Dicas para usar o Twitter em sua estratégia de marketing

Olá caros amigos e aqui vamos a mais uma discussão – novamente focada em negócios, novamente focada em marketing, mas desta vez utilizando-se do Twitter como uma ferramenta estratégica.

Até hoje, não falamos sobre Twitter Marketing, como essa estratégia de marketing vem sendo conhecida. Mas acredito que não falamos simplesmente porque temos falado pouco a respeito de marketing por aqui, então não vejo melhor hora para tocarmos no assunto por aqui! 🙂

Já comentamos aqui sobre article marketing, SEM e tantas outras estratégias, mas elas diferem do uso do Twitter principalmente pela forma como o mesmo trabalha:

  • Trata-se de microblogging, isto é, cada usuário pode escrever de forma resumida (em até 140 caracteres!) relatos, experiências e pensamentos que tivera ao longo de seu dia;
  • Trata-se de uma rede social, isto é, há um certo relacionamento entre os usuários (seguidores e “seguidos”) que facilita em muito a formação e interação entre diversos grupos sociais;
  • Permite a formação de canais, capazes de agrupar os relatos (chamados tweets) por assuntos ou interesses.

Há vários outros fatores divergentes, mas acredito que os três citados já são suficientes para o que queremos aqui.

Se você pesquisar na web, encontrará relatos sobre bloggers e internet marketers que se utilizam do Twitter com um grande êxito, e isso talvez o deixe bastante interessado, mas antes de falar sobre o que fazer em sua estratégia que tal falarmos sobre…

O que não fazer em Twitter Marketing!

Sim, porque costumo ver muitas pessoas fazendo o uso do mesmo de forma no mínimo equivocada. Vejamos alguns exemplos:

  • Escrever (“tweetar”) a mesma “propaganda” várias vezes ao longo do dia. Vamos a um exemplo real: comecei a seguir uma pessoa e todos os tweets são a respeito de um produto, vamos chamá-lo aqui de… A “vassoura fantástica”! Pois bem, todos os dias recebo uns seis a oito tweets dessa pessoa incentivando-me a visitar o site onde ele fala da “vassoura fantástica”. Até entendo que ele queira vender seu produto, mas lembrem-se: o Twitter ainda é um meio social, o principal foco DEVE ser esse! Propaganda abusiva, excessiva e repetitiva (e outros “iva” que não me vêm à cabeça agora) será altamente condenada! O que eu vou fazer? Parar de seguir aquela pessoa, claro! E é isso que todos os seus usuários vão fazer se você fizer a mesma coisa!
  • Escrever tweets sem valor algum. Veja bem, não significa que todo tweet seu deveria trazer algo totalmente revolucionário e inovador, mas se o fato de te seguir não traz nada de interessante ao usuário, é bem provável que ele pare de segui-lo. Exemplo real outra vez: sigo um usuário que sempre escreve umas frases bem populares (mas que pouco valor agregam) sobre empreendedorismo e termina publicando o seu link de afiliado para um certo produto. Se o sew tweet não me trouxe informação de real valor, por que acreditar que o seu link de afiliado me interessará?
  • Tweetar excessivamente. Sabe, é legal perceber que alguém gosta de escrever coisas interessantes em seu Twitter, mas quando você o faz a cada 20 minutos ou menos, seus usuários podem não conseguir segui-lo – lembre-se que as pessoas geralmente seguem 200 pessoas ou mais, se cinco de seus “seguidos” escreverem nessa taxa, é muito difícil que elas consigam acompanhar todos os tweets. Eu, por exemplo, prefiro procurar pelos tweets de pessoas que escrevem poucas vezes ao dia, mas realmente agregam valor! Aqueles “montes de tweets inúteis” vindos da mesma pessoa, eu nem presto atenção.
  • Não divulgar seu Twitter adequadamente. Neste ponto, sou eu quem vai para o banco dos réus, pois poucos aqui devem saber que há nossa conta de usuário também no Twitter, ClubeDoDinheiro. Aqui, não há popup convidando o leitor a nos seguir, ou recomendação do nosso Twitter ao final dos artigos ou mesmo um simples botão na lateral do blog! Enfim, desta forma, quem vai nos achar?

Bem, quatro coisas sobre o que não fazer no Twitter, e para completar, um único porém valioso conselho sobre o que fazer…

Construa relacionamentos verdadeiros!

Lembre-se: pessoas seguem pessoas, então elas querem saber verdadeiramente o que você tem a dizer, se lhes agrada, continuarão seguindo, caso contrário, vão procurar outra “freguesia”.

Se você possui um negócio online, você pode e deve usar o Twitter, mas faça de forma natural:

  • No Twitter, divulgue os artigos publicados em seu blog e se o blog não é o foco do negócio, não há problema, use este para levar o usuário a conhecer seus produtos e serviços – no blog, não há a limitação de 140 caracteres!
  • Se quer atrair a atenção do leitor, faça com que o tweet escrito escreva sobre algo que lhe interesse, uma solução viável para um de seus problemas;
  • Use o Twitter também para manter contato com seus seguidores. Fortaleça o relacionamento, demonstrando quão importante cada seguidor é para você. Com a ajuda deles, você pode expandir seu “alcance” no Twitter muito mais!
  • O Twitter Marketing só é realmente interessante quando construído em torno de um negócio sólido. Sendo assim, faça com que seu empreendimento seja o mais sólido, o mais interessante possível!

Bem, acho que vocês já conseguiram “pegar a ideia” e já sabem um pouco mais sobre como usar o Twitter em sua estrategia de marketing, agora com licença que é hora de ir dormir (23:30! Longo dia amanhã!).

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *