Economia, Negócios e… Ações da Petrobrás em Baixa?

Estou feliz. Não com a queda no preço das ações da Petrobrás, mas porque há muito não tinha tempo para dar uma lida em bons sites sérios sobre economia e negócios e hoje, quando tive alguns minutinhos aqui, decidi visitar um bom e velho amigo de todos os que gostam do assunto: o Estadão – Economia, antigo AE Investimentos, que parou de publicar a revista (para a minha tristeza), mas consolidou muito bem o website.

Decidi então hoje olhar algumas das matérias de seus blogs e posso dizer que fico feliz de ter o mesmo como referência – há realmente muita opinião e informação boa lá, e não, não estou sendo pago para dizer isso, gosto mesmo dele. 😛

Vários artigos lá me chamaram a atenção, inclusive um chamado Petrobrás em baixa nas carteiras recomendadas para julho, sob o qual gostaria de tecer um comentário…

Ações da Petrobrás em baixa… Isso é bom ou ruim?

Como já comentei anteriormente, comprei algumas ações da Petrobrás (a PETR4, para ser mais exato) e agora sou “mais um na torcida”. Neste período, já vi as ações subirem e descerem muitas vezes. Segundo o atual valor apontado pelas ações, perdi um bom dinheiro. Em que isso me afetou?

Em nada. O fato é que a queda dos preços é ruim para quem pretende vendê-las a curto prazo e bom para quem quer comprá-las agora. Em outras palavras, se o preço delas caem, pode ser um bom momento para comprá-las e esperar que se valorizem para então vendê-las, não é? E por que não há recomendação para compras?

Os corretores estão bastante cautelosos, pois sabem que a compra visando a venda em curto prazo (estime aqui em dias ou no máximo alguns poucos meses) só vale a pena quando é visível quando elas voltarão ao preço normal, quando então o investidor as venderia e realizaria seus lucros. Mas se você não pode estimar quanto tempo levará para voltar ao normal, será que comprá-las é um mau negócio?

Bem, isso vai depender muito do plano de investimento de cada qual! No meu caso, por exemplo, não poderei comprar novas ações agora, pois a entrega do meu apartamento já está bem perto (finalmente!) e eu tive que gastar um pouco do dinheiro que estava em caderneta de poupança para quitar o mesmo na entrega – sabe como é, gastos de última hora… (minha filmadora nova! 😀 )

Mas enfim, continuando… Se o que tenho agora não estivesse comprometido, é muito provável que aproveitasse o momento para comprar mais ações da Petrobrás. Lembrem-se que, no meu caso, foco no (muito) longo prazo, cinco anos ou mais, e espero conseguir algum rendimento nesse período por meio de ações que me rendam dividendos. E como todos sabem, Petrobrás e Vale são sempre lembradas quando se falam de dividendos.

Eu deveria comprar ações da Petrobrás?

Não posso dizer somente “sim” ou “não” sem acabar generalizando e, assim, cometendo um grave erro.

Depende de quanto tempo você espera manter suas ações, depende de como você quer rentabilizá-las, depende da necessidade de liquidez que tal investimento precise para você (se você necessitar resgatar a qualquer hora, com certeza ações não são para você!), enfim, muitos parâmetros!

É muito mais fácil você acompanhar o que outras pessoas dizem sobre seus investimentos, como eu faço por aqui, e o que elas esperam. Em algum momento haverá um “tick!” dentro de sua cabeça e você chegará a uma conclusão. Entretanto, posso garantir que muito mais aprendemos sobre ações quando “mergulhamos” nesse mercado do que quando somente lemos…

E você, amigo leitor, como encara a queda nas ações da Petrobrás?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Nichols says:

    Há três anos, comprei cotas, em um banco, de um fundo de investimentos de ações da Petrobras. De lá para cá, já perdi mais de 60% do valor inicial. Mas não vendo com a esperança de recuperação :(. Seria mais apropriado comprar ações diretamente em uma corretora? As cotas de fundos têm direito a dividendos?

  2. Camilla says:

    Olá. Encontrei seu site no google e estou adorando as dicas! Pretendo comprar ações da Petrobrás e mantê-las por cerca de cinco anos, mas não tenho muito capital para investir. Gostaria de saber a partir de quanto seria um bom investimento (não sei se influi, mas pretendo comprar através do BB). Muito obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *