Apesar de todo mundo ouvir falar em investimentos, caderneta de poupança e ações, nem sempre sabemos o que compreende o termo investimentos financeiros.
Investimentos financeiros são operações de compra e venda de ativos conhecidos como títulos financeiros, geralmente empregados por bancos, instituições financeiras e bolsas de valores, visando o lucro por meio da valorização ou taxas de rendimento gerados pelos mesmos.
Tipos de investimentos financeiros
Comumente, tais investimentos são divididos em dois grupos: investimentos em renda fixa e investimentos em renda variável.
Investimentos em renda fixa são investimentos atrelados a algum indice ou juro fixado, de forma que o investidor saiba, antes mesmo de investir, como calcular o seu rendimento. Eles podem ser divididos em pré-fixados, quando o juro é conhecido desde o início, ou pós-fixados, geralmente atrelados a algum índice cujo valor só pode ser conhecido com o decorrer do tempo.
Já os investimentos em renda variável são investimentos que não são atrelados a um índice fixo, geralmente aplicando o dinheiro em algo de valor bastante variável, como ações de uma empresa, moeda estrangeira (forex trading) e aquisição de commodities.
Abaixo, uma lista com alguns dos principais investimentos financeiros:
- Caderneta de poupança;
- Títulos do tesouro;
- Certificado de depósito bancário;
- Previdência privada;
- Commodities, como ouro e petróleo;
- Moedas estrangeiras, como dólar e euro;
- Letra de câmbio;
- Fundos de investimentos;
- Ações.
Em outra oportunidade, falaremos mais a respeito de cada um dos principais investimentos financeiros citados aqui.