O pós-vendas e a importância de fidelizar o cliente

O pós-vendas e a importância de fidelizar o cliente

Um fator muito importante e muitas vezes não lembrado por um empreendedor no momento de trabalhar com vendas é o pós-vendas e a importância de fidelizar o cliente. Isso porque um cliente fiel vale muito mais do que 10 clientes sazonais. Por quê? Porque, além de um cliente fiel comprar sempre com você, ele vai ajudar na propaganda boca a boca e ajudará com que você consiga mais clientes fiéis. É um ciclo no qual vale a pena investir.

Mas como investir na fidelização do cliente? Fazendo pós-venda. E como fazer pós-venda? Se preocupando com o cliente.

Há detalhes simples que podem ser feitos sem custos exorbitantes e que ajudam a fidelizar o seu cliente. Basta que haja a vontade de fazer esta fidelização e que seja feito um planejamento antes do processo de venda, o qual terminará com o pós-vendas.

Muitos vendedores acreditam que a venda termina depois que o cliente saiu com o produto da loja, mas e depois? Depois você tem que continuar tratando-o como um cliente, pois ele precisa voltar à sua loja e também indicá-la para os amigos e parentes.

Como fazer um bom pós-vendas

Existem diversas maneiras de fazer um bom pós-vendas e sua empresa pode optar por uma ou diversas formas de utilizar esta estratégia. Entre as mais comuns e de maior eficácia para as empresas estão:

1 – Criar uma Central de Atendimento

O famoso SAC pode ajudar a estreitar o relacionamento com os seus clientes, pois isso facilita a resolução de possíveis problemas e deixa o consumidor mais à vontade.

Por este canal, a empresa pode até mesmo receber opiniões e sugestões que a ajudarão na criação de produtos e serviços que atendam às necessidades do consumidor.

Quanto mais o cliente que fizer a compra estiver seguro de que há muitas formas de contato com a empresa, maiores são as chances dele fazer uma compra e ficar satisfeito.

Uma dica ainda é ter perfis nas redes sociais, para facilitar ainda mais esta comunicação com os clientes, já que a maioria está presente nas redes.

2 – Treine seus funcionários

Mas o que isso tem a vem com os meus clientes e a forma como posso fidelizá-lo? Tudo!

Sem profissionais treinados para fazer uma ótima venda não tem como ganhar clientes fiéis, não é verdade? Então os treine para fidelizar os consumidores.

3 – Tenha um cadastro de seus clientes

Um cadastro com histórico de compras, telefone, e-mail, data de aniversário pode ajudar em muitas ações de fidelização, como um e-mail de feliz aniversário, um brinde especial, etc.

Observe ainda o histórico de compras para lembrar ao seu cliente a hora de trocar o produto, por exemplo.

São diversas formas de fazer boas ações de fidelização. Basta ter criatividade e usar as ferramentas corretas para a pós-vendas.

Uma coisa interessante e que nem todos os empreendedores sabem é que fidelizar o cliente não significa somente que ele voltará a comprar novamente com você e nunca comprará do concorrente.

Por pensar desta forma, muitos donos de empresas e também simples vendedores não se preocupam com o pós-vendas, pois acreditam que, com a grande concorrência, ninguém vai comprar com você somente porque você vendeu bem, mas sim porque tem o melhor preço.Isso acontece ainda mais frequentemente quando o serviço ou produto é único e a pessoa dificilmente voltará para comprar outro.

A visão está errada. Além de ajudar com que o cliente escolha sua empresa para a próxima compra, o pós-vendas faz com que ele indique os seus serviços e produtos a outras pessoas (o famoso boca a boca). Por isso, independente de vender um produto ou serviço único, esta é a melhor forma de divulgar seus serviços: mostrando que a empresa se preocupa com o cliente.

Lógico que fidelizar, em um mercado tão competitivo, acaba parecendo conto de fadas para muitos empresários, mas pesquisas já mostraram que clientes satisfeitos podem voltar a comprar em sua loja mesmo que a diferença de preço em relação à outra seja um pouco maior. Conforme o tamanho da diferença, ele pensa: “Melhor comprar naquela empresa que já conheço e respeita o consumidor, mesmo pagando um pouco a mais, do que economizar agora e ganhar uma possível dor de cabeça depois”.

Por isso, invista firme no relacionamento com seus clientes e os torne parceiros da empresa. O pós-vendas e a importância de fidelizar o cliente pode trazer vários resultados para sua empresa e aumentar suas vendas.

Por Jeniffer Elaina

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *