Não sabe empreender, mas quer investir?

Não sabe empreender, mas quer investir?

E aqui estamos de volta, com mais um artigo no Clube do Dinheiro! E desta vez acredito que o título Não sabe empreender, mas quer investir? seja bastante sugestivo para muitas pessoas. A escolha foi feita baseada no seguinte comentário de Julinha (publicado no artigo Dez dicas sobre como ficar rico):

Adorei o site! Vou me esforçar bastante para colocar todas as dicas em prática!
Tenho 22 anos, sou aluna de iniciação científica com uma bolsa de R$ 360,00 + R$ 100,00 de ajuda do pai e apesar disso, tenho um caderninho e daqui e dali, vou dando um jeito de juntar um dinheirinho.
Acho que não tenho muito jeito para empreendedorismo, mas adoraria aprender a investir para ver minha grana se multiplicar e poder investir em um apartamento para sair de casa! Gostaria de mais dicas!!!!
Valeu e parabéns pelo blog.

Olá Julinha, tudo bem? Em primeiro lugar, seja bem-vinda ao Clube do Dinheiro e fico feliz que tenha interesse no mesmo assunto que a gente – dinheiro. É como meu primo Anderson e eu comentamos: “porque o negócio é ganhar dinheiro!”. 😉

Mas em primeiro lugar, gostaria de fazer um comentário a respeito do seu comentário…

Quem sabe empreender? Qualquer um!

Vejo muitas pessoas comentando que não levam jeito para empreendedorismo… Será? Tanto o ato de empreender quanto o ato de investir exigem duas coisas muito importantes: aprendizado e atitude! Em outras palavras, tanto quando se decide empreender quanto quando se opta por investir não se trata de simplesmente de aplicar o dinheiro e “esquecer dele”. Se queremos realmente um bom rendimento sobre o mesmo, precisaremos estudar muito, estarmos sempre atualizados e aplicar as melhores práticas.

Sendo assim, o fato de achar que não leva jeito para empreender trata-se de como você se sente hoje em relação a isso. Lembre-se que empreender nada mais é do que realizar um conjunto de ações a fim de que um determinado objetivo seja alcançado. Você pode empreender um pequeno negócio ou uma ação solidária de Natal, por exemplo.

Para ficar mais claro, vou citar o meu primeiro empreendimento. Acredito que poucos sabem, mas o primeiro que desenvolvi foi um curso online. Minha experiência em empreender era zero, mas eu tinha interesse de lançar um curso de Game Design online, já que não haviam na época opções disponíveis. Foquei principalmente em muito conteúdo com horários flexíveis e preços bem baixos. A fim de garantir a qualidade do curso, eu mesmo elaborei todo o conteúdo do curso, estruturei as aulas e configurei o website. A seguir, percebi que precisaria divulgar o curso e não sabia como fazê-lo. Comecei então anunciando em comunidades do Orkut e fóruns sobre desenvolvimento de jogos. Quando dei por mim, a primeira turma estava com um número de alunos bem mais alto do que eu esperava e os alunos ficaram bastante satisfeitos com o curso. Eu estava empreendendo e nem sabia!

Então se você acredita que não leva jeito para empreender, talvez não tenha tentado de verdade ou não se interessasse por aquilo que estava empreendendo – quanto maior seu interesse, melhores serão os resultados. Então, antes de dizer que você não gosta ou não leva jeito para empreender, que tal pensar um pouco: o que você gosta de fazer ou estudar? Em que você é “expert” ou gosta de dedicar seu tempo livre? Como transformar isso num produto ou serviço interessante para outras pessoas? Haverá público suficiente para isso? Se sim, então você já estará no caminho certo para um bom empreendimento.

Certo Julinha, então esse é o meu primeiro conselho – se você acredita que não leva jeito para empreender, talvez só precise ver tudo com nova perspectiva e um passo de cada vez. Agora, sobre investimentos

Quero investir! Como começar?

Geralmente o pessoal espera já começar com ações, Forex Trading e outros investimentos que todos comentam render muito dinheiro, mas se já leu outros artigos sobre investimentos em nosso blog (principalmente aqueles focados em quem está começando), já deve saber que não recomendo começar com os mesmos, já que eles apresentam também altos riscos.

Em vez disso, sempre recomendo começar pela caderneta de poupança, por ser um investimento mais seguro, fácil e acessível a todos. Enquanto aplicando em caderneta de poupança, estude outros tipos de investimentos, principalmente aqueles de renda fixa e com poucos riscos, de forma a evoluir seus investimentos sem correr muitos riscos. Quando tiver uma reserva financeira que considerar suficiente para iniciar a diversificar quanto aos papeis, você poderá então aplicar parte de seu dinheiro em ações ou fundos de investimentos.

Enfim, algo planejado e paciente, correndo poucos riscos e garantindo um crescimento gradual de seu patrimônio líquido. Caso queira “acelerar o processo”, você precisará de um estratégia mais ousada, ciente dos riscos, e efetuar maiores depósitos.

A propósito, quem deve determinar qual o melhor valor a investir todo mês é você! Aperte o orçamento, veja quanto pode utilizar-se de seu rendimento para investir (ou até mesmo empreender, se mudar de ideia 😉 ) e comece hoje mesmo!

Entre em contato por e-mail caso deseje fazer um breve planejamento financeiro para você, ok?

E então, prontos para empreender e investir?

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Um comentário

  1. Felipe Roq says:

    Por acaso acabei por conhecer o site e achei muito interessante, eu estava pesquisando a respeito do perfil dos investidores home-broker para minha monografia de conclusão de curso. Eu já tinha algum interesse pelo assunto. Quando comecei a ler as matérias tratadas no site me interessei ainda mais. Gostaria de algumas dicas de como começar, já tenho algum dinheiro guardado e algumas aplicações em renda fixa, e meu foco agora seria investir na bolsa. Mas tenho muito receio por nunca ter investido em ações, o que suponho seja normal. Como começo? Desde já agradecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *