Currículo jovem aprendiz e como ser jovem aprendiz: tire suas dúvidas

Depois do grande sucesso do artigo Como fazer um currículo para jovem aprendiz, surgiram diversas dúvidas de quem está tentando arrumar o primeiro emprego. Algumas foram respondidas rapidamente, mas outras acabaram não sendo respondidas. Para que nenhuma delas fique sem resposta, vamos tirar as dúvidas sobre um currículo de jovem aprendiz e sobre como ser jovem aprendiz para ajudar quem procura uma oportunidade no mercado.

1. A partir de que idade posso fazer um currículo para jovem aprendiz?

Muitos adolescentes de 14 anos já querem trabalhar como jovem aprendiz e esta é a idade mínima para começar nesta área. Porém, alguns estabelecimentos podem  limitar a idade mínima em 16 anos, o que pode acontecer devido a algum tipo de serviço, por exemplo.

2. É preciso ter o certificado do curso que fiz para colocar no currículo?

A maioria dos lugares não solicita o certificado de conclusão do curso, porém pode haver casos em que sejam solicitados. Você pode incluir os cursos sem certificado no currículo de jovem aprendiz e, caso a empresa peça  o certificado, é só explicar que não possui.

O mais importante e essencial é que não coloque nenhuma informação falsa ou de curso que não tenha feito, pois deverá demonstrar, no dia a dia, suas habilidades naquele assunto.

Caso entenda do assunto, mas não tenha feito nenhum curso na área, não coloque na parte que de cursos concluídos, mas poderá falar de suas habilidades na parte de qualificações.

3. Como coloco que estou fazendo um curso, mas que ainda não concluí?

É comum na idade de jovem aprendiz ainda estar fazendo algum curso, pois é nesta faixa etária que começa o desenvolvimento profissional. Assim, você poderá colocar o curso que está fazendo no campo de capacitação profissional.

Neste caso, coloque o nome do curso e do lugar que está realizando-o e no período do curso e escreva que está cursando desde a respectiva data de início do curso.

4. Como posso dizer que sou bom em fazer alguma coisa, como digitar, por exemplo?

Para dizer que é bom em fazer alguma coisa que não tenha feito um curso específico na área, que seja para digitar, fazer pesquisas na Internet, trabalhar com o Photoshop, ou qualquer outro programa, é só escrever na parte de qualificações do seu currículo de jovem aprendiz.

Tente enumerar as qualidades que possui através de tópicos, um abaixo do outro. Por exemplo:

  • Domínio em Photoshop,
  • Digitação rápida;
  • Habilidades com pesquisas na Internet.

Vale lembrar que não deve colocar nada com o qual não esteja familiarizado, não sendo necessário acrescentar a parte de qualificações se todas as suas habilidades estiverem relacionadas aos cursos que fez.

5. Como encontro um trabalho de jovem aprendiz?

Para encontrar um trabalho de jovem aprendiz, você deve se informar em sua cidade sobre os locais que possuem vagas disponíveis. Fique de olho no jornal local é vá até o Ministério do Trabalho para saber com de encontrar possíveis chances de trabalhar como menor aprendiz.

É possível ainda fazer pesquisas na Internet em sites que divulgam vagas de emprego.

6. Como começo meu currículo de jovem aprendiz?

Para começar a fazer o seu currículo de jovem aprendiz, você deve escrever no topo da folha, centralizado e em letras maiores, o seu nome completo. Logo abaixo, coloque os seus dados pessoais e depois vá enumerando as demais partes do seu currículo, como ensinado no artigo “Como fazer um currículo para jovem aprendiz“.

7. Preciso colocar foto em meu currículo de jovem aprendiz?

Nenhum currículo deve ter foto a não ser que a mesma que seja solicitada na vaga. Antigamente, era comum a exigência de uma fotografia no currículo pessoal, mas isto passou a ser visto como descriminação, pois as empresas selecionar vão apenas pela aparência e não pelo conteúdo.

Não coloque nenhuma foto em seu currículo de menor aprendiz a não ser que seja solicitado.

Outro ponto importante que vale para qualquer currículo, seja ou não um currículo de jovem aprendiz, é que ele deve ser o mais resumido possível, contendo somente as informações principais e essenciais para o cargo que irá exercer. Por exemplo, pode ser que você seja que muito bom em algum jogo de videogame, mas isto não é relevante para ser colocado em um currículo.

Estas são apenas algumas dúvidas na hora de fazer o seu currículo de jovem aprendiz, mas podem ser que surjam outras enquanto esteja fazendo o seu documento. Se isto acontecer, não se acanhe e mande sua dúvida para nós, que teremos o maior prazer em responder.

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *