Micro franquias – como escolher a sua

As micro franquias são franquias pequenas que custam de R$5.000 a R$50.000 e são acessíveis a pequenos empresários devido ao baixo investimento. Porém, não adianta apenas levar em conta o baixo custo destes negócios para depois não obter sucesso com a sua empresa. É preciso avaliar alguns aspectos importantes antes de tomar uma decisão final e escolher a sua micro franquia.

Assim como qualquer outro negócio, a escolha de micro franquias deve seguir várias etapas:

1. Veja o valor que tem disponível para investir

Não adianta querer investir em um negócio se não souber quanto poderá pagar por ele, então tenha em mente o quanto pode investir para buscar soluções que estejam dentro de seu orçamento.

Sabendo quanto tem disponível, deverá avaliar quais micro franquias se enquadram neste valor. Liste-as para continuar sua análise.

Aqui vale uma dica: liste separadamente as micro franquias que se aproximam um pouco do valor que você tem disponível, pois, em alguns casos, esperar um pouco mais e conseguir este capital que falta é mais vantajoso do que fazer um negócio às pressas.

2. Separe as micro franquias por setores

Após ter uma lista das micro franquias que já possui capital para investir e das que estão próximas, separe-as através de setores.

Esta etapa é importante para eliminar algumas opções que estão dentro de setores que não gosta. Por exemplo, se você não gosta de café, elimine todas as opções de micro franquias que estejam relacionadas a cafeterias, e assim por diante.

Ao mesmo tempo que vai eliminar os setores que não gosta, enumere em ordem se prioridade cada setor, do que se identifica mais até o que se identifica menos.

3. Analise o mercado de cada segmento

Tudo bem que gostar e se identificar com o setor que irá trabalhar é crucial, mas é necessário também analisar o mercado de cada segmento na região que pensa em abrir seu negócio.

Para esta análise é importante considerar se o mercado para este setor já está saturado, se há muitos concorrentes, quais são e onde estão estes concorrentes, se há público-alvo disposto a consumir este produto e serviço e onde está este público e todas as demais informações que forem relevantes para o estudo do mercado local.

As micro franquias de segmentos que não possuem grande potencial ou é bastante duvidoso devem ser eliminadas e as demais devem ser enumeradas de acordo com o setor que possui mais chances de dar certo e o que possui menos chances.

4. Analise uma a uma das micro franquias

Depois de analisar tudo por setores, chegou o momento de desmembrar cada grupo, já que a lista ficou menor e mais fácil agora (não vá reclamar, pois se fosse no início seria muito pior).

Comece do setor mais promissor e pesquise sobre o tipo de negócio da franquia, valores de royalties, tempo de retorno, lucro estimado, etc. Vá colocando em uma planilha comparativa a fim de poder analisar os pontos positivos e negativos de cada uma, pois mesmo que apresentem o mesmo valor de investimento, se diferenciarão nas demais características.

5. Busque referências das melhores micro franquias escolhidas

Depois de fazer sua planilha comparando as micro franquias, com certeza achou uma com retorno mais rápido que a outra ou melhor lucro.

Pegue as que possuem mais benefícios e vá para a segunda etapa de análise individual, que é buscar referências sobre a empresa. Tente entrar em contato com outros franqueados, procure na internet e se aprofunde até achar uma que se destaque das demais.

Achou? Pois se uma em especial ganhou depois de analisar tantas micro franquias, por que não correr atrás da empresa e ver o que precisa para se tornar um franqueado?

Por mais que as etapas pareçam complicadas, elas poderão definir com mais certeza as chances de sua micro franquia dar certo e a viabilidade do negócio naquela região. Vale a pena se esforçar e fazer esta análise ao invés de ir apenas pelo preço e pela suposição de que pode ser um bom negócio, pois você gosta daquilo.

Escolher entre diversas micro franquias não é nada fácil, mas depois que tiver a sua preferida poderá ganhar muito dinheiro e ser seu próprio patrão com um negócio que está crescendo bastante atualmente. Já encontrou a sua? Conte pra gente!

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *