Marketing social

Marketing social

Com tantos tipos de marketing que podem ser utilizados como estratégia de negócios, o marketing social também é outra forma de melhorar a imagem da empresa através de ações que façam um bem à sociedade de alguma forma. Daí o nome ser justamente marketing social, pois vai além das dependências da empresa.

As áreas onde pode ser praticado este tipo de marketing são as mais variadas possíveis, podendo ser na educação, nutrição, transportes, habitação, saúde pública ou outras que envolvam a sociedade e áreas de carência.

Mas eu nunca ouvi falar disso? Quer dizer o quê? Tem a ver com marketing e sociedade, mas o que um pode ter a ver com o outro? Calma, não precisa desesperar-se porque há uma forma fácil de entender isso. É só continuar lendo o artigo…

O que é marketing social

A ideia principal do marketing social é criar inovações que possam beneficiar a sociedade e solucionem algum problema que impacta diretamente no dia a dia. Dá para dizer que trata-se de técnicas de marketing que são utilizadas para persuadir o público-alvo (assim como nos demais tipos de marketing) através de uma campanha de conscientização que visa acabar com um comportamento que possa ser agressivo à sociedade.

O marketing social e o lucro

É lógico que, como toda campanha de marketing, o marketing social visa o lucro de alguma forma. Atualmente, é mais empregado na área de responsabilidade social e melhora significativamente a imagem da empresa perante o seu público-alvo, ajudando a fidelizar clientes e, consequentemente, induzindo a propaganda boca a boca e ganhando mais clientes e, claro, mais dinheiro.

Há ainda quem diga que é uma ação total genuína, mas nós, pequenos, médios, grandes ou futuros empresários, sabemos que tudo não passa de estratégia, já que nenhuma empresa vai investir tempo e dinheiro apenas por ser “boazinha”. Por mais que esteja com boas intenções ao criar uma campanha de marketing social, também está visando o lucro indireto, mesmo que não assuma claramente para não perder a essência do marketing.

Qual a diferença entre marketing social e marketing comercial

Simples assim: o marketing social induz a uma ação e promove uma mudança de comportamento, enquanto que o marketing comercial visa a venda de um produto ou serviço e induz a compra.

Dá ainda para dizer que o marketing comercial trabalha em cima do bem individual ao oferecer um produto ou serviço que é bom para você, enquanto que o marketing social trabalha para o bem de um grupo ou sociedade.

Objetivos do marketing social

Várias organizações, ONGs, Governos e empresas privadas estão adotando esta nova tendência de marketing social, já que as estratégias de marketing puramente comercial já estão ficando desgastadas e o consumidor não está mais aderindo tanto quanto antigamente a este chamariz.

Sendo assim, ao lançar uma campanha de marketing social, a organização (seja ela qual for) visar alcançar objetivos de mudança de comportamento, alteração de hábitos, compra de um produto que possa contribuir para o bem-estar social ou aceitação de uma proposta que beneficiará uma pessoa (que não seja você mesmo).

Quem já não viu alguma campanha, por exemplo, estimulando a utilizar sacolas retornáveis para colaborar com o meio ambiente ou plantar árvores, etc.? Se parar para reparar, o marketing social está presente em vários lugares e a todo tempo ligamos a TV ou o computador e nos deparamos com algum tipo de campanha assim. Só não sabíamos antes que isto era marketing social e podíamos até achar estranho uma empresa se envolver em algum tipo de causa, mas agora que já ganhamos conhecimento sobre o assunto, você pode cutucar sua mãe, pai, esposa, filho, cunhado ou até aquele amigo mala enquanto estiver passando uma campanha social na TV e dizer: “Isto é marketing social.”

Gostou, né? Então aproveite para pensar em alguma estratégia ou campanha de marketing social que tenha visto na TV ou internet. Pode ser algo recente ou até mesmo bem antiga (daquelas campanhas que a gente nunca esquece e vai querer contar até para nossos netos). Afinal, compartilhar conhecimento é sempre aprender um pouco mais sobre o assunto. E então, já lembrou? Conta aí quando viu esta estratégia de marketing social…

Por Jeniffer Elaina

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *