Onde investir meu dinheiro?

Sobrou algum dinheiro do salário este mês após pagar todas as suas contas? Está cansado de consumir todo o seu dinheiro todo mês e nunca estar certo sobre o que acontecerá caso surja uma emergência amanhã? Está disposto a fazer seu dinheiro começar a trabalhar para você? Que bom, seja bem-vindo ao mundo dos investidores!

Isso mesmo, o que você quer fazer é exatamente isso, investir seu dinheiro, de forma que o mesmo possa gerar-lhe muito mais benefícios no futuro. Mas agora que você já sabe que o que você deseja é investir, vem a próxima dúvida: onde investir meu dinheiro?

A forma como você irá investir o seu dinheiro dependerá de diversos fatores, alguns deles são:

  • O que você deseja fazer com esse dinheiro (adquirir um carro, dar entrada em uma casa ou apartamento, ter uma aposentadoria mais tranquila e proveitosa ou pagar a universidade do seu filho)?
  • Quando você precisará desse dinheiro (seis meses? Três anos? Vinte anos?)?
  • Quanto você está disposto a investir mensalmente?
  • Qual a sua aversão ao risco, isto é, como você reagiria caso perdesse parte do que aplicou (aceitaria como parte do aprendizado ou sofreria um ataque cardíaco)?

A partir de perguntas como estas podemos ter uma melhor ideia do seu “tipo”, o seu perfil de investidor. Há basicamente três tipos, de acordo com a tolerância ao risco, que são os investidores conservadores, moderadores e os agressivos.

Se você está muito confuso com tudo isso ou está começando agora, aqui vai a dica: comece considerando-se um investidor conservador, mantendo a maior parte de seus investimentos (senão todos) em aplicações de renda fixa como caderneta de poupança, certificados de depósito bancário e títulos públicos. Além disso, se seu objetivo é a muito longo prazo (acima de 15 anos), como o pagamento da faculdade de um filho que acabou de nascer ou um reforço para a sua aposentadoria, então você pode incluir também a previdência privada em sua “carteira de investimentos”.

Para quem tem um perfil agressivo e está disposto a correr algum risco, temos as ações, operações em forex trading ou investimentos em commodities, como investir em ouro. E se você está a se perguntar “como vou saber se possuo um perfil agressivo e estou pronto para tais investimentos?”, não se preocupe, na hora certa você saberá.

O mais importante é que você comece hoje mesmo, dê o seu primeiro passo investindo em algo, mantenha tal investimento e desenvolva a disciplina para investir sempre mais, mês após mês. Assim, você estará no caminho para o seu sucesso financeiro!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *