Os princípios de investimento de Warren Buffett

Os princípios de investimentos de Warren Buffett é uma obra de James Pardoe, um dos seguidores das estratégias de investimentos desenvolvidas por Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo (segundo James Pardoe, o maior 🙂 ).

Esta obra faz parte da Coleção  Desenvolvimento Profissional da Você S/A (número 16) e apresenta várias características importantes em um livro, principalmente para quem está começando: sua linguagem é simples, cativante, descomplicada e consegue passar muito bem a mensagem que há no mesmo.

O subtítulo deste livro é “24 estratégias simples do maior investidor do mundo”  e é exatamente o que ele se propõe a fazer: apresentar, em 24 capítulos, como Warren Buffett compõe sua estratégia para investimentos, aplicáveis principalmente no mercado de ações.

Invista em empresas, não em ações é a principal ideia por trás dessa obra. Apesar de fazer muito sentido, acredito que é algo que muitos esquecem na hora de investir!

É tão comum vermos especialistas analisarem somente valores de ações, gráficos e notícias que impactam nas projeções, que muitas vezes esquecemos que o que há por trás disso tudo (e é o que realmente importa) é a empresa. A empresa é a peça-chave e a única que deveria importar por vários motivos:

  • As ações são participações na empresa, distribuídas com o intuito de angariar recursos financeiros, para reestruturações, expansões, etc;
  • O que determina, principalmente a longo prazo, se o valor de uma ação subirá ou descerá é o desempenho da empresa – se ela consegue lucro e se expande, provavelmente subirá, caso contrário, pode apresentar desvalorização;
  • É muito mais fácil e previsível determinar o futuro da empresa (e portanto o valor das ações) a partir da análise da mesma, do que determinar o valor futuro de uma ação somente pelos gráficos que projetam sua variação (a subida do valor não significa necessariamente que teremos alta no valor em seguida, se tudo fosse tão previsível assim, não teríamos visto tantas pessoas perdendo dinheiro em ações e fundos no ano passado).

Análise fundamentalista? Análise gráfica? Nada disso é importante na opinião de Warren Buffett – a análise que realmente importa é acerca de quanto vale realmente a empresa e quanto está custando cada parte (cada ação) da mesma.

Vamos supor que você avalie uma determinada empresa e perceba que, de acordo com os valores das ações, ela está no momento subvalorizada, sendo então o seu valor real muito maior do que o valor atual em mercado. Se esta empresa for sólida suficiente ela conseguirá, dentro de algum tempo, recuperar o seu real valor, apresentando uma subida em seu valor. Sendo assim, esta pode ser uma excelente ação para comprar, não?

Com dicas tão fáceis de compreender quanto esta, James Pardoe apresenta o mundo dos investimentos segundo os olhos de Warren Buffett, e devo dizer que fiquei bastante admirado em conhecer um pouco mais sobre ele (tenho que admitir que conheço muito pouco sobre a vida dele, preciso fazer uma levantamento bibliográfico sobre ele 🙂 ).

Ao final de cada capítulo (cada um correspondente a uma parte da estratégia), há algumas dicas (geralmente três) sobre como pôr em prática o que foi aprendido. Nada mais oportuno não?

O livro contém 111 páginas, não é muito grande e pode ser lido sem problemas ao longo das horas livres em uma semana.

Sugestão para quem quer ler e praticar investindo: comece lendo um livro introdutório sobre investimentos (você pode aprender também por meio do nosso Manual do Investidor), acompanhe um pouco alguns tipos de investimentos (principalmente aqueles do mercado acionário, já que o livro se trata disso), acompanhe as ações  de algumas empresas que lhe interesse e, então, comece a ler este livro, praticando aos poucos (e sem pressa) tudo o que ele fala!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

6 comments

  1. Aumenta visitas says:

    Muito bom artigo, já estou começando a estudar o Manual do Investidor, vlw.

  2. GaroW says:

    Opa! Olha eu aqui de volta. Fiquei um tempinho afastado do blog cara, desculpe-me! Mas já estou de volta o/

    Já que o assunto é Warren Buffett (meu ídolo) não poderia deixar de comentar. Até mesmo pq já tive a mesma curiosidade que vc, meu amigo. E adivinha o que encontrei? rsrs

    “A Bola de Neve. Warren Buffett e o negócio da Vida.”

    Ainda não terminei de ler, mas até onde estou está muito bom. Dá pra entender legal como é a vida do maior investidor do mundo xD

    Cara, eu não tenho seu e-mail ainda =/ (Que vergonha) Teria como me mandar?

    Grande abraço!
    Sucesso!!!

  3. Felipe says:

    Sumiuuuuu!
    Onde se meteu? Estou a sua procura no msn hehe!
    Acabei por encontrar seu blog pelos históricos, ótimas postagens! O design continua meio sombriu, mas ótimo site!
    Abraços

  4. admin says:

    Olá Felipe, tudo bem?

    Pretendo mudar o layout (na verdade, pretendo manter o mesmo, só que mudar as cores escuras para outras mais claras), só que na louca corrida da vida, acabo por privilegiar mais a produção de conteúdo pois, no fim das contas, é isso aqui que mais ajuda o pessoal, não? 😉

    Fico feliz que tenha gostado deste artigo. Até agora, só escrevi aqui neste blog duas recomendações de livros. Há outras no Giga Mundo e outros livros que li mas ainda não analisei e resenhei, com o tempo vou publicando aqui.

    Seja bem-vindo e sinta-se em casa!

  5. Felipe says:

    Christiano,
    Obrigado pelas boas vindas 🙂
    Mas ainda estou tentando me comunicar com você através do msn!! Tenta entrar está segunda ou terça, ficarei online todo o periodo da tarde e noite!
    Abraços

  6. admin says:

    Opa, GaroW, tudo bem? Seja bem vindo de volta! 🙂

    Desculpe-me não ter publicado seu comentário antes – o Akismet classificou seu comentário como SPAM e só agora percebi! Maluquice desse plugin, às vezes (mas ele é muito útil, minha vida é bem mais calma aqui graças a ele 🙂 ).

    Quanto ao meu email pessoal, vou enviar-lhe um email agora para que tenha, ok?

    Chegaram alguns livros novos meus (claro, um deles sobre ganhar dinheiro 🙂 ) e acabo de descobrir que até já há versão em português de alguns deles (compro de fora, pela Amazon)! E o pior é que demorou um século para chegar… 🙁

    Vou procurar pelo livro que você citou nas livrarias daqui para dar uma lida assim que possível, valeu pela indicação. 😉

    Espero que esteja na corrida para ficar rico! A minha tomou uns atrasos, pois emprestei algum dinheiro, fiz a festa de primeiro aniversário de meu filho, aluguel de uma casa e compra de móveis para tal… Mas agora já vou voltar 120%. 🙂

    Lembre-se: o bom dessa corrida não é somente o que alcançamos lá na ponta, mas o que vamos ganhando no meio do caminho, como bons amigos que possuem interesses em comum, como todos nós aqui reunidos, em nosso “Clube do Dinheiro”. 😀

    Abração e até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *