O que é um blog?

O termo blog é uma contração de “web log”, em tradução livre, “registros na web”. Em outras palavras, blog surgiu como uma forma de manter registros publicados ou atualizados periodicamente em torno de um objeto específico, que pode ser a vida de uma pessoa, uma pesquisa científica, um projeto escolar ou conhecimentos referentes a um assunto.

No início, “caíram no gosto” de jovens que se utilizaram do mesmo como uma espécie de “diário virtual”, onde registravam acontecimentos de suas vidas. Não muito depois, diversos profissionais, empreendedores e cientistas passaram a ter blogs para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

E foi aí onde o blog como um meio de marketing ou negócio em si começou a crescer, pois os motores de busca indexavam e posicionavam muito bem o conteúdo de tais blogs – muitas vezes, em posições melhores do que sites tradicionais com conteúdo bastante reconhecido, porém com baixas taxas de atualização.

O blog ramificou-se em outros tipos, como o fotoblog, onde cada registro apresenta uma ou mais imagens, e o vídeoblog, onde cada registro é feito no formato de um vídeo. Nosso foco neste e-book são os blogs, mas muito do que você aprenderá aqui também servirá para fotoblogs e vídeoblogs.

Blogs tornaram-se tão populares que, o próximo passo na web 2.0 foi o surgimento de inúmeras plataformas de blogs – algumas pagas, muitas gratuitas e algumas dessas abertas. Atualmente as plataformas com maior destaque são a Blogger (antiga Blogspot, que recebeu novo nome após a aquisição da mesma pela Google), WordPress (plataforma de código livre) e Tumblr (plataforma recentemente adquirida pela Yahoo).

Muitos e-books discutem somente uma ou duas plataformas. Bem, tentaremos apresentar aqui como configurar blogs em cada uma das três principais plataformas, vantagens e limitações de cada uma delas, além de apresentar uma lista com outras plataformas de blogs que você poderá utilizar como parte de sua estratégia para fortalecer sua presença online.

Mas… Por que blogs?

Quando o assunto é blog, alguém logo pergunta: qual a diferença entre blog e website? Bem, um website é um conjunto de páginas construídas e mantidas com um objetivo específico. Sendo assim, há vários websites na Internet: yahoo.com.br, gmail.com, nutricaoemfoco.com e clube-do-dinheiro são apenas alguns exemplos.

Um website pode ter a função de ser um portal de notícias em geral (como é o caso do yahoo.com.br), um provedor de serviços de e-mail (como é o caso do gmail.com) ou mesmo ser um blog (nutricaoemfoco.com e clube-do-dinheiro.com são dois exemplos de blogs meus).

Sendo assim, um blog pode ser um website (quando todo o website é única e exclusivamente um blog) ou parte dele (quando o blog faz parte do website, mas há outras funções também). O Clube do Dinheiro e Nutrição em Foco, por exemplo, por muito tempo eram compostos somente por seus blogs, mas agora estamos expandindo os mesmos para terem também uma seção para perguntas e respostas, com o intuito de fomentar ainda mais a participação da comunidade.

Então, por que blogs? Por que blogs “emplacaram” tão bem frente aos motores de busca? Há diversas razões que podem ser apontadas, mas algumas das que vou destacar aqui são:

  • Estilo de escrita – muitos bloggers adotam um estilo de escrita único em seus blogs, de tal forma que seus públicos se identificam com o mesmo e assim preferem lê-los a buscar informações em websites que não “apresentam uma personalidade”, cujo conteúdo é passado de forma impessoal;
  • Espaço para discussão – blogs oferecem espaço para discussão por meio de comentários. Essa característica é tão importante que muitos websites (principalmente sites de notícias e informação) começaram a implementar sistemas de comentários em suas páginas também. Pessoas gostam de discutir sobre aquilo que lêem;
  • Organização cronológica – uma vez que as últimas publicações / atualizações de um blog são mantidas sempre no topo da página, torna-se muito fácil para quem o visita saber o que é realmente novidade naquele blog, diferente de um website, cujo conteúdo muitas vezes pode não ser organizado cronologicamente;
  • Frequência de atualização – blogs costumam ser atualizados com maior frequência do que outros websites. Claro, isso não é uma regra, pois você pode atualizar diariamente ou mesmo várias vezes por dia um website que não é um blog, mas as plataformas de blogs disponíveis hoje facilitam e muito a criação e publicação de conteúdo;
  • Distribuição – há muitas formas de distribuir o conteúdo de um blog para os seus leitores, principalmente se utilizar plugins e serviços que facilitem tal ação. Hoje, conteúdos publicados em blogs podem ser facilmente distribuídos via leitores de feed/RSS, e-mails, redes sociais ou mesmo por meio de outras plataformas de blogs.

Este artigo faz parte de uma série que compõe o minicurso Como Criar Um Blog De Sucesso]

Psiu! Gostaria de aprender sobre os benefícios de ter seu próprio blog bem como sobre blogs de nicho? Espere só até publicar o meu e-book! 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Douglas says:

    Excelente texto! Aguardando ansiosamente pelo ebook, criação de blogs será uma de minhas metas futuras para obtenção de renda extra 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *