Google Adsense x Programas de Afiliados

Muitos dos que começam a ter seu próprio escritório em casa e a querer trabalhar a partir dele enveredam pelo universo do internet marketing, que é por si só bastante variado. Hoje, gostaria de apresentar duas das opções para ganhos mensais que muitos estão empregando atualmente, o Google Adsense e outros programas de afiliados presentes na web.

Comecemos falando sobre o Google Adsense!

Google Adsense

Você sabe como ganhar dinheiro com Google Adsense? Sim? E por que ainda não está ganhando?

Pois é, esta é a primeira e melhor pergunta a se fazer sempre que ouvir-se dizendo para si mesmo que já sabe como ganhar dinheiro com isso ou com aquilo, mas que tudo parece não funcionar contigo: se você não está ganhando, significa que alguma coisa você não sabe ainda, caso contrário as coisas seriam diferentes, não?

Que tal conversarmos um pouco sobre o Google Adsense e algumas regras que você deveria seguir a fim de conseguir os melhores resultados possíveis?

Mas o que é Google Adsense?

Google Adsense é a plataforma de distribuição de publicidades do Google que aproxima os anunciantes dos webmasters e publishers. O Google Adsense tem sido uma revolução, uma vez que permitiu algumas coisas muito boas, como:

  • Um caminho mais fácil para que proprietários de pequenos websites e blogs conseguissem rentabilização por meio da venda de publicidades;
  • Disponibilização de diversas ferramentas para análise e acompanhamento dos websites a fim de melhor saber como está o desempenho de cada qual;
  • A contextualização dos anúncios, de forma que o webmaster terá em seu espaço anúncios relacionados ao seu conteúdo.

Não estou entrando aqui na discussão sobre quem foi o primeiro sistema a implementar cada uma dessas coisas, mas sim comentando que o Google Adsense consegue fazer as três coisas muito bem!

Há alguns anos, bloggers e webmasters perceberam que era possível rentabilizar seus espaços com tais mecanismos e serem favorecidos de diversas formas – desde que seguissem as regras! Desde então, mais e mais pessoas têm buscado esse sistema de publicidade a fim de ganhar dinheiro. Infelizmente, muitas dessas pessoas tentam empregar meios desleais, o que acaba por prejudicar o sistema (bem como na expulsão das mesmas, sem direito a apelação).

Entretanto, se você estiver bastante atento a como funciona tal sistema, você poderá ter bons rendimentos com ele.

Bem, vamos começar falando sobre como criar uma conta no Google Adsense…

Criando uma conta no Google Adsense

Aconselho a, em primeiro lugar, criar uma conta Google. Você consegue isso indo até qualquer serviço, como o GMail, e criando uma conta pessoal.

Após isso, vá para a página sobre o sistema Google Adsense e clique na opção para publishers (link do lado direito). Lá, clique no botão para criar a sua conta (e lembre de pedir para associar à sua conta Google).

Ele pedirá, claro, o endereço de seu website a fim de avaliá-lo se ele está apto a receber publicidades de seu sistema. Se você não quer perder tempo submetendo à toa, é melhor que o seu website se encaixe nas seguintes regras:

  • Ter ao menos seis meses de idade (mas é possível conseguir com menos tempo, dependendo da quantidade de páginas presentes no website, bem como do assunto disponível);
  • Haver uma boa quantidade de páginas – ao menos 15 a 30 páginas com bom conteúdo;
  • Não apresentar conteúdo ilegal – apologia a racismo, preconceitos, downloads ferindo direitos de copyright, etc.

Há várias outras regras, mas essas três são realmente essenciais!

Depois que conseguir sua conta Adsense aprovada, é hora de começar o trabalho em seu website / blog a fim de conseguir retorno.

O segredo real do sucesso ou não do Google Adsense se encontra em duas coisas: quantidade e qualidade de tráfego. Isto é, se você conseguir um grande volume de tráfego e o público que você recebe tiver interesse naquilo que é exposto nos anúncios, seus anúncios terão boa aceitação e você terá uma boa monetização por isso.

Vamos agora às dicas para que você consiga a tal quantidade e qualidade de tráfego?

Dicas para ganhar dinheiro com Google Adsense

  • O nicho de atuação de seu blog / website é essencial para o seu sucesso – blogs e websites que tenham uma boa autoridade (ou seja, com boas indicações em motores de buscas e websites referindo) e que tratam de “nichos caros” podem e geralmente conseguem melhor rentabilização do que aqueles com mesma autoridade mas que tratam de assuntos cujas palavras-chave sejam mais baratas;
  • “Conteúdo é rei”, já dizia o velho ditado. O conteúdo é que é realmente importante, pois se o seu conteúdo for realmente interessante atrairá mais visitantes. Sim, eu sei, todo mundo lhe diz isso, mas mesmo que você tente, as coisas não estão dando certo. Pense bem: seu conteúdo é realmente bom? Para que tipo de público? É o tipo de pessoa que visita o seu blog? E quanto às propagandas, o leitor percebe haver uma boa relação entre elas e o seu conteúdo? Sim, aqui está mais um ponto-chave, que é…
  • O relacionamento entre seu conteúdo e os anúncios deve ser o melhor possível – enfim, se as propagandas que aparecem em seu website não estão relacionadas com o seu conteúdo, muito dificilmente alguém se interessará por elas. Você saberá que os anúncios estão relacionados ao máximo com o seu conteúdo quando, ao ler as propagandas textuais, você perceber que o que elas abordam é realmente relacionado ao que está escrito em seu artigo, como se fosse uma extensão, um convite para que o leitor possa aprender mais (e assim, conhecer os serviços do anunciante);
  • SEO é realmente importante – se você não se preocupa com o SEO de seu website, é provável que você esteja perdendo excelentes oportunidades de ganhar mais visitas (e relevantes!) simplesmente por meio dessas técnicas;
  • Posicionamento dos anúncios também é fundamental – eles devem estar bem visíveis, na região “above the fold”, isto é, na área do browser visível sem que precise descer a barra de rolagem. O topo, lado esquerdo e região entre grandes títulos e conteúdo do website são as melhores posições;
  • Formato dos anúncios também é importante – os quadrados largos (300×250 e 336×280) são os que melhores convertem, seguidos por arranha-céus (160×600). Além destes, os Ad units “compridos”, posicionados abaixo de menus também recebem boa visibilidade;
  • E persistência – pode levar vários meses, até mesmo um ano ou mais, para você conseguir o primeiro pagamento do Google Adsense. Se você esmorecer, se você desistir, você não receberá tal dinheiro e desperdiçará toda a atenção e dedicação que você deu ao seu empreendimento. Persista e o dinheiro começará a entrar aos poucos, cada vez melhor.

Agora, falemos a respeito de outras opções de programas de afiliados, onde geralmente você ganha comissão por cada venda que seu blog ou website realizar.

Programas de Afiliados

Há muitas oportunidades para ganhar dinheiro na internet, mas é preciso tomar bastante cuidado, pois há quem se aproveite da ingenuidade ou pouco conhecimento dos outros a fim de explorá-los financeiramente. E uma oportunidade pra se ganhar dinheiro que ao mesmo tempo é interessante e exige cuidados são os programas de afiliados.

Falemos um pouco sobre ganhar dinheiro na internet e programas de afiliados, então.

Talvez você não suporte o seu chefe ou o seu trabalho, está procurando uma renda extra ou mesmo esteja desempregado. Não importa qual o motivo, há razões suficientes para você querer buscar novas formas de ganhar dinheiro que possam ser implementadas de qualquer lugar – até mesmo de sua casa. A web é um grande lugar para ganhar dinheiro, desde que se saiba como. Então você começa a se perguntar, como posso aproveitar-me dela, como posso ganhar dinheiro na Internet?

Se você está se perguntando quanto a isso, não se preocupe: todo mundo está. Este é com certeza um dos temas mais discutidos atualmente na Internet – basta ver a grande quantidade de blogs e websites que tratam desse assunto. Mas não precisa se assustar, pensando que isso é algo muito difícil ou mesmo impossível. Você pode ganhar dinheiro desde que seja bastante determinado e busque estar sempre aprimorando seus conhecimentos, dedicando tempo para desbravar novas estratégias e reforçar aquelas que já estão dando certo!

Você pode estar pensando, mas como posso fazer isso, se não tenho nenhuma experiência? Bem, conhecimentos e experiências podem ser adquiridas por meio de leitura e prática, da mesma forma que outras habilidades como cozinhar ou dirigir. Sendo assim, enfrentar o seu medo e buscar meios para aprender e praticar isso podem ser-lhe bastante úteis.

Programas de afiliados

Se você está interessado em ganhar uma renda extra, uma oportunidade que você não deveria desperdiçar são os programas de afiliados, marketing em rede ou marketing multinível (como você preferir chamar).

O que são Programas de Afiliados?

Um programa de afiliados é um programa (sistema) onde qualquer pessoa pode se inscrever como um afiliado. O afiliado poderá então receber comissões (opa, ganhar dinheiro! 🙂 ) segundo a execução de certas tarefas, como:

  • Marketing e venda de produtos e serviços de uma empresa associada ao programa;
  • Recrutamento de novos afiliados.

Outra coisa importante nesses programas é que você pode ganhar não somente segundo seu desempenho, mas também dos afiliados que você recrutou, o que o incentiva não somente a fazer a sua parte, mas também a incentivar e ajudar os demais a fazer a sua parte, já que todo mundo sairá ganhando.

Há vários programas de afiliados com muitas vantagens, mas deixemos para falar sobre os mesmos com mais calma e detalhadamente em outra oportunidade, ok? 😉

Minha opinião!

Há aqueles que só critiquem o programa de publicidades da Google e outros que o idolatrem. Qual a melhor escolha realmente? Você é quem poderá determinar a partir dos resultados obtidos por seus blogs/websites.

O ideal é que você possa testar todas as opções em seu(s) website(s) por tempo suficiente para alcançar resultados sólidos, quando então se deve manter as opções mais rentáveis e descartar as menos, não é mesmo? Então não perca tempo tentando entender se esta ou aquela oferta é realmente a melhor, experimente cada opção e determine por si próprio!

Geralmente, Adsense é a escolha de muitos iniciantes, que ao longo dos anos investiram na divulgação de programas de afiliados e, mais tarde, provavelmente estarão focados na criação de seus próprios produtos e serviços.

E para você, amigo leitor, o que você acha melhor: Google Adsense x Programas de Afiliados?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *