O Planejamento Financeiro é uma forma inteligente de administrar seu dinheiro, seus bens, patrimônios e dívidas para garantir a saúde de sua vida financeira. Mas o planejamento financeiro é importante também para quem tem um sonho ou objetivo, como a compra da casa própria, do carro novo ou uma viagem de férias, por exemplo.
A grande maioria das pessoas entende o conceito de planejamento financeiro como “gastar menos do que se ganha”, o que de certa forma é verdade, mas o Planejamento Financeiro vai além disso. É preciso definir prioridades e objetivos, para não se perder no meio do caminho. Um bom gerenciamento de sua vida financeira fará com que o seu sonho se torne realidade.
Situações adversas que exigem o planejamento financeiro:
- Auxílio financeiro a parentes ou pessoas próximas;
- Dívidas;
- Recebimento de herança;
- Mudança de carreira;
- Gravidez na família;
- Entrada na faculdade;
- Casamento;
- Divórcio;
- Recebimento de dinheiro inesperado;
- Aposentadoria, entre outros.
É importantíssimo planejar. Isso faz muita diferença, pois lhe permite realizar seus objetivos dentro de um certo espaço de tempo, sem se enrolar em dívidas. O planejamento financeiro será o mapa que irá lhe orientar em seu caminho.
Equívocos a respeito:
- Julgar que planejamento financeiro só vale para quem tem muito dinheiro;
- Pensar em fazer um planejamento só depois de velho;
- Só fazer um em situações de crise;
- Investir contando com rendimentos inatingíveis;
- Traçar objetivos totalmente fora da realidade;
- Não reavaliar seu planejamento de tempos em tempos;
- Não levar a sério o que diz o seu consultor financeiro;
- Não inclui um planejamento tributário no planejamento financeiro.
Para fazer um bom planejamento que traga resultados, é preciso que você pense bem nas metas que quer alcançar e pesquisar bastante para saber qual é o prazo necessário para realizar o seu objetivo (1 ano, 5 anos).
É imprescindível também que você avalie qual é a sua situação financeira no momento e se ela permite que você invista em seu objetivo inicial. A partir daí, pode-se começar a traçar caminhos para seu planejamento, e implantá-las em seu dia-a-dia, claro!
Um outro ponto significativo é: revise seu planejamento financeiro de tempos em tempos, principalmente se algum de seus planos não estiver indo pelo caminho que deveria. Por isso, refaça seu plano quando precisar e nunca tenha medo de recomeçar, caro amigo leitor.
Mas, como começar?
Bom, se você já entendeu o como e o porquê, é meio caminho andado para chegar ao seu objetivo principal. Mas, para fazer a execução de seu projeto, mais duas outras estratégias se fazem necessárias:
Estudar bastante sobre o tema – Pesar as vantagens e desvantagens de seu Planejamento Financeiro, aprender como funciona o mercado, como anda a economia, para fazer as escolhas mais acertadas. A nossa sugestão é consultar sites e blogs especializados em finanças pessoais. Além do nosso blog, o Guia de Investimento (update: o website Guia de Investimento encerrou suas atividades há algum tempo) também é uma boa pedida para quem está começando. Lembre-se que a informação é uma arma poderosíssima nos dias de hoje.
Falar com um especialista no assunto – contratar os serviços de consultoria de uma boa empresa ou de um consultor autônomo que tenha muita competência e experiência na área. Pode até ser caro, mais vale a pena, já que um bom consultor faz toda a diferença nesse processo de organização e planejamento. Pesquise nos jornais e na web sobre este tipo de serviço.
Dicas para quem quer fazer um Planejamento Financeiro para sua empresa:
- Jamais trace objetivos pensando no lucro bruto;
- Tenha atenção com os custos fixos de sua empresa. Faça um planejamento de forma a diminuí-los ou pelo menos tente os manter em equilíbrio;
- Nunca faça a compra de máquinas para sua empresa sem fazer uma boa pesquisa de mercado e saber qual é a demanda para seu produto;
- Só faça a compra do espaço que você aluga para trabalhar depois que sua empresa ficar sólida;
- Não financie seu cliente. Deixe essa tarefa para o fornecedor;
- Verifique quais são os juros que você está pagando. Não jogue seu dinheiro fora;
- Faça uma projeção de seu fluxo de caixa semanal, mensal e anual.
É preciso que você compreenda que um Planejamento Financeiro bem feito engloba seus objetivos com disciplina e organização. E essa tarefa é um tanto árdua, já que nem tudo que queremos pode ser realizado em curto espaço de tempo. A proposta do nosso blog é lhe ajudar nisso.
Por Danielle Batista