Etapa dos investimentos

E aqui vamos nós à quinta etapa do curso de planejamento financeiro do prof. Elisson de Andrade, promovido por meio de seu e-book As 5 Etapas do Planejamento Financeiro! Foi uma jornada e tanto até aqui, então vale a pena lembrar as quatro etapas anteriores (principalmente para o caso de alguém ter perdido uma delas):

Etapa do convencimento pessoal

Etapa do conhecimento financeiro

Etapa da definição de objetivos

Etapa da mudança de hábitos

E agora que já tratamos de cada uma dessas etapas, chegamos finalmente ao ponto em que podemos decidir como melhor investir nosso dinheiro! Chamo a atenção de todos para que se perceba que o “investir dinheiro” é a última das etapas, necessitando primeiro de uma preparação pessoal muito sólida (convencimento, aquisição de conhecimentos, definição de objetivos e mudança de hábitos). É engraçado porque vemos muitas pessoas que não estão ainda bem preparadas perguntarem “como posso investir para ganhar mais dinheiro?”. Bem, se você acompanhou nossas discussões (principalmente por meio do e-book de Elisson, pois como disse, há muita coisa sendo abordada lá que não está publicada aqui!), então estará melhor preparado para escolher como investir seu dinheiro!

Vamos agora à nossa discussão, mais uma vez baseada em recortes do e-book…

Não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários. (p. 78)

A frase acima, atribuída a Warren Buffet, inicia o capítulo a respeito da quinta etapa, a etapa dos investimentos. E escolhi a mesma para iniciar esta nossa discussão porque ela para uma mensagem nas entrelinhas que vale a pena lembrar sempre: não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários… mas é preciso fazer algo para obter resultados!

É interessante lembrar-se disso porque muitas pessoas simplesmente não agem por acharem que não poderão fazer algo extraordinário, algo que lhe trará grandes resultados. Quantas pessoas você conhece que não poupam ou investem o pouco que lhes sobram porque “é muito pouco”? Eu conheço várias pessoas que possuem tal pensamento!

Se você investe pouco, você provavelmente terá resultados menores do que quem investe muito (veja bem, eu disse “provavelmente”, pois depende de vários fatores!), mas se você nada investe porque somente poderia investir pouco você não conseguirá resultado algum! Se não há investimentos não pode fazer o “dinheiro crescer”!

O que é preciso saber antes de investir?

  • Nível de conhecimento;
  • Risco;
  • Rentabilidade;
  • Liquidez;
  • Tributação;
  • Custos;
  • Alinhamento com seus objetivos;
  • Valor mínimo a ser depositado. (p. 81)

Prof. Elisson aponta oito componentes importantes para a determinação de um bom investimento. Sim, oito componentes! Pode parecer muito dizer que há oito coisas importantes a fim de determinar se um investimento é realmente bom ou não, mas se você analisar com calma vai perceber que esses oito componentes são realmente indispensáveis: se você analisar bem cada um deles antes de tomar uma decisão quanto aonde investir seu dinheiro, poderá fazê-lo de forma muito mais tranquila (lembrando que, quando se fala em investimentos, o livro As 5 Etapas do Planejamento Financeiro não se refere somente a investimentos no mercado financeiro, mas também em um negócio próprio e no mercado imobiliário!).

Talvez você esteja pensando “certo, mas e se na hora de escolher um tipo de investimento eu não analisar corretamente uma dessas variáveis e escolher uma opção errada, o que faço?”, bem para a maioria dos tipos de investimentos, uma opção errada não significa o fim de tudo e você ainda poderá aprender com aquela situação. Assim, se você escolher uma opção de investimento, aplicar o dinheiro e os resultados não forem bem os planejados, você deveria analisar tudo com calma e tentar descobrir qual das oito variáveis você subestimou ou superestimou em sua análise, definir como você pode corrigir tal erro e como não o cometer em outro investimento.

Alternativas de investimentos (p. 89)

A partir daqui, o autor toma as próximas páginas (até a página 95) apresentando cada uma das opções de investimentos disponíveis. Não vou ficar aqui repetindo o que ele já falou, afinal de contas se já foi dito por que repetir? Entretanto, gostaria de dar algumas dicas para quem está pensando em alguma das seguintes opções:

  • Ter o seu próprio negócio – se você quer ter o seu próprio negócio, antes de começá-lo é uma boa ideia participar de alguns dos cursos do SEBRAE (http://www.ead.sebrae.com.br ), eles são online, gratuitos e podem ajudá-lo a desenvolver seus conhecimentos de forma mais segura (em vez de aprender por “tentativa e erro” com seu negócio, desperdiçando assim muitos recursos financeiros). Além disso, você pode adquirir livros ou cursos online focados em determinados temas que serão essenciais para o seu negócio, como: marketing, finanças e elaboração de plano de negócios. Não inicie um negócio sem uma base razoável de conhecimentos nesses três pontos!
  • Investimentos em renda fixa – por mais que pareça fácil investir em tesouro direto, fundo de investimento e certificado de depósito bancário, é sempre bom desenvolver uma base sólida de conhecimentos para saber avaliar cada opção e assim determinar mais facilmente qual é a melhor para você. Como fazer isso? Você pode fazê-lo por meio de muita leitura de artigos e cartilhas (em formato PDF) na web sobre o assunto, sim, mas uma forma mais concisa é por meio de livros específicos sobre cada uma daquelas opções. E não adianta torcer o nariz, afinal de contas você quer ganhar dinheiro ou “quebrar a cara”, percebendo cinco ou sete anos depois que poderia ter ganhado cinco vezes mais se tivesse investido melhor em sua educação?
  • Investimentos em renda variável – onde a “grande vedete”, no Brasil, é a compra e venda de ações. E se você precisa ler um livro ou dois para investir em renda fixa, no caso de renda variável os riscos são maiores, então você precisa de um preparo muito maior! Um erro cometido por alguns é o de somente ler um livro ou dois sobre o assunto, dar uma olhada na opinião de um especialista ou outro sobre algumas ações e já sair investindo – é pedir para chorar mais tarde. Em vez disso, pesquise uma opção de curso interessante, preferivelmente que o ensine como melhor avaliar a empresa a fim de determinar se suas ações estão subvalorizadas ou supervalorizadas, depois disso, participe de algum dos simuladores de bolsa de valores que há na web. Somente quando tiver confiança suficiente e uma boa estratégia de investimentos você deve começar a investir!

Claro, você não é obrigado a seguir tais orientações, mas se seguindo tais recomendações (e com uma boa dose de cautela) ainda há riscos em todo tipo de investimento, imagine então quando se “mergulha de cabeça” sem olhar para onde se está indo, não é mesmo?

Minhas considerações finais sobre esse capítulo

E com isso encerramos a quinta e última etapa de nossos estudos! Nas considerações finais do livro, Elisson pede-nos para responder novamente às duas perguntas da Etapa do Convencimento Pessoal e em seguida comparar ambas as respostas. E devo admitir que eu mesmo fiquei surpreso, ao perceber que houveram pequenas variações também em minhas respostas, apontando que houve, sim, alguma influência do livro sobre meus (novos) conhecimentos.

Antes, minhas respostas estavam mais focadas em “satisfação de desejos com menores restrições” e agora percebo que houve uma alteração, um foco em “maior liberdade na tomada de decisões sem restrições”. Obviamente, esta foi a forma como assimilei o conteúdo e sua resposta muito provavelmente está diferente da minha, mas é bem provável que você também tenha percebido algum amadurecimento ou mudança de perspectiva em suas respostas. Reflita sobre elas, tente entender o porquê dessa mudança e o que você pode fazer agora que melhor compreende o tema.

Se suas duas respostas continuam idênticas ou não há alteração significativa, possivelmente você realizou uma leitura superficial do livro, não prestou muita atenção ao que lhe foi ensinado ou respondeu muito às pressas, sem refletir. Nesse caso, recomendo que volte a ler o livro todo outra vez, bem como a preencher um novo diário de bordo, então você poderá comparar ambos ao final.

E antes de encerrarmos nossa discussão, quero lhe fazer um desafio inspirado em Harv Eker. Em seu livro Os Segredos da Mente Milionária, ele nos pede para lermos seu livro DOZE vezes, pois a cada nova leitura aprendemos algo novo, na medida em que poderemos praticar ainda mais. No nosso caso, não vou estipular um número, em vez disso, desafio-o a voltar a ler o e-book do prof. Elisson e este nosso curso (ou o e-book criado por mim, para quem adquiriu o livro em nosso blog) dentro de quatro meses, desta forma, em um prazo de um ano, você terá lido ambos três vezes. Cada vez que voltar a ler, procure identificar e sanar os seus pontos fracos. Se assim o fizer, após um ano ou um ano e meio você terá uma educação financeira muito sólida!

Bem, agora é com você, e lembre-se: não adianta ler e não aprender. E não adianta aprender e não praticar. Você precisa ler, aprender e praticar!

PS: Com a conclusão do curso, concluí também o meu e-book “Estudando As 5 Etapas do Planejamento Financeiro”, elaborado como material para acompanhamento de estudos do livro original. Este e-book será distribuído gratuitamente para aqueles que adquiriram o livro do prof. Elisson de Andrade aqui, por meio de nosso blog (você pode fazê-lo clicando no banner na lateral direita). Quem já adquiriu o livro antes (houveram algumas aquisições assim que anunciei que teríamos tal curso aqui) também receberá esse e-book. Para adquiri-lo, basta enviar e-mail com os dados da compra (ID da transação) para:

christiano <ARROBA> clube-do-dinheiro <PONTO> com

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *