Planejamento em marketing

Olá amigos! Se você possui um negócio, principalmente um negócio online, já deve ter percebido que muitas vezes é difícil seguir aquilo que você traçou no planejamento em marketing, aquilo que deveria ser a melhor forma de proceder nos negócios a fim de não somente promover o seu produto ou serviço, mas também manter um bom relacionamento com o cliente.

Tive a ideia de escrever tal artigo porque percebi que eu mesmo estava tendo tal problema! No último mês, minha receita nos negócios na Internet manteve-se estagnada (na verdade, com uma pequena queda) e a projeção para este mês é de uma queda um pouco maior, o que me deixou bastante preocupado: estamos trabalhando mais e ganhando menos! Por quê?

Minha primeira ideia foi desenvolver mais alguns novos websites, em novos nichos, e ver o que aconteceria. Por sorte, antes de realmente comprar os novos domínios, decidi fazer uma boa reflexão e percebi que não estava cumprindo todos os pontos reais que estavam no meu planejamento para o marketing! Alguns dos pontos que meu planejamento cobre são:

  • Focar no usuário final, o leitor, mas com um espaço interessante para quem deseja expor sua publicidade ali – percebi que estava focando muito no usuário final, porém o novo conteúdo sendo produzido não era tão interessante assim para quem quer expor seus produtos!
  • Article marketing deve ser realizado em camadas, proporcionando assim uma maior reputação a quem está na camada mais ao topo – devido à correria em que estou envolvido por aqui, acabei por ignorar a camada do meio. Só percebi o tamanho do erro quando percebi que os conteúdos promovidos de tal maneira não estavam tendo resultados tão bons quanto os anteriores;
  • Manter o foco em alguns poucos nichos, algo que seja possível administrar mais facilmente – acabei criando um “vício” de criar novos blogs e websites em nichos diferentes, o que acabou por prejudicar-me muito, já que torna ainda mais difícil conseguir bons resultados por estar mais disperso.

O que fazer agora? Corrigir tais problemas, claro!

  1. Focar em conteúdo que seja interessante para o usuário final mas que também possua boa ICO (intenção comercial) de tal forma que possamos continuar a escrever focados no leitor, mas sabendo que pessoas e empresas estarão interessadas em publicitar ali – o que viabilizará todo o negócio;
  2. Corrigir as falhas em minha estratégia de article marketing;
  3. Reduzir e muito o foco! Só para se ter uma noção, dentre os nichos que atuamos, escolhi somente um (saúde) e fiz uma análise geral das palavras-chave em que estamos no topo dos motores de busca e percebi que apesar de terem uma grande procura possuem muito pouca ICO. Para reverter tal quadro, escolhi palavras-chave que apresentem um boa ICO (muitas delas já possuem artigos em alguns blogs, mas não foram otimizados) e trabalharemos em cima dessas palavras-chave. Então, além de reduzir o foco quanto ao nicho, reduziremos também quanto às palavras-chave: nas próximas semanas, focaremos somente em 14 palavras-chave (nove devido ao volume de buscas, cinco devido a uma boa ICO).

É uma pena que somente agora, dia 18 deste mês, eu percebi isso, de tal forma que é muito provável que não percebamos os reais resultados que teremos com estas mudanças neste mês, mas somente no próximo, mas ao menos estamos no caminho certo.

Alguém poderia considerar que isso tudo que falei aqui só é interessante na área de blogging, mas estaria enganado! Se você possui uma loja virtual, você também precisará desenvolver uma estratégia, um plano de marketing, bem parecido com o que tenho desenvolvido para mim. Se você possui uma consultoria online ou atua como freelancer e possui um site para oferecer seus serviços, também precisará ter as mesmas preocupações que eu.

Claro, em cada caso, alguns ajustes são necessários, mas a ideia geral é a mesma e pode ser explorada por praticamente todos que atuam por meio da web. Se você possui um negócio online e não sabe o que poderia incluir em seu planejamento em marketing, aqui vão algumas ideias centrais:

  • Foco na escolha de boas palavras-chave (grande busca, baixa concorrência e se você está “vendendo” espaço publicitário, com grande intenção comercial também) fortemente relacionadas ao seu negócio;
  • Article marketing em camadas (conhecido por alguns como “em pirâmide” e por outros como “em rede” que, apesar de visualmente diferentes, o resultado final é praticamente o mesmo!);
  • SEO on-page e off-page.

Pronto, acredito que o recado está dado! Quem já possui o seu negócio online, já sabe o que fazer para melhor seu planejamento em marketing, quem não possui… Está esperando o que? 😉

http://www.nutricaoemfoco.com/2009/10/02/alimentos-light/

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *