Oportunidade #4: Consultoria Online

Muita experiência + vontade de ganhar dinheiro = serviços de consultoria online. Será que consegui explicar bem?

O que quero dizer com esta frase é somente uma das novas “modas” que estamos vendo se expandindo – a consultoria online. Até algum tempo atrás, consultoria em diversas áreas já era algo novo, o que dizer então sobre a possibilidade de atuar à distância, reduzindo assim custos com transportes, infra-estrutura e diversos encargos.

E isso dá dinheiro?

“Bem, se dá eu não sei, mas é uma extrema coincidência que o meu chefe é consultor… E é rico”

Essa frase reflete um pouco da imagem que muitas pessoas têm a respeito de consultores. Não obrigatoriamente o fato de ser consultor leva a ser rico, mas com certeza a equação é verdadeira:

Experiência no ramo +

Vontade de alcançar o sucesso +

Prestação de serviços +

Boa atividade administrativa

_________________________

Sucesso esperado

Lembrando que o “sucesso esperado” trata-se de alcançar aquilo que você definir como meta. E se sua meta for ganhar dinheiro, essa fórmula poderá trazer isso até você.

Certo, mas eu preciso de experiência… Experiência em que?

O primeiro tipo de experiência que você necessita é no ramo em que deseja atuar. Vamos a um exemplo…

Suponha que eu fiquei louco e decidi virar consultor em moda. Sabe o que entendo de moda? Nada. Com este perfil, quem contratará meus serviços? Ninguém. Quais as minhas chances de ganhar dinheiro? Muito poucas, quase nulas. Entendeu?

Na verdade, em todo e qualquer empreendimento é necessário que você compreenda como funcionam as coisas no mesmo e com a consultoria, independente de online ou não, as coisas não são diferentes.

Um erro que você pode cometer é o de imaginar que, por ser online, pode muito bem driblar isso e conseguir ir “se virando” até atingir um resultado razoável. Se você fizer isso, estará afundando sua carreira como consultor antes mesmo de começá-la.

Dependendo da área de atuação, o consultor é praticamente um “conselheiro” ou “crítico”, alguém pago para analisar algo e propor uma solução a um problema. Isso somente é possível se você tiver experiência real naquilo.

Em contrapartida, se eu decidir ser consultor em TI e prestar serviços para empresas que desejam começar a informatizar parte de seus processos e negócios mas não sabem por onde começar, com certeza teria um desempenho muito melhor. Tenho bons conhecimentos em análise (e possuo um perfil bastante analítico!), formação acadêmica em Ciência da Computação e atuo em desenvolvimento de softwares há vários anos, de tal forma que posso muito bem analisar e determinar quais tipos de processos podem ser facilmente automatizados a fim de conseguir melhores resultados a custos baixos e em curto espaço de tempo (eu faço isso inclusive em meus negócios!). Estarei assim atuando como um bom consultor.

Sendo assim, aconselho a, em primeiro lugar, ter uma boa experiência naquilo em que quer prestar consultoria. Caso perceba que sua experiência ainda não é suficiente, aconselho a atuar na área por algum tempo, adquirindo assim mais experiência.

Além disso, você deve ter experiência suficiente para saber administrar a sua rotina de trabalho, já que estará trabalhando a maior parte do tempo de forma independente. Empresas não gostam de consultores que não conseguem atender a sua demana, principalmente por problemas administrativos.

É necessário registrar empresa?

Não, você pode atuar como pessoa física autônoma, neste caso, procure o plantão fiscal de sua cidade a fim de saber como requerer o alvará.

Caso você queira registrar uma empresa, é bom que procure primeiro informar-se sobre o melhor processo a seguir. Em minha opinião, um bom ponto de partida é o SEBRAE, órgão responsável por auxiliar as micro e pequenas empresas brasileiras.

Dicas para quem quer prestar serviços de consultoria

  • Escolha uma área onde você não somente tenha experiência de vários anos (tempo) e sucessos (projetos e decisões bem sucedidas) como também aquela em que goste de atuar, de conversar sobre;
  • Se atuando como pessoa física autônoma (ótima forma de começar!), você pode manter seu escritório em casa (o famoso home office), o que pode ajudá-lo bastante. Releia o artigo Preparando o seu ambiente de trabalho se for preciso;
  • Disciplina e atualização constante devem ser seu lema – nada pior do que você buscar um profissional como consultor e o conhecimento dele preceder à Era Jurássica (aos que “se perderam na palavra”, refere-se a um dos períodos pré-históricos);
  • Tenha um site descrevendo o seu trabalho, empresas / clientes que você possui, artigos relacionados à área de atuação (melhor ainda se escritos por você!) e que apresenta a máxima transparência em relação a como você trabalha, independente de você atuar com consultoria online ou não, assim seus clientes terão mais um modo de conhecê-lo e encontrá-lo. Ah, você pode criar o seu site em um blog, se for de seu interesse, ou mesmo uma simples página em algum serviço gratuito, como o HubPages, Squidoo, etc.
  • Se você é um consultor e trabalhar de forma online, suas experiências relatadas na web bem como o seu “portifólio online” contarão muito (a seu favor ou contra), então não se descuide deles!

Agora, é hora de ganhar dinheiro na Internet!

Se você já possui boa experiência, comece a arquitetar agora mesmo o seu espaço na web a fim de que clientes potenciais o encontrem. Lembre-se que o nome do seu site, isto é, o domínio que você escolher, importa muito nessa hora, então é bom que comece lendo o nosso artigo Quanto vale o seu domínio na web?

Você pode começar, por exemplo, oferecendo alguns serviços gratuitos para pequenas e médias empresas a fim de “criar nome”, ser reconhecido. Agora é com você: invista hoje mesmo eum seu futuro com consultoria online!

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como Ganhar Dinheiro na Internet]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *