O que fazer com 100 mil reais?

Todos nós sonhamos em ter uma razoável quantia em dinheiro em nosso poder, muitas vezes pensando em formas de gastá-la, mas será que simplesmente gastar todo o dinheiro com itens para consumo pessoal é a melhor escolha? Por exemplo, você saberia o que fazer com 100 mil reais que recebesse “de repente”, por exemplo, como uma herança ou um prêmio de loteria?

Claro, a decisão quanto ao que deve ser feito deve levar em conta seu panorama financeiro e planos para o futuro. Vamos falar agora de algumas opções…

Se você está endividado…

Obviamente a melhor decisão é primeiro quitar as suas dívidas, afinal de contas devido aos juros compostos o montante devido pode crescer muito mais rapidamente do que você poderia esperar ganhar por meio de investimentos em renda fixa ou certos tipos de negócios.

Então, se você possui várias dívidas que já estão “bolando”, então a melhor ideia é realmente quitá-las, assim você poderá ter uma vida muito mais tranquila, e se sobrar algum dinheiro após quitá-las (e eu realmente espero que sobre!) então poderá seguir com alguma das dicas abaixo.

Se falta pouco para quitar o financiamento de sua casa…

Então pode ser uma boa ideia terminar de quitar a mesma, ficando assim livre dessa despesa mensal. No caso de financiamento de imóveis, os juros são geralmente menores que os de outras opções, como cartões de crédito ou empréstimo pessoal, por isso nesse caso você precisa avaliar se quitar o seu imóvel é realmente a melhor ideia ou se seria mais interessante investir tal capital em um negócio.

A vantagem de quitar um imóvel que falta pouco de seu financiamento para ser completado é liberar o seu orçamento para novas possibilidades – você poderá, por exemplo, financiar um novo imóvel “na planta” e utilizar o mesmo como forma de ganho de capital (vendendo-o mais tarde) ou como fluxo de caixa (alugando-o).

Se você possui um perfil conservador…

Pode investir os 100 mil reais em opções de renda fixa, como títulos públicos, e assim usufruir dos juros para a realização de viagens de férias anualmente.

Essa opção muito agradável em minha opinião, pois lhe permite liberar seu orçamento dedicado a tais períodos de relaxamento para outras opções, uma vez que a diversão de sua família já estará garantida. Se considerarmos um rendimento médio mensal de somente R$ 500,00 (títulos públicos devem conseguir algo bem melhor que isso), teríamos então pelo menos R$ 6.000,00 disponíveis todo ano para nossas férias – mais ou menos o custo de um cruzeiro de 4 a 6 dias para dois adultos e uma criança de três anos (“opção premium”) ou duas viagens por ano para alguma cidade brasileira (opção mais popular). Fica a seu gosto!

Se você possui um perfil mais agressivo…

E acredita que não precisará desse dinheiro por um bom tempo, pode-se usar de uma parte dele (cerca de 30%) para a aquisição de ações e então começar a monitorar o mercado para encontrar novas oportunidades.

Apesar de ser uma opção capaz de fazer seu dinheiro crescer bem mais rápido, é também a opção que leva muitas pessoas a perderem dinheiro e desesperarem-se, por isso não aconselharia fazer isso com dinheiro que você não possa perder. Sim, eu sei, há muitos cursos sobre investimentos por aí que prometem mudar nossas vidas, mas eu sempre estou com um “pé atrás”, pois o mercado acionário não é sempre racional e muitas vezes apresenta resultados quase aleatórios, então é bom não arriscar muito!

Se você tem uma ideia na cabeça…

E acredita que esse dinheiro pode ajudá-lo a realizá-la… Por que não? Aproveite a oportunidade e crie seu novo negócio, tenha seu próprio empreendimento, agora, antes de começar, é bom avaliar umas três ou quatro vezes se a oportunidade é realmente boa!

E se você possui 100 mil reais para fazer o que você bem quiser, aconselho-o a encomendar os serviços de algum consultor em suas etapas iniciais para evitar ao máximo certos riscos inerentes de toda atividade.

Se você não tem uma ideia, mas quer começar um negócio…

Nesse caso, a melhor opção são as franquias. Uma franquia pode ajudá-lo a alcançar mais rapidamente os resultados que você deseja por oferecer ferramentas prontas, bem como toda a parte de “business intelligence” necessária para por o plano de negócios em prática – claro, isso dependerá e muito da franquia que você adquirir!

Certas franquias oferecem-lhe um plano de ação pronto e detalhado, porém podem engessá-lo muito, não permitindo que você crie e exponha seus próprios produtos, já outras podem não oferecer tantas informações assim, mas lhe permitem “dar a sua cara” ao seu negócio.

E se você já tem seu próprio negócio…

Então pode ser uma boa ideia investir um pouco do seu dinheiro nele para expandi-lo. Quando você o faz, provavelmente ficará de um a três anos sem ter aquele dinheiro de volta (tempo médio necessário pela maioria dos negócios para atingir o retorno sobre investimento), mas em contrapartida seu negócio irá faturar mais e isso poderá ser um resultado bem mais duradouro!

Há infinitas possibilidades sobre o que você pode fazer com 100 mil reais, estas são somente algumas delas, ordenadas segundo prioridade estabelecida por mim, mas espero que sejam suficientes para lhes darem alguma ideia do que você pode fazer.

E você, amigo leitor, já imaginou o que você poderia fazer com esse dinheiro? Comente!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *