O plano de negócios – parte 1

O que é o plano de negócios?

Ultimamente, muito se tem falado a respeito da importância da elaboração do plano de negócios. Seria ele somente um “item na moda” ou realmente é essencial?

Segundo o IAPMEI, o plano de negócios é o principal documento de estruturação de um projeto empresarial, isto é, deve servir como ferramenta base para a apresentação do projeto a pessoas e entidades externas, principalmente com o objetivo de conseguir financiamentos e/ou investimentos.

Você pode utilizar-se do plano de negócios para buscar investidores, parceiros, enfim, outras entidades que possam direta ou indiretamente contribuir com o negócio em si. Entretanto, o plano de negócios também deve ser visto como importante ferramenta para analisar a viabilidade do projeto, bem como quais devem ser os primeiros passos a serem tomados para a concretização do projeto.

Em outras palavras, um bom plano de negócios ajuda-o a analisar o seu negócio e diversas variáveis como um todo, tornando assim mais fácil identificar possibilidades de ganhar dinheiro.

O plano de negócios nas empresas brasileiras

Diferente de países como os Estados Unidos, onde o plano de negócios assume papel vital nos empreendimentos uma vez que é essencial para a busca por financiamentos e investimentos, o plano de negócios no Brasil muitas vezes é negligenciado, uma vez que não temos uma educação que cultive eficientemente o planejamento.

Entretanto essa situação bem mudando, na medida em que diversos órgãos governamentais bem como bancos e outras instituições financeiras passam a exigir tal documentação das empresas para atividades como a análise e concessão de crédito, por exemplo.

Tipos de planos de negócios

Há vários tipos de planos de negócios: planos estratégicos, planos de investimentos, planos de expansão, planos operacionais, planos anuais, planos internos, planos de crescimento, planos de produto, planos de custos, etc.

Se você observou bem, cada tipo de plano dá ênfase a um objetivo traçado, o que aponta quais componentes do plano receberão ênfase também.

Dentre os tipos mais comuns, encontram-se:

  • Plano inicial ou start-up plan – plano tecido nos primeiros passos (ou mesmo antes dos primeiros passos) de uma empresa como forma de melhor definir as linhas-guia para uma nova ideia de negócio;
  • Plano de expansão ou later stage plan – plano focado em uma área específica do negócio ou em um negócio secundário;
  • Plano de reestruturação ou turnaround plan – plano que analisa a situação atual da empresa e, conhecendo a nova situação almejada, define diretrizes a serem tomadas para que tal reestruturação ocorra com sucesso.

Composição do plano de negócios

Um plano de negócios desenvolvido para um negócio que vise o sucesso (como o seu, por exemplo 😉 ) deve conter:

  • Avaliação do mercado;
  • Avaliação da concorrência;
  • Avaliação dos clientes potenciais;
  • Análise do capital disponível para investimentos no projeto;
  • Expectativa de resultados;
  • Viabilidade do projeto (baseada nos itens anteriores);
  • Um roteiro de ações a serem desempenhadas.

Na verdade, um bom plano de negócios deve ser dinâmico o suficiente a fim de permitir seu uso para testar ideias (por meio da  viabilidade do projeto) bem como permitir sua atualização de forma periódica.

Quando confeccionando um plano de negócios, você pode analisar se o mesmo está sendo bem elaborado ou não buscando responder algumas perguntas fundamentais, como:

  • O documento é simples, de fácil entendimento e execução?
  • O plano é objetivo, com objetivos concretos e mensuráveis?
  • Inclui um modelo financeiro bem fundamentado?
  • O plano é realista, incluindo todos os elementos e obstáculos que devem ser analisados?

Em nosso próximo artigo, estudaremos mais detalhadamente a estrutura básica de um plano de negócios.

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe os minicursos Como Ganhar Dinheiro na Internet e Como abrir seu próprio negócio]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Fabiane says:

    Olá, tenho que elaborar um plano de negócios de reestruturação na área de finanças, mas não tenho nada em mente. Teriam alguma sugestão pra me dar?

  2. Jonas Manzan says:

    Olá Christiano, to com uns planos de abrir um negocio, gostaria se você tiver um tempinho, trocar umas ideias por e-mail ou conversar pelo msn… bem enfim se puder me contactar de volta agradeço.

    Abraço, e parabéns pelo blog acho de exelente qualidade e como você são poucos na net que tem compromisso e seriedade com esse tipo de assunto, sem querer tirar vantagem em cima das pessoa. Otimo trabalho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *