Meu grande erro ganhando dinheiro online

Olá amigos! O artigo de hoje traz mais uma vez um pouco de minha própria experiência ganhando dinheiro online e falará sobre o que eu faria diferente nos últimos anos se tivesse percebido antes meu erro – e, claro, você pode assim aprender com meu erro, muito melhor do que aprender errando, não é mesmo?

Ah, e antes de entrar na discussão em do artigo de hoje, gostaria de agradecer aos que entraram em contato sobre a vaga para ganhar dinheiro escrevendo artigos sobre saúde – foram poucos, mas o suficiente para encontrarmos uma pessoa que, assim espero, estará atuando conosco em alguns de nossos blogs por um bom tempo, não é Danielle Pereira? 🙂 Bem, aquela vaga então encontra-se agora preenchida e vamos torcer para que nossa parceria renda bons frutos.

Aonde estávamos mesmo? Ah, é! Eu ia falar sobre…

Meu grande erro ganhando dinheiro online

Não se enganem, todos nós, quando estamos a trilhar nosso caminhando ganhando dinheiro na Internet, cedo ou tarde cedemos a tentações e cometemos certos erros que, se não descobertos logo, podem nos custar muito. E acredito que meu erro foi responsável por um faturamento em 2012 de 25% a 50% menor do que poderia ter alcançado – é, e isso dói no bolso.

E que erro foi esse? Ainda em 2010, comecei a criar vários blogs ou sites de nicho. Na época, muitos estavam a ganhar bem com eles e apesar de exigirem um bocado de trabalho inicial, depois era praticamente auto pilot income! O sonho de todo mundo que quer ganhar dinheiro na internet, não é mesmo? 🙂

O fato é que não demorou muito para que modificações no Google Search (minha principal fonte de tráfego) fizessem com que tais blogs passassem a ser muito pouco visitados. Some a isso o fato de que passei a focar menos nos blogs e websites que já estavam ganhando e você perceberá que foi um grave erro, pois meus ganhos não cresceram adequadamente e comecei a gastar mais com registro de domínios e aquisição de ferramentas.

Para quem estiver começando um blog, loja virtual ou site de consultoria, minha dica hoje é: foque ao máximo em um empreendimento de cada vez! Somente quando o primeiro empreendimento estiver ganhando o suficiente para que possa mantê-lo e investir em outro, passe para o próximo, caso contrário, você acabará ganhando nada!

Muitos dos que se dedicavam a mini-sites de nicho hoje estão a ver “zero” em suas contas. No meu caso isso não aconteceu, pois sempre tive bons blogs onde dedico bastante atenção – aprendi a lição, e é por isso que estou reduzindo o número de blogs que tenho hoje.

Voltei a ter somente um site de jogos em flash, que apesar de ainda não ganhar o suficiente para manter-se, vou mantê-lo a fim de realizar alguns experimentos para conhecer melhor esse nicho – e tudo que funcionar para ganhar dinheiro com ele, compartilharei com vocês aqui. 🙂

E aqui vai uma dica toda especial para vocês…

Cuidado com os gurus (sejam eles verdadeiros ou falsos)!

Sim, há pessoas que realmente sabem como ganhar dinheiro, mas isso não significa que ele sabe a melhor forma de transmitir aquilo por meio de um curso, consultoria ou e-book. No ano passado, adquiri um e-book de uma pessoa muito conhecida por seus ganhos em Adsense. Segundo o(a) autor(a), tratava-se de um livro bastante avançado, com todos os conhecimentos necessários para alcançar-se de R$ 30.000,00 a R$ 50.000,00 por mês. “Ótimo!”, pensei, mas o e-book em si, até onde eu li, trazia somente conhecimentos bastante básicos e o que não era tão básico assim já era de meu conhecimento. Bem, espero em outro momento terminar a leitura do livro e que o mesmo não me decepcione!

Mas este ainda não é um caso tão ruim assim! Há um monte de pessoas vendendo e-books e cursos por somente USD 7.00 prometendo ensinar-lhe tudo o que precisam para ganhar dinheiro com blogs e e-commerce quando, na verdade, não se trata de um e-book PLR (às vezes levemente reescrito) que já existe há uns 10 anos! Em outras palavras, às vezes, fazer o que está ali escrito pode até mesmo prejudicar-lhe em vez de ajudá-lo!

Se algum guru prometer-lhe ensinar um atalho para ganhar muito dinheiro, faça um favor a si mesmo e “fuja para as colinas”! Quando você quer ganhar dinheiro online, dinheiro de verdade, atalhos geralmente não vão funcionar (ao menos não por muito tempo) e podem trazer-lhe grandes dores de cabeça. Eu mesmo venho percebendo que, sempre que evito a tentação de buscar um “atalho” e faço o meu trabalho real (que no caso é prover conteúdo de qualidade), consigo melhores resultados!

Bem, se você ainda está começando ou nem mesmo possui um blog ou loja virtual, talvez pense que tudo o que eu falei aqui não lhe é útil, mas se engana, pois é melhor estar atento a tudo isso no início e fazer certo desde o início do que desperdiçar oportunidades realmente interessantes!

Revendo uma apresentação de Darren Rowse (fundador e autor do ProBlogger.net), li uma mensagem muito importante e que espero nunca mais esquecer, nem mesmo por um minuto…

Se quer que seu blog seja seu negócio… trate-o como se fosse!

E em um negócio de verdade o ponto mais importante é a satisfação de seu cliente (juntamente com a promoção do mesmo, mas isso falaremos em outra hora)! Então, em primeiro lugar, garanta que seu cliente está realmente satisfeito, foque no mesmo e o resultado final será muito melhor!

E, claro, muita seriedade com o seu negócio, afinal de contas, se você espera ganhar dinheiro com o mesmo, é bom estar pronto para:

  • Investir dinheiro nisso – todo negócio exige investimentos;
  • Dedicar tempo e atenção – todo negócio precisa da atenção de seu empreendedor;
  • Esperar o tempo necessário para que os frutos apareçam – um negócio pode tomar até mesmo dois anos para atingir o ponto de equilíbrio, então não abandone seu negócio online só porque seis meses após ele ainda não paga todas as suas contas sozinho.

Isso realmente me faz pensar em como deveria ter dedicado uma maior atenção a alguns poucos blogs em vez de ter “entrado na onda” e criado tantos (cheguei a ter 60 domínios registrados!). Lição aprendida, espero fazer bem diferente em 2013. 😉

E quanto a você, amigo leitor, tem algum segredo aí também? Algum erro que cometeu em sua busca por uma renda extra online? Conte aí, estamos aqui para isso! 🙂

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *