Fuja das pirâmides e esquemas “fique rico rápido”!

Olá a todos, amigos do Clube do Dinheiro! Podem entrar, puxem uma cadeira, sentem-se e vamos conversar mais um pouco (mais uma vez!). E dentre tantos temas a serem discutidos, uma “bomba” que começou a circular na Internet é a que merece um maior destaque: o fantasma das pirâmides financeiras e esquemas do tipo fique rico rápido.

Sim, provavelmente você já deve ter visto algum desses esquemas por aí, como foi o caso da Mister Colibri, uma empresa baseada em marketing multinível desmantelada pela polícia federal. Infelizmente, por mais que o esquema tenha sido desfeito e não possa criar novas vítimas, aqueles que caíram no golpe amargarão prejuízos por muito tempo, pois com certeza todo o dinheiro e esforço empregado ali fazem falta hoje!

Bem, o que me chamou a atenção hoje foi uma matéria sobre a TelexFree, outra empresa com forte apelo ao marketing multinível que está sendo muito, muito divulgada hoje. No caso, a matéria de Luis Nassif aponta que a SEAE (Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda está à espera do parecer da Procuradoria da Fazenda para acionar a Polícia Federal e o Ministério Público. É, parece que a coisa está feia mesmo! Pois é, parece que a coisa não está ficando nada bonita e talvez em breve milhares de divulgadores/afiliados perderão seus ganhos acumulados.

Não faz muito tempo, publiquei um artigo chamado Ganhar dinheiro com TelexFree? onde respondia à dúvida de um leitor que desejava saber se era um ótimo investimento ou uma grande dor de cabeça. Como mencionei lá, sou da “velha guarda” e se algo parece bom demais para ser verdade, então não é verdade. Fiz minha pesquisa de campo e indiquei a leitura de um artigo de Dani Edson, bem detalhado por sinal.

Os divulgadores/afiliados da TelexFree a defendem com unhas e dentes, apontando ser uma oportunidade de negócio real. A TelexFree em sua página oficial no Facebook já pediu aos afiliados para não mais utilizarem materiais criados por eles próprios e agora pediram para cessar as publicações de anúncios. É, a coisa não está nada bonita!

Em fins do ano passado realizei alguma pesquisa na web sobre pirâmides financeiras e esquemas ponzi já desmantelados pelo mundo e fico triste em ver que algo tão antigo não só existe ainda hoje, mas ainda consegue ganhar tanto dinheiro às custas de outras pessoas que sonham com a oportunidade de ter uma maior independência financeira. Amigos leitores, por favor, certifiquem-se de jamais deixarem isso acontecer com vocês ou pessoas próximas – é melhor ser o “chato certinho” do que mais tarde ter que consolar mais uma vítima.

E aqui vão links para algumas matérias recentes sobre

O fim do golpe da TelexFree – matéria do jornalista Luis Nassif, vale a pena a leitura para quem está pensando em “investir” nela.

Proteja-se dos financiamentos “bons demais para serem verdade” – matéria da revista Exame sobre certas oportunidades de financiamento de imóveis e outros bens que podem ser enganosas, citando a Associação Frutos da Terra Brasil (AFTB), uma organização que operava financiamentos habitacionais sem a concessão do Banco Central e agora está impedida de atuar.

Multi Click Brasil é fraude? Funciona? – artigo de Felipe Viana apresentando seu ponto de vista sobre a Multi Click Brasil, o qual considera uma possível fraude, além de apontar links para matérias em jornais que citam que investigações já estão sendo realizadas.

Sinceramente, sabe o que me deixa triste? Saber o quanto as pessoas gostam de ser enganadas. Há bastante tempo ofereço aqui no blog serviços como pesquisa de nicho, útil para quem está começando seu próprio negócio online, mas a procura é fraca. Publiquei algumas semanas atrás sobre a oportunidade de trabalhar conosco escrevendo artigos na área de saúde e a procura também foi relativamente fraca. Por quê?

Talvez seja porque em cada uma dessas oportunidades era necessário fazer uma “pequena coisinha”: trabalhar! Em nenhuma delas há a promessa de ganhos estrondosos fazendo algo tão simples quanto publicar um anúncio por dia ou por semana na Internet. Enfim, parece que muitos preferem a ilusão de que irão ficar ricos do que realizar um trabalho certo que, apesar de não os deixar ricos, pode representar uma renda extra muito útil para acelerar seus planos.

Bem, o recado está dado, quem for esperto, fuja das pirâmides e esquemas “fique rico rápido” e se já se meteu em uma bomba dessas, tenha ao menos a dignidade de não querer “arrastar” amigos, parentes e outras pessoas para o problema, ok?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *