Marketing Viral #1 – Be social!

Marketing Viral #1 – Be social!

Revisando um pouco os nossos artigos, percebi que há um tópico que nunca comentei aqui, apesar de sua importância: marketing viral. Mancada a minha! Estamos falando de algo em torno do qual gira muitas das estratégias de negócios não somente na Internet, mas também de grandes indústrias, como a automobilística, cervejaria, etc.

Sendo assim, eu precisava começar a falar desse assunto. Infelizmente, não sou um especialista em marketing viral – conheço os conceitos envolvidos, mas nunca empreendi uma campanha de marketing viral para algum dos meus blogs ou websites, então na prática, não tenho experiência relevante 🙁 . Mesmo assim, não queria privar meus leitores de tal tipo de informação, então decidi começar a escrever alguns artigos com algumas das melhores estratégias para um bom marketing viral – e começo hoje falando sobre o conceito “be social“, isto é, “seja social”, torne fácil aos seus leitores encontrarem seu conteúdo (e, claro, gostarem dele!).

Afinal de contas, por mais que desejemos alcançar bons SERPs (Search Engine Ranking Positions – Posições nos Rankings dos Motores de Busca) no Google, Bing e todos os outros motores de busca, isso nem sempre é possível. Mas isso não significa que você não deve estar buscando a cada dia fazer grandes avanços. Lembre-se: apesar da grande importância do SEO, esta não deve ser sua única estratégia de marketing digital. Sendo assim, que tal falarmos um pouco sobre o que você pode fazer a fim de continuar “subindo a escada” em seu nicho?

Comecemos analisando os sites de mídia social. Se você tivesse que dar uma resposta curta e definitiva quando perguntado por que sites de mídia social são tão insanamente populares, o que você diria? Você pode optar por uma palavra como “interativo” e essa será uma resposta interessante, pois é a natureza interativa de sites como Twitter, Facebook ou YouTube que os torna atraentes para muitos. Então, quando você está tentando criar um site popular, é isso que você deve lembrar: interatividade realmente vende.

Permita que as pessoas comentem e participem no seu site. Há várias formas de tornar o seu website/blog mais interativo. Você pode criar seções de votação, pesquisas e avaliações. Você pode incentivar comentários e discussões em fóruns. Entretanto, caso siga com a ideia de ter um fórum de discussão, tome muito cuidado com spammers (nosso fórum, por exemplo, sofreu um belo ataque e por isso já estou planejando desativar o mesmo indefinidamente 🙁 ). Você pode também lançar ferramentas e aplicativos úteis para os seus visitantes. Enfim, é hora de tornar o seu negócio viral e o primeiro passo é tornando-o interativo!

Marketing Viral #1 - Be social

Bem, continuando com essa mesma linha de raciocínio sobre as mídias sociais, vem a nossa segunda dica, que é apenas uma expansão. Você deve realmente “entregar a mercadoria” na era das mídias sociais da forma que o seu usuário espera, incluindo coisas como vídeos e podcasts em seu site. Claro, você não tem que se tornar um diretor ou editor de vídeos profissional e adicionar somente vídeos que você mesmo criou (embora produzir seus próprios vídeos possa ter um impacto muito maior na comunidade – e é divertido, eu mesmo gosto de criar meus próprios vídeos! 🙂 ). Você pode simplesmente usar os vídeos e podcasts mais populares e assim garantir que seu site continua atualizado e popular entre os seus visitantes. Em outras palavras, sites que compartilham vídeos podem ser um grande aliado seu. 😉

Uma dica que descobri lendo um pouco sobre o assunto: uma coisa que muitas pessoas negligenciam ao adicionar vídeos para o seu site é adicionar palavras-chave aos vídeos. Quando você enviar um vídeo para o seu servidor via FileZilla ou qualquer cliente de FTP que você esteja usando, você tem uma oportunidade de ouro para carregar o vídeo com tags descritivas. Infelizmente, eu não sei ainda bem como fazer isso, mas vou tentar fazer em meus vídeos e, mais tarde, tentarei explicar aqui como fazer. Este é um passo que você não deve ignorar (eu, pelo menos, não vou mais ignorar!).

Digamos que por um minuto você decida criar seus próprios vídeos (a good choice!). Você pode usar um editor como o Windows Movie Maker, e um conversor de FLV como Tippard para garantir que seus vídeos sejam devidamente editados e formatados corretamente para que possa ser bem reproduzido por qualquer pessoa, usando qualquer tipo de conexão. Vale lembrar que se você deseja gravar vídeos da tela de seu computador (com ou sem áudio a partir de microfone), você pode utilizar-se do CamStudio, uma ferramenta gratuita (as gravações de tela de computador já apresentadas aqui no Clube do Dinheiro foram realizadas usando tal programa)! Bem, se você já passou por todo este trabalho, seu site pessoal não deve ser o único destino para seus vídeos. Tire algum tempo para criar perfis em sites como Metacafe, Yahoo, YouTube, Dailymotion e outros sites similares, publique seus vídeos neles e crie uma maior presença de seus vídeos na web. Esta última parte tem sido muito negligenciada por mim, mas já estou tentando criar canais de vídeos em alguns desses websites para corrigir tal falha. 😉

E lembre-se: tornar seu negócio viral em 2012 não é uma opção e sim uma obrigação. É a única maneira inteligente de garantir que seus visitantes vão ficar satisfeitos com seus esforços. Estamos vivendo na era da mídia social, e seguir as dicas que você aprendeu aqui irá ajudá-lo a manter-se sempre atualizado e com mais visitantes.

E quanto a você, amigo leitor, que dicas gostaria de acrescentar neste nosso primeiro artigo sobre marketing viral, be social?

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *