Escrevendo artigos pagos

Continuando nosso curso sobre Como ganhar dinheiro na Internet, vamos discutir agora sobre como ganhar dinheiro escrevendo artigos pagos, uma tarefa que, se você já possui ou planeja manter um blog ou website com bastante conteúdo, pode ajudá-lo a rentabilizar ainda mais, ao lado de seus anúncios em sites ou blogs.

Sim, é possível ser pago para escrever e/ou publicar artigos pagos em seu blog ou website. Prova disto é o blog do John Chow, que cobra cerca de USD 500,00 ( !!! ) por artigo. E com certeza ele não é o único a fazer isso, pois o Custódio do Dinheiro Oportunidade também escreve e publica artigos pagos.

O preço de um artigo pago, claro, varia de acordo com a sua experiência, tráfego que obtém com seu blog/site e perfil de seu público-alvo. Quanto maior cada uma dessas variáveis (no caso de perfil do público, quanto mais especializado e de acordo com o seu blog e a área de atuação do anunciante), melhor!

Bem, agora que já falamos um pouco sobre as expectativas de quem quer ganhar dinheiro escrevendo artigos pagos, que tal citarmos alguns passos (dicas, na verdade) importantes para o sucesso de sua empreitada?

Passo #1 – Tenha um público com interesses em comum com o anunciante que deseja alcançar

Dito de forma mais simples: se você possui um blog / website que trata de receitas culinárias, jamais espere conseguir artigos pagos sobre automóveis, uma vez que seu público estará, obviamente, interessado em receitas culinárias e outras coisas sobre cozinha e alimentação!

Parece bastante óbvio, mas nem sempre é. Uma outra forma de apontar isso é: se o seu blog / website não possui um nicho específico, tratando de diversos assuntos diferentes, é muito pouco provável que um anunciante interessado em um tipo de público específico queira publicar um artigo pago em seu domínio. Isso se dá pelo fato de que é muito mais interessante para ele uma audiência menor porém interessada no que ele tem a apresentar, do que uma audiência maior dispersa por interesses totalmente adversos.

Sendo assim, se você possui interesse em trabalhar escrevendo e publicando artigos pagos, deveria considerar a possibilidade de focar em um determinado nicho de mercado que você saiba que há grande busca dos internautas e que a disputa entre anunciantes é grande.

No caso de John Chow, por exemplo, ele foca seu blog e artigos em discussões sobre como ganhar dinheiro na Internet, de tal forma que publicidades e artigos pagos geralmente giram em torno desse nicho.

Passo #2 – Ganhe credibilidade em torno de seu espaço

Outra coisa a que deve atentar-se é quanto à sua credibilidade – se o anunciante não acreditar que seu negócio é sólido, conhecido e confiável o suficiente, por mais barato que seja o artigo pago, não será um bom negócio para ele.

Da mesma forma, se você perde credibilidade diante de seus visitantes, você começa a perder tráfego, levando-o a não conseguir fechar acordo com novos anunciantes.

E para ganhar credibilidade é simples: ofereça ao visitante aquilo que ele está procurando! Se o seu visitante está procurando uma determinada informação especificamente, apresente-a da melhor forma possível.

Tomemos como exemplo o nosso próprio blog, o Clube do Dinheiro. Muitas pessoas nos visitam procurando informações sobre as mais diversas coisas envolvendo dinheiro, desde tipos de investimentos interessantes a como ganhar dinheiro ou economizá-lo. Nós, então, fazemos sempre uma análise daquilo que nossos leitores mais procuram e buscamos falar sobre isso. Foi assim que surgiu o curso Como ganhar dinheiro na Internet – como uma forma de atender aos anseios daqueles que buscavam aprender mais sobre isso.

Ao construir credibilidade em torno de seu espaço, você começa a ter algo conhecido na blogosfera como autoridade, isto é, você passa a ser reconhecido e respeitado por aquilo que você discute.

E aumentar a sua credibilidade influencia diretamente o próximo passo, que é…

Passo #3 – Aumente o tráfego de seu espaço

Como nós comentamos, a quantidade de tráfego influencia diretamente quanto você poderá cobrar por artigo – não adianta escrever o melhor artigo do mundo, se o mesmo não for lido por um bom público, não concorda? John Chow, por exemplo, possui grande visibilidade na web, o que lhe permite cobrar USD 500,00. No caso de outros bloggers menores, mas também bastante conhecidos, preços de USD 25,00 a USD 50,00 são comuns. Obviamente, quem está começando poderá ter preços iniciais inferiores a estes.

A fim de conquistar tráfego, você pode seguir alguns passos:

  • Compreenda e aplique as técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca). O estudo de técnicas de SEO será o décimo quarto passo de nosso curso, então fique de olho!
  • Divulgue seu espaço (não importa se é um blog ou website) por toda a Internet, e consiga parcerias estratégicas para conseguir muitos backlinks (importantes para o SEO) e atrair novos visitantes interessados em seu conteúdo;
  • Mantenha o seu espaço sempre atualizado, com muito  conteúdo interessante – “The content is king”, é uma frase bastante conhecida por nós, bloggers;
  • Sempre procure oferecer aquilo que seus visitantes procuram, além de fazer pesquisas para encontrar outras perguntas e assuntos discutidos no seu nicho em que possa dar alguma contribuição.

Em minha opinião, SEO, conteúdo relevante e atualização constante são os três elementos-chave que levam ao crescimento do tráfego de um website ou blog.

Passo #4 – Exponha adequadamente que escreve e publica artigos pagos

Às vezes, podemos encontrar bloggers a reclamar que não são contratados para escrever artigos pagos, porém quando observamos seus blogs, percebe-se que é quase imperceptível o fato de que os mesmos possuem interesse nesse tipo de atividade. Se você possui interesse em um determinado tipo de atividade, deveria deixar isso claro o suficiente!

O seu blog / website é sua “vitrine” e você deveria saber aproveitar bem o espaço para atrair os visitantes com conteúdo interessante, mas também atrair anunciantes divulgando a possibilidade de terem um artigo sobre seu negócio ou produto publicado lá. Se ninguém souber que você quer fazer isso, ninguém poderá contratá-lo, não concorda?

A melhor forma de expor isso é por meio de um botão ou banner grande e atraente o suficiente para indicar a quem está lendo a página onde encontram-se informações importantes para quem deseja um artigo pago em seu blog. Dentre as informações importantes podemos destacar o número de visitantes únicos por dia / mês, perfil e interesse dos visitantes, de onde eles são, etc.

Inclua aqui também o valor do artigo, condições ou um meio de contato (telefone e email) para orçamentos ou fechamentos de negócios. Ofereça sempre as melhores condições e você poderá ter os melhores clientes.

_________________________________________________________________

Agora, com estes quatro passos, você deve estar apto a planejar-se caso tenha interesse em escrever artigos pagos. Ressalto o fato de que o preço dependerá e muito de usa experiência e de sua audiência e que, como em todo negócio, o retorno virá gradativamente.

Se estiver interessado em escrever artigos pagos, deveria explorar também os anúncios em seu blog ou website, bem como programas de afiliados, que estão sendo bastante lucrativos para alguns empreendedores da Internet.

E você, amigo leitor, possui experiência escrevendo artigos pagos? Se sim, contribua conosco comentando outras dicas!

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como Ganhar Dinheiro na Internet]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

5 comments

  1. Profissionais Web says:

    Interessante post, nós da Profissionais Web temos uma forma bem interessante para remunerar o articulista, leia mais informações em nosso site.

  2. andersonbarros says:

    Os artigos pagos são uma ótima fonte de renda sim, mas infelizmente, existem poucos em português, a maioria tem que escrever em inglês!! eu já utilizei o blogvertise, disponibilizam anúncios de $9 a $25, é uma opção, mas existem mais por aí ! quem sabe aparece alguns brazucas posteriormente !! abraços

  3. Paulo Renato says:

    Olá tenho experiência na área rural, precisamente em pecuária de corte e leite. Caso precisem de informações sobre como ganhar dinheiro nessa área entrem em contato.

  4. MILA says:

    Gostaria de saber sobre blogs para artigos pagos em português.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *