Se você está pensando em ter seu próprio negócio e está cogitando se é melhor criar um do zero ou adquirir uma franquia, precisa levar em consideração todos os prós e contras que há nas franquias.
Quando você adquire uma franquia você conquista o direito de uso de uma marca. Na verdade, a depender do tipo de suporte oferecido pela franqueadora, você pode estar conseguindo também um bom plano de negócios já aplicado e aprovado, bem como um plano de marketing para servir-lhe como base - e aí sim começamos a ver as vantagens de se adquirir uma franquia!
E uma dúvida comum entre as pessoas leigas é se franquias baratas podem ser rentáveis. Vale lembrar que o fato de uma franquia ser mais barata que outra não significa que ela é menos rentável, entretanto muitas franquias baratas pecam na parte de suportar o planejamento e execução do seu negócio por meio de um franqueado. Por exemplo, se você adquire uma franquia para uma livraria, mas não possui acesso a um plano de ação ou de marketing, como saber a melhor forma de proceder? Você precisará pagar uma consultoria para ter acesso a isso, nesse caso, mas é um custo que poderia ter sido parcialmente coberto pela franqueadora se a mesma já possuísse uma "versão padrão" a ser entregue a seus franqueados, não é mesmo?
Toda franquia, mesmo aquelas mais baratas, pode ser rentável. E para saber quão difícil pode ser alcançar o sucesso por meio de uma, não converse com a franqueadora, converse com suas franqueadas! São elas que poderão dizer-lhe realmente quais obstáculos foram encontrados inicialmente e qual tipo de suporte a franqueadora lhes ofereceu naqueles momentos. Isso sim é o que pode ajudá-lo a entender quais franquias baratas são rentáveis ou não!