Ganhar dinheiro na Internet não exige Spam!

Após um bom tempo sem poder escrever em nosso uerido Clube do Dinheiro, estou de volta pronto para discutir mais um tema, na verdade, um alerta: ganhar dinheiro na Internet não exige spam, na verdade, spammers geralmente não ganham “um pedaço do bolo”.

Inicialmente, pensei em redigir mais um artigo do curso de Educação Financeira ou escrever mais um artigo respondendo a alguns comentários, como tenho feito ultimamente, mas quanto estava a olhar estes, percebi que dos 57 comentários acumulados, 14 eram simplesmente spam! Alguns disfarçavam muito bem suas intenções, a maioria nem se importava quanto a isso, mas de um jeito ou de outro, eram todos spam!

Mau e-marketeiro não ganha bolo…

O termo normalmente é Internet marketer, que não possui uma tradução direta em português (convenhamos que “marketeiro de internet” é feio demais!), de tal forma que estarei citando o profissional que atua no marketing de um negócio (virtual ou não) por meio da Internet como sendo um e-marketeiro, ok?

Enfim, lembro-me de ter lido em algum lugar a frase “mau game designer não ganha bolo…” e agora gostaria de usá-la aqui, onde a mesma cabe muito bem: quem se utiliza das técnicas de marketing pela web de forma indiscriminada e sem o menor bom senso acaba por não ter o retorno esperado.

Se você está tentando criar um negócio sério, tal spam acabará sendo ruim para você. Vamos supor que você faça spam via email… Para cada uma pessoa que acabe comprando seu produto dessa forma, quantas pessoas passarão a ter uma má impressão de seu negócio? Então se você possui uma loja virtual, já pode imaginar que tal estratégia pode ser mais maléfica que benéfica, não?

Se por outro lado você não possui um negócio sério e está a fazer spam com mensagens fraudulentas como “envie um real para as seis primeiras pessoas da lista e inclua seu nome no final”, qualquer “programa de marketing multinível” onde não há produto, exceto a “compra da adesão” ou qualquer outro esquema de pirâmide, por favor, você não espera ganhar dinheiro realmente sério com isso, não é? Está a perder seu tempo…

O verdadeiro jogo do “ganhar dinheiro na Internet” é um jogo de negócios…

Já publicamos aqui um curso Como ganhar dinheiro na Internet, onde falamos de forma clara e objetiva sobre como qualquer um pode desenvolver o seu próprio modelo de negócios na Internet. Apesar de termos dado alguma ênfase a blogs e e-commerce (onde podemos encontrar as lojas virtuais), há muitos outros tipos de negócios a serem trabalhados na Internet – e é o que mostraremos aqui em breve, quando atualizarmos aquele curso.

Todos procuram “macetes”, jeitos de gastar menos e ganhar mais dinheiro mais rápido. O que muitos esquecem é que ganhar dinheiro na Internet também é um tipo de negócio e você deverá dedicar-se como tal – e que o retorno pode demorar um pouco, como em qualquer outro negócio.

Os passos para qualquer negócio na web são…

  • Identifique qual tipo de negócio virtual interessa-lhe. Venda de produtos seus ou de terceiros? Portal de informações específico (um site de classificados, por exemplo)? Prestação de serviços como articulista?
  • Desenvolva sua ideia, analise a concorrência, o potencial de ganhos com a mesma, quais serão os esforços necessários para conseguir se destacar, a viabilidade de tal ideia, os passos que deve executar do zero até chegar ao sucesso, etc. Você pode não ter percebido, mas isso é a criação de um plano de negócios!
  • Adquira seu domínio e hospedagem. Muitos na Internet dizem que você não precisa dessas duas coisas – geralmente, tratam-se de pessoas que estão ali tentando vender-lhe um produto “milagroso”, dito ser capaz de fazer-lhe rios de dinheiro nas primeiras horas. Vai acreditar neles? A hospedagem pode ser comparada ao espaço físico de um ponto comercial e o domínio, ao endereço do local. Quão melhor forem esses dois, melhor para o seu negócio, não concorda?
  • Construa um negócio sólido. Se você quer uma loja virtual, agora é hora de montá-la. Há vários sistemas gratuitos e pagos de lojas virtuais. Se você quer somente divulgar seus serviços como articulista, crie um site apresentando seus serviços e a sua qualidade. E jamais considere que seu website está 100% – ele sempre precisará de melhorias, de atualizações;
  • Divulgue. Publicidade faz bem (gratuita, melhor ainda!). Busque parcerias estratégicas para divulgar se website e prepare uma boa estratégia de e-marketing (uma boa, não spam!). ma boa estratégia de marketing deveria conter os seguintes pontos:
    • Publicação de artigos em diretórios de artigos, outros blogs e websites a fim de conseguir mais locais apontando para o seu website e assim melhorar sua reputação;
    • Otimização do SEO on-page e off-page utilizando-se somente de práticas white hat;
    • Criação de uma lista de emails com double opt-in que contém somente pessoas realmente interessadas em seu negócio (mais uma vez, sem spam!);
    • E se vai comentar em outros blogs a fim de ganhar links, faça-o de forma coerente – leia o artigo em si e contribua construtivamente. Caso contrário, seu comentário será apagado. E só.

Pronto! Se antes a desculpa de que não se sabia como criar um negócio de verdade não era válida, agora tornou-se mais descabida ainda. Não é impossível começar um negócio virtual e é muito melhor do que essas práticas  indecorosas de spam.

Sei que quem fez spam aqui não lerá este artigo, meu objetivo é convencer os meus leitores a não fazerem o mesmo! E então, quer ganhar dinheiro na Internet? 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *