Fundos de investimento em 2012

Há alguns dias atrás, comentei a respeito da importância do venture capital no Brasil, que deverá crescer este ano, e o primeiro sinal seria o BNDES notificando publicamente que investirá até R$ 1 bilhão em private equity e venture capital até 2014. Hoje, lendo mais um pouco na web, percebo que não se trata de uma decisão isolada, e sim de um “movimento do mercado”.

Fundos de investimento em geral são conhecidos por manterem aplicações em diversos tipos de papeis, de acordo com o perfil de seus investidores. E segundo matéria do website Monitor Mercantil, Fundos de pensão modificarão sua estratégia a fim de ampliar seus investimentos. E esta não seria uma decisão somente destes, mas também de fundos de investimento focados no investidor conservador, que aplicam em papeis atrelados a índices (investimentos em renda fixa).

É interessante ler tais matérias, pois esse movimento do mercado pode nos ensinar algumas coisas. A primeira delas, como eu já havia comentado várias vezes por aqui, é que está cada vez mais vantajoso criar o seu próprio negócio do que mantê-lo investido em papeis de renda fixa ou mesmo investir na bolsa de valores (se você não tiver conhecimentos sólidos sobre o mercado acionário, claro). Fundos de investimento não criam novos negócios, entretanto podem investir neles e é isso o que eles estão fazendo. Muitos fundos estão afirmando que tal estratégia é importante para diversificar os tipos de ativos que possuem – e eles estão certos, basta lembrar do que Robert Kiyosaki comenta em seu livro “Conspiracy of the Rich” (o qual nós estudamos aqui mesmo, em nosso clube, capítulo por capítulo, lembram-se? 😉 ).

Muitos aqui concordam, mas poucos estão conseguindo encarar essa nova “onda”. E é aí onde está o perigo: por medo ou por não saberem como aplicar seu dinheiro, acabam por se protegerem em fundos de investimento em renda fixa (eu no meio! 🙁 ), que muito pouco rendem a mais que a caderneta de poupança.

Bem, resumidamente: durante 2011, os rendimentos de fundos de investimento de renda fixa de muitos bancos (ou pelo menos do Banco do Brasil, pois tomei algum tempo para analisar durante o ano passado as várias opções de fundos do BB) tiveram um rendimento médio líquido (isto é, após descontado imposto de renda, considerando-se um resgate no período de seis a onze meses após a aplicação) não muito alto em relação ao rendimento da caderneta de poupança. E com a queda da taxa Selic, é muito provável que esse panorama se mantenha.

Para quem já possui aplicações em fundos de investimento em 2012, talvez seja interessante mantê-las caso já estejam há mais de um ano lá, o que reduz a dedução tributária, mas quem possui menos tempo que isso, talvez possa pensar em outras opções de investimento. Ou talvez possa pensar em ter seu próprio negócio.

Entretanto, digo-lhe logo de antemão que nenhum negócio é “sem dor de cabeça”, que tudo flui positiva e naturalmente. As coisas podem não ser bem assim: no mês passado, por exemplo, conseguimos o melhor rendimento em um único dia da semana. Entretanto, no início de abril começou uma “queda generalizada” que nos levou a dias em que ganhamos somente metade (às vezes um pouco menos) daquele valor! Você acha que isso me deu muita preocupação e dor de cabeça? Pode apostar que sim! Mas isso é o que qualquer um que possui um negócio, seja ele offline ou online, terá aprender a lidar, pois faz parte do dia-a-dia!

Bem, resumo da ópera: eu vou preferir continuar com as minhas aplicações como estão, boa parte investidas em fundos de investimento e tendo o meu próprio negócio online. E é claro que meu negócio rende mais que o fundo, mas é óbvio que isso me toma muuuito mais tempo e atenção também!

E você, amigo leitor, diante de tantas informações e opções, como pretende reagir diante das decisões dos fundos de investimento em 2012? Como irá manter sua carteira de investimentos?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *