Harv Eker, Robert Kiyosaki, Gustavo Cerbasi e Tim Ferriss: Um objetivo, vários caminhos

Olá a todos! Continuando nosso curso de Educação Financeira, gostaria de apresentar a todos quatro consultores financeiros e autores de muitos livros sobre investimentos, finanças pessoais e negócios que, em minha opinião, merecem grande destaque: Harv Eker, Robert Kiyosaki, Gustavo Cerbasi e Tim Ferriss.

No artigo anterior, Livros para desenvolver sua educação financeira, nós falamos sobre algumas das mais importantes obras destes autores, dando-nos, assim, a oportunidade de criarmos nossa própria “minibiblioteca sobre Educação Financeira”.

Todos eles são pessoas bem sucedidas e apresentam pontos de vista muito distintos entre si. Se são diferentes, significa que “alguém está certo e os demais estão errados”? Não necessariamente, como apresentaremos aqui.

Este artigo, então, visa apresentar ao leitor um pouco da visão de cada um desses consultores, o que o possibilitará escolher com qual deles melhor se identifica e então traçar o seu plano.

E então, vamos mergulhar nas mentes desses quatro ícones da educação e sucesso financeiro?

Harv Eker – Programe sua mente para o sucesso financeiro

Harv Eker traz um conceito bastante diferente daquele que vemos e ouvimos falar sobre dinheiro por aí – para ele, a inabilidade de gerenciar o próprio dinheiro nasce de uma incorreta educação quanto ao dinheiro, que leva a “programar a mente da pessoa” de forma completamente errada.

Desta forma, o jeito como lidamos hoje com o dinheiro se deve a um modelo mental que foi gradualmente moldado, começando na mais tenra idade de nossa infância. Não é de se admirar que se tal modelo mental for construído de forma errônea, então aquela pessoa terá uma impressão bastante distorcida sobre qual é o verdadeiro papel do dinheiro em sua vida.

O adulto que não consegue economizar ou investir pode provir então de um trauma ainda na infância quanto ao uso do dinheiro. Talvez a obsessão dos pais por economizar ao máximo e privar-lhe de realizar certos desejos tenha o conduzido a uma vida onde sempre busque saciar os prazeres instantâneos, em detrimento de melhor preparar-se para maiores conquistas.

O simples fato de explicar de forma tão simples e convincente algo tão importante quanto é a capacidade de nossas mentes de aprender e ajustar-se de forma favorável ou contrária a um determinado tema ja é por si só uma grande façanha, mas o autor decide ir mais longe e apresenta como podemos reprogramar nossas mentes a fim de que elas percebam de forma correta as boas oportunidades bem como saibamos dar o devido valor que o dinheiro tem naquilo em que ele importa.

Robert Kiyosaki – Invista em ativos para conseguir fluxo de caixa

Se Harv Eker traz considerável contribuição com o conceito de “reprogramação mental”, Robert Kiyosaki também emplaca vários novos conceitos e ferramentas, como os “quadrantes ESBI”, o “triângulo B-I” e a importância de distinguir ativos de passivos.

Resumidamente, ativos são coisas que podem nos trazer mais dinheiro. Uma casa que você alugue a outrém,  um negócio que está a faturar um bom dinheiro e investimentos bancários são exemplos de ativos.

Já um passivo nada mais é que aquilo que consome nosso dinheiro. O exemplo clássico , então, uma casa financiada: enquanto não quitarmos aquele financiamento, mais do nosso dinheiro vai embora.

Sendo assim, a máxima de Kiyosaki pode ser dita como sendo “aumentar a quantidade de ativos , reduzir a quantidade de passivos”.

Obviamente os ensinamentos de Robert não se limitam a isso e os principais encontram-se muito bem condensados em “Pai Rico, Pai Pobre” e “Conspiracy of the Rich”, sendo que neste último o autor traz um estudo bastante completo sobre a origem do dinheiro, sua importância e como aqueles que o possuem usam-no para fazer ainda mais dinheiro.

Gustavo Cerbasi – Planejamento financeiro envolvendo toda a família!

O terceiro autor quebra um pouco da “visão americana” em torno do dinheiro trazendo a discussão para algo mais perto de nosso dia-a-dia, respondendo a perguntas como “quanto devo poupar para alcançar uma aposentadoria melhor?”, “vale a pena comprar um carro?” ou “devo financiar uma casa ou continuar pagando aluguel?”, que estão muito mais perto da vida comum de todas as pessoas.

E por falar em vida comum das pessoas, este autor apresenta uma obra muito interessante e que recomendo para casais brasileiros que busquem uma maior liberdade financeira gradualmente – trata-se do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

É fácil perceber que os dois autores anteriores possuem um perfil mais agressivo enquanto que o perfil indicado por Cerbasi, principalmente quando a pessoa já possui uma família e outras preocupações, é sempre mais focado na construção familiar brasileira. 🙂

Timothy Ferriss – DEAL e Outsourcing são peças-chave para o futuro “new rich”!

O principal ponto divergente entre Tim Ferris e aqueles que citamos anteriormente neste artigo é a proposta das mini-aposentadorias: em vez de gastarmos dezenas de anos de nossa vida tentando ter tanto dinheiro quanto uma pessoa rica para só após começar a usufruir (geralmente quando não teremos mais energia para aproveitar realmente), que tal usufruir da vida de uma pessoa rica desde já, mesmo que não tenha todo o dinheiro que uma pessoa rica possui?

O autor propõe assim uma mudança radical no estilo de vida, levando você a romper com o esquema tradicional de trabalho para conseguir maior mobilidade e, assim, poder viver uma vida que jamas imaginara ser possível.

Tim Ferriss aponta como principal ferramenta para tal transformação o DEAL:

  • Definition;
  • Elimination;
  • Automation;
  • Liberation.

Além disso, três são os elementos mais importantes para esse novo estilo de vida: o tempo, o dinheiro (receita mensal proveniente de seu trabalho ou negócio) e a mobilidade, que lhe permite estar em qualquer lugar sem que isso prejudique seus negócios.

Como disse, Tim Ferriss não aborda Educação Financeira diretamente, mas a proposta de completa mudança de vida é tão tentadora e interessante que decidi incluí-lo aqui, assim aqueles que se interessarem saberão onde procurar mais informações.

E agora, qual deles seguir: um ou todos?

Em alguns pontos, eles podem parecer excluir-se mutuamente – quem leu Os Segredos da Mente Milionária sabe que o autor valoriza a disciplina como forma de romper o paradigma da programação mental e assim alcançar um novo patamar, já Tim Ferriss parece buscar um meio de reduzir o esforço do “new rich” em favor de uma vida mais agradável.

Entretanto, você não deve se deixar levar pelas aparências: apesar de em uma primeira instância parecer não ser possível combinar dois ou todos eles, você pode empregar todos em seu dia-a-dia, desde que saiba o momento certo para empregar cada conhecimento.

Bem, encerramos aqui esta primeira parte cheia de “pré-lições”. Na próxima parte, estudaremos a história do dinheiro, um pouco da mentalidade rica comparada à pobre e outros conceitos que fortalecerão ainda mais seus alicerces quanto ao assunto dinheiro. Até breve!

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o curso Educação Financeira]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

3 comments

  1. Paula says:

    Olá Christiano,

    Adorei seu site, tava precisando muito de um lugar assim, que explique para pessoas leigas do mercado financeiro como eu como ganhar mais dinheiro.
    Tenho o livro do Gustavo Cerbasi “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, acho que vou le-lo novamente.
    Estou lutando para quitar minhas dividas feitas para o casamento e o apartamento que foi financiado, para poder começar a investir meu dinheirinho e faze-lo trabalhar pra mim … rsss

    inté !

    Paula

  2. admin says:

    Olá Paula, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado de nossos artigos! E saiba que está no caminho certo quando decide quitar suas dívidas e fazer o seu dinheiro trabalhar por você – esta é a melhor forma de buscar comodidade e segurança em sua vida sem afetar a qualidade de vida que deseja.

    Olá Artur, tudo bem? Agradeço a indicação do vídeo, já estou aqui, baixando, para assistir! 😉 Obrigado

  3. J Garfo says:

    Alo!

    Muito obrigado por compartilhar essas ideias milionarias.
    Sou docente, tenho uma empresa a funcionar ha um ano e tenciono abrir uma outra nos principios do proximo ano. So agora realmente senti a necessidade de uma Educacao Financeira seria!

    Aposto que ja leste sobre a administracao do dinheiro segundo T. Harv Eker, em que temos que abrir 6 contas (desde a conta para as necessidades basicas… ate A conta para doacoes). Gostaria de saber em que conta deposito o valor das minhas comissoes de vendas e bonus de salario/pro-labore. Divido de acordo com as percentagens nas respectivas contas ou deposito tudo na Conta da Liberdade Financeira? Aguardo um feedback.

    Obrigado!

    Abraco forte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *