Marketing empresarial

Marketing empresarial é nada mais do que as ações de marketing que são utilizadas no dia a dia de uma empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. Por isso é importante saber como utilizar esta ferramenta dentro da empresa a fim de buscar soluções e estratégias que possam ser inovadoras a fim de melhorar o desempenho da organização.

Definição de marketing

A definição desta palavra não é uma coisa relativamente simples, mas diversos autores tentam defini-la como:

“É a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.” (AMA – American Marketing Association – Definição 2008)

“É a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.” (KOTLER e ARMSTRONG, 1999)

“É um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”

Depois destes também há muitos autores que tentaram definir a palavra do marketing, mas acredito que dá para dizer que o marketing nada mais é do que uma troca entre uma empresa e um cliente, onde a empresa entrega um produto que ele precisa ou deseja e recebe de volta uma recompensa financeira. É por isso que para o marketing empresarial funcionar é preciso entender o que o seu consumidor quer, seja por necessidade ou simples desejo.

Como praticar o marketing empresarial

A melhor forma de começar a praticar o marketing empresarial é começar por fazer um plano de marketing. Neste plano, terão as informações importantes que definirão seu público-alvo, sua situação atual, metas e objetivos, para que possa criar as estratégias.

Lógico que fica difícil definir tudo em um pequeno resumo, mas para ter uma base e ver como não é difícil, mas bastante importante, veja alguns itens importantes do marketing empresarial que devem estar em seu plano de marketing:

Composto de marketing

Já ouviu falar dos famosos 4 P´s? Pois este é o composto de marketing importante no momento de praticar o marketing empresarial, pois irá definir a necessidade da empresa e ajudar na formulação de estratégias.

  • Produto: relaciona-se com a definição do que irá vender e como este produto ou serviço pode ser diferenciado, quais as garantias, etc.
  • Preço: nada mais é do que o valor justo que poderá vender o seu produto, desde que seja justo para a empresa e para o consumidor.
  • Praça: é o ponto comercial, parte tão importante do negócio, e também as diversas formas como seu produto será distribuído, seja pela internet, catálogo, etc.
  • Promoção: como fará a divulgação do produto? Qual a melhor forma de investir nesta promoção? Melhor trabalhar com quais mídias? Como fazer a abordagem correta da venda pessoal?

Você não pode bolar nenhuma outra estratégia de marketing sem antes definir todos estes pontos importantes do seu negócio.

Variáveis do marketing

Depois de conhecer os elementos importantes para cuidar do marketing empresarial, as variáveis do marketing devem sempre estar listadas para que o negócio esteja preparado para agir de acordo com o mercado.

Várias destas variáveis são incontroláveis e relacionam-se com o ambiente político e legal (proibição ou obrigatoriedade de algum item ou serviço, por exemplo), ambiente social, cultural ou demográfico (eventos diversos, problemas que afetam a sociedade, etc.), variáveis econômicas (preço do dólar), concorrência (o que a empresa concorrente faz que afeta diretamente o seu negócio), tecnologia (qual o novo sistema que foi inventado e pode atrasar ou adiantar o seu negócio) e muitos outros fatores que estão fora de sua empresa.

Ficar atento a estas variáveis é a melhor forma de preparar-se constantemente para o mercado e suas possíveis mudanças, já que uma empresa de sucesso está sempre atualizada e disposta a melhorar de acordo com o que o mercado exige no momento.

Ficar atento a estes itens importantes é uma boa forma de cuidar do marketing empresarial de sua empresa, mas, lógico, existem muitos outros fatores que devem ser considerados quando o assunto é este.

E você, como costuma trabalhar o seu marketing empresarial e quais as ferramentas que dão mais resultado para garantir o sucesso de seu negócio?

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Emanuel Ribeiro says:

    Acredito que o uso dos brindes personalizados também seja uma grande forma de fazer um marketing direto e indireto para alcanças novos e velhos clientes. Esse site tem alguns brindes personalizados bem bacanas, http://www.personalizacaovergueiro.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *