Outros tipos de investimentos

Você deve recordar que já falamos sobre alguns tipos de investimentos: caderneta de poupança, certificado de depósito bancário, fundo de investimento, ações, negócios imobiliários, etc. Que tal agora falarmos superficialmente sobre dois outros tipos de investimentos que podem interessá-lo, os recibos de depósito bancário e os títulos públicos?

Recibo de Depósito Bancário

Um certificado de depósito bancário (CDB) e um recibo de depósito bancário (RDB) possuem muitas coisas em comum, sendo que a principal diferença é que o RDB não pode ser resgatado antes do prazo para o vencimento, bem como não pode ser transferido para outra pessoa.

Entretanto, em alguns casos, a instituição financeira pode permitir o resgate antecipado, entretanto tal opção não é interessante ao investidor, uma vez que permite o resgate somente do principal, recebendo nenhum valor de juros.

Obviamente, tais restrições visam manter o capital investido aplicado por mais tempo. O investidor também ganha, geralmente conseguindo melhor rentabilidade.

Títulos Públicos

Aqueeles que possuem um perfil conservador podem se interessar pelos títulos públicos, uma vez que se encaixam como papéis de renda fixa e a garantia de liquidez é oferecida pelo Tesouro Nacional. Quer melhor garantia?

Entretanto vale lembrar que quando falamos de títulos públicos não ficamos restritos a uma única opção, mas sim, que há vários tipos de títulos públicos, cada qual com suas vantagens e, como todo investimento, desvantagens.

Dentre os diversos tipos de títulos públicos, os mais comuns são:

  • Letras do Tesouro Nacional (LTN) – título pré-fixado, o que facilita ao investidor saber qual deverá ser a rentabilidade ao final do vencimento. Neste caso, o principal risco será a possibilidade de alta da inflação;
  • Letras Financeiras do Tesouro (LFT) – título pós-fixado indexado à taxa SELIC;
  • Notas do Tesouro Nacional – Série C (NTN-C) – título pós-fixado indexado ao IGP-M;
  • Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) – título pós-fixado indexado ao ICPA.

No caso de LFT, NTN-C e NTN-B (e outras opções pós-fixadas), pode ser importante não resgatar o valor antes da data de vencimento, para evitar o risco de ter uma baixa rentabilidade, causada pela variação do preço do título oriunda da expectativa de inflação dos agentes financeiros.

Se você está interessado em títulos públicos, o primeiro lugar onde você deve ir para aprender mais sobre o assunto é o link abaixo:

Manual do investidor do Tesouro Direto

Trata-se do manual em PDF distribuído pela própria Secretaria da Fazenda a fim de incentivar e atrair mais investidores. 😉

_______________________________________________________________

Devo repetir mais uma vez que você deve “pôr os ovos em várias cestas”, isto é, diversificar os seus investimentos, a fim de que não fique “preso” a este ou aquele investimento como se o mesmo fosse o único capaz de trazer-lhe rendimentos. Caso o faça e aquele investimento surpreendê-lo de forma negativa, serão os outros investimentos que deverão manter rentabilidade média suficiente para compensar aquela perda, o que não será possível se investir tudo em um tipo só.

Escolha as alternativas que comporão sua “carteira de investimentos”, estude-as e aplique recursos na medida em que você acha que é a melhor combinação para o seu perfil. Aliás, não esqueça de que deve escolher seus investimentos de acordo com o seu perfil de investidor, caso contrário eles podem não agradá-lo muito mais tarde (devido a altas oscilações ou baixa rentabilidade).

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Manual do Investidor]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. MFP says:

    Sabia que um individuo que faz emprestimos com um particular também se considera um investidor!? Isto porque ganha juros com o dinheiro que empresta (financiamento registado em notariado com seguros de vida a assegura-lo) mensalmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *