Marketing Mix

O Marketing Mix também é conhecido como Composto de Marketing e é muito importante em qualquer tipo de negócio para que todas as partes do mesmo estejam bem definidas e o sucesso seja alcançado. Popularmente, ele também recebe o nome de “quatro P’s” e nada mais é do que Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.

A importância do Marketing Mix está justamente na importância destes quatro elementos para uma empresa que, se não bem cuidados, nunca levarão um negócio ao sucesso. Conheça cada um deles para que possa fazer uma análise do seu negócio de maneira correta:

1. Produto

O produto também pode ser o serviço e trata-se do item principal que você vende. Se houver a comercialização de mais de um produto, todos deverão ser levados em conta no momento de avaliar este P.

Para certificar-se de que seu produto será um sucesso, fatores como características, quantidade produzida, qualidade, design e embalagem devem ser considerados para assegurar sempre o destaque deste produto perante seus concorrentes diretos e indiretos.

2. Preço

O preço está relacionado exatamente ao preço do seu produto, porém, não está limitado em apenas precificar o mesmo e ver o quanto deve custar, mas sim estudar maneiras de apresentar um preço justo com formas de pagamento eficientes que facilitem sempre para o consumidor no momento da compra.

Se haverá ou não desconto à vista, quais os cartões de créditos aceitos, qual o valor mínimo para parcelamento, entre outras coisas, são os itens a serem definidos nesta etapa do seu planejamento.

3. Praça (Ponto)

O ponto comercial, também conhecido como praça, nada mais é do que a localização correta do seu negócio, bem como a forma como o seu produto ou serviço será distribuído.

Lembre-se que, até mesmo uma loja virtual, possui um ponto, já que para chegar até o local é preciso digitar um domínio ou achar através das buscas do Google, ou seja, você precisa facilitar a forma como as pessoas te encontram e como os seus produtos podem chegar a elas mais facilmente.

Atualmente, com a grande concorrência em todos os setores, estar em uma praça ideal e cuidar para que seu produto esteja no local certo na hora certa são fatores que tornaram-se diferenciais e devem sempre receber atenção especial, assim como os demais P’s do Marketing Mix.

4. Promoção

O quarto P, porém não menos importante do que os demais, é a forma como seu produto ou serviço será divulgado para que as pessoas o conheçam e tenham interesse em realizar a compra.

Nesta parte entra não somente as propagandas, mas também a força de vendas disponível para fazer com que os produtos sejam vendidos.

Mas para que serve um Marketing Mix? O estudo deste Composto de Marketing ajuda na elaboração de estratégias que podem ser feitas sobre cada um destes itens, caracterizando o marketing estratégico (que será visto no próximo artigo). Sendo assim, todos estes itens devem ser detalhados em um Plano de Marketing a fim de que as melhores estratégias sejam analisadas a fim de melhorar cada uma destas áreas.

Porém, antes de definir as estratégias de marketing, é preciso saber os pontos básicos de cada P e saber que cada um relaciona-se a um C. Para o produto, a ligação direta é o Cliente, visto que o mesmo deve ser feito sempre de acordo com as necessidades e expectativas do seu público-alvo.

Da mesma forma, o preço relaciona-se com o Custo, que deve ser levado em conta no momento de realizar a precificação, assim como pode estar incluso até mesmo na logística (onde deve diminuir os custos e maximizar os lucros), mostrando como os 4 P’s estão ligados entre si, já que a logística fica por conta da praça.

E por falar em praça, está diretamente ligada à Conveniência, pois os clientes buscam lugares que lhe sejam convenientes para comprar um determinado produto ou serviço. Sendo assim, quanto mais conveniente parecer comprar naquele local, melhor as chances de promoção.

Já a promoção está ligada à Comunicação, pois nada mais é do que comunicar corretamente as vantagens de adquirir aquele produto e as facilidades, seja em relação a preços ou benefícios.

E você, já trabalha com o Marketing Mix em seu negócio? Se ainda não, vale a pena fazer um planejamento agora mesmo e ver como poderá melhorar seus resultados.

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *