Pensando em ganhar dinheiro na Internet em 2012?

Olá amigos e leitores de nosso querido Clube, estamos de volta com mais um artigo-resposta (isso mesmo, aqueles artigos onde costumo responder dúvidas, comentários ou críticas de leitores) e, desta vez, estarei respondendo aos últimos comentários do artigo Ganhar dinheiro na Internet: é mesmo possível?

Foram quatro comentários recentes (que estavam pendentes até agora, perdoem-me… mais uma vez!) e falarei um pouco sobre cada um deles…

Muito obrigado pelo curso!

Dois novos leitores agradeceram pelo conteúdo publicado em nosso curso Como ganhar dinheiro na Internet, principalmente pela qualidade e gratuidade do mesmo. Fabrício, Ivanilda, realmente agradeço os elogios e agradecimentos de vocês, principalmente porque são tais elogios um dos principais combustíveis que nos impulsionam a continuar esse trabalho, sempre buscando trazer informação séria, confiável e de fácil acesso.

Nosso curso possui, atualmente, 24 artigos no total (três deles contendo vídeos), o que representa algo muito importante para nós, pois queremos que este curso se torne referência para muitos que procuram informação séria sobre dinheiro e negócios na Internet.

Pretendemos atualizar e expandir nosso curso em 2012 – quem sabe, atingir a marca de 30 artigos e incluir ao menos mais três horas de vídeo? 😉 O trabalho, claro, é feito de forma vagarosa, aos poucos, mas esperamos que surpreenda a todos – como sempre, sem perda da qualidade.

Importância do aprendizado de forma contínua

O nosso leitor Carlos comenta sobre a importância de dedicar-se e buscar sempre estar atualizado a fim de que tal tipo de atividade seja realmente lucrativa. E concordamos! Ninguém imagine que basta ler um livro ou dois, começar a buscar opções de ganhos na Internet e pronto, não precisará aprender mais nada! Pelo contrário, a Internet é bastante dinâmica, o que nos leva a precisar aprender sempre mais!

Em contrapartida, é importante evitar a “overdose de informação”, isto é, ficar tão viciado em somente ler mais e mais informação que se esquece da importância do “fazer acontecer”. O Clube do Dinheiro, por exemplo, só existe porque, em algum momento, decidi que não bastava mais somente ler sobre gestão do dinheiro, era preciso criar um blog, compartilhar informações com outras pessoas. E nessa hora, é “bota pra fazer”! 🙂

É realmente possível ganhar dinheiro na Internet? A dúvida continua…

No artigo em questão, nós buscamos justamente responder tal pergunta, mas o nosso leitor Edenilto talvez tenha permanecido com algum receio (ao menos foi o que seu comentário transpareceu) e comentou que se algum dono de empresa tivesse boas oportunidades, que entrasse em contato com ele por meio de e-mail (que ocultamos, obviamente para evitar que o mesmo receba muito spam em sua caixa de entrada).

Edenilto, é claro que há oportunidades de ganhar dinheiro na Internet. Eu estaria mentindo se eu dissesse que não há! Durante os anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, por exemplo, mantive maior foco no desenvolvimento de jogos para clientes – trabalho este que desenvolvi a partir de minha própria casa. Claro, este tipo de trabalho requer bons conhecimentos em programação, nas ferramentas necessárias para o desenvolvimento de jogos e também em game design.

A partir de 2008, iniciei alguns blogs e, em 2010, comecei a aumentar a minha “rede de blogs”. Infelizmente ainda hoje, muitos desses blogs não são rentáveis, gerando-me bem mais despesas do que lucros, mas alguns deles apresentam bons resultados, suficientes para justificar a manutenção deles. Obviamente que não estou rico devido a eles e que é necessário certas habilidades e conhecimentos para cuidar de blogs. Mas, acima de tudo, é necessário ter coragem para fazer e mais coragem ainda para continuar!

Os resultados financeiros não são imediatos, são colhidos ao longo dos meses ou anos. Já outros tipos de objetivos (como a missão social de ajudar outras pessoas) são percebidas mais cedo – e isso motiva-nos a continuar nosso trabalho.

Já tive um maior número de pessoas a escrever comigo, hoje estamos em um número bem mais reduzido (além de mim e minha esposa, somente duas escritoras colaboradoras). A redução ocorreu a fim de manter a estabilidade do modelo de negócio (não ganhamos muito, mas não precisamos “tirar do nosso bolso” para pagar nossas escritoras) enquanto o mesmo volta a crescer (sofremos uma queda bastante perceptível em agosto deste ano).

Falei tudo isso para que possa perceber que na Internet, da mesma forma que nos “empregos fora dela”, você precisa ter bons conhecimentos, habilidades, estar informado e “preparado para a batalha”. Não adianta esperar que uma empresa séria envie um e-mail para você com uma boa proposta de trabalho sem conhecê-lo de forma alguma ou saber se você realmente está apto a isso. Acredite, nós fizemos isso no início, na busca por uma assistente para trabalhar conosco (em 2010, se bem me lembro) e o resultado não foi dos melhores.

Sendo assim, a melhor dica que lhe dou é procurar descobrir quais oportunidades para ganhar dinheiro na Internet lhe interessam e então preparar-se para elas da melhor forma possível, ok?

Ah, e cuidado para não cair no “canto da sereia” (é como eu chamo essas estórias boas demais para serem verdade que certas pessoas contam a fim de conseguir vender-lhe um produto ou serviço que, na verdade, não o ajudará tanto quanto prometem), ok?

E só para concluir…

Pronto para ganhar dinheiro na Internet em 2012?

Você está aqui ainda, louco para saber o que pode fazer para ganhar um bom dinheiro por meio da web no novo ano que se aproxima, não é? Bem, isso não me admira, todos nós queremos aproveitar ao máximo todas as oportunidades (se não fosse assim, porque estamos aqui, reunidos no Clube do Dinheiro? 😉 ).

Para este novo ano, aqui vão algumas dicas:

  • Se você ainda não possui um website ou blog sobre a área em que você atua (medicina, marketing, computação, etc.), já está atrasado! Crie um agora mesmo! Ele poderá ser, em breve, um belíssimo cartão de visita para você ou até mesmo servir como uma fonte complementar para a sua renda! Então, se você possui grande experiência em culinária, mecânica ou outro assunto de grande interesse da população, vale muito a pena ter um blog seu falando sobre isso!
  • Se você possui uma empresa, mas não possui ainda um website… Deixa de moleza e faça logo o seu! Não é muito caro para ter um website com um mínimo de qualidade necessário! Da mesma forma, este pode ser o seu cartão de visita, sua loja virtual ou até mesmo outro tipo de fonte de renda complementar!
  • Aprenda ao máximo sobre negócios online! Comece estudando nosso curso Como ganhar dinheiro na Internet e depois veja nosso guia Negócios lucrativos com pouco investimento. Neste guia, reunimos os artigos de nosso blog que consideramos mais importantes para quem está iniciando suas atividades em negócios, sejam eles online ou não;
  • E finalmente: just do it! Faça acontecer, comece hoje mesmo, não espere que outros façam a parte difícil e depois entreguem-lhe facilmente uma “receita de bolo” para ganhar muito dinheiro na Internet sem esforço. Se você ainda espera por isso, sinto muito dizer que, este ano, Papai Noel não vai poder aparecer… 🙁

Bem, no geral, é isso, espero que aqueles comentários estejam completamente explicados e respondidos. Um abraço a todos e até o nosso próximo artigo! Ah, mas antes de ir embora, diga-me uma coisa: e para você, amigo, o que anda a pensar sobre a possibilidade de ganhar dinheiro na Internet em 2012?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *