria saber e ser capaz de descrever em detalhes sua visão para o seu negócio. Qual é a imagem que você quer que seu negócio tenha?

2) Qualquer empresa operacional deve ter os valores da empresa claros e concisos e princípios orientadores. Por exemplo, quais são as razões seu negócio existir? Servir e proteger? Fornecer sabão de qualidade? E como você faz negócio? Você trata seus clientes como lixo ou como o foco de sua atenção?

3) Também seria uma boa ideia criar um plano para os próximos 3 anos e outro para 5 anos. Qualquer empresa deve implementar um plano de longo prazo em que a base esteja em objetivos amplos que irão ajudá-lo a começar o seu negócio a partir de onde está hoje, para onde você quer que negócio siga.

4) Pensar não só em longo prazo, mas também em curto prazo, irá ajudar muito o seu negócio a se desenvolver. Cada ano, você deve criar, definir e planejar objetivos específicos que, quando realizados, irão ajudá-lo na estrada para alcançar seus objetivos de longo prazo. Deve-se também notar que, em seguida, ao definir seus objetivos e planejamento anual, precisa ser bastante inteligente. Verifique se o seu planejamento incorpora os seguintes pontos:

  • Seja muito específico
  • Apresente formas de mensurar
  • Faça as metas realistas e atingíveis
  • Certifique-se de que são “orientadas ao tempo”

Inclua uma lista de obstáculos e barreiras que poderiam cercear seu sucesso em atingir seus objetivos. Em qualquer caso, para chegar aonde você quer seu negócio esteja requererá recursos. Crie uma lista de recursos que você já possui e quais são os outros recursos que você precisa para alcançar seus objetivos. Neste ponto, você também deve criar um plano de ação conciso que define claramente como você vai realmente alcançar os objetivos necessários. Se sua empresa tem empregados, é de grande importância envolvê-los com esta parte do processo de planejamento de negócios.

5) Em seu plano de negócios, você deve criar marcos simples e concisos, ou pontos de referência, que vão definir quando você tem realmente alcançado uma meta ou objetivo. Esta é uma parte essencial do planejamento, uma vez que irá permitir que você mensure seu progresso como um negócio.

6) Depois de ter criado o seu plano estratégico de negócios, é de suma importância que seja compartilhado com qualquer pessoa que estará envolvido no processo. Seu plano de negócios anual é o roteiro que levará o seu negócio e as pessoas envolvidas ao sucesso. E para isso, todos precisam ter mesmo mapa.

7) Não adianta ter um plano de negócios estratégico bem pensado, se você não o colocar em ação. Você agora tem um meio para começar a sua “viagem aos negócios”. Está na hora de iniciá-lo.

8) Certifique-se de regularmente verificar e comparar o andamento do seu negócio, principalmente os valores de referência definidos no seu plano de negócios.

Se algo correr mal com o seu negócio, quanto mais cedo você descobrir o que deu errado, ou o que está acontecendo errado, mais cedo você pode corrigir o problema, fazer os ajustes necessários e colocar o seu negócio de volta nos trilhos.

9) E, finalmente, garanta que a cada ano você segue o mesmo ciclo para criar o seu plano estratégico: Planejar, Executar, Verificar, Atuar Corretivamente (ciclo PDCA).

Como um comentário final, eu vou deixá-lo com isto: Criar uma estratégia de negócio e garantir que você a segue, não é apenas sobre a realização de metas e objetivos específicos. Seu objetivo é se certificar de que o caminho tomado até esses objetivos seja uma viagem segura e agradável.

Ter uma viagem segura é tão importante quanto chegar ao seu destino final.

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *