Crise é oportunidade!

Você sabe gerir seus esforços na crise a fim de transformá-la em oportunidade? Você está a ganhar dinheiro enquanto todo mundo reclama que só está tendo prejuízo ou você é mais um dos que estão a reclamar?

Empreendedor de verdade sabe que todo momento pode ser um bom momento para se ter um bom negócio, basta encontrar a oportunidade, transformá-la em negócio e gerir esforços a fim de que os lucros brotem.

Muitas pessoas dizem saber criar oportunidades em meio à crise, mas a verdade é que poucos conseguem, prova disso é o grande número de desempregados, bem como o impacto negativo que a recessão econômica causou a nível mundial – se aqueles que se dizem saber criar oportunidades soubessem realmente, por que eles também estavam “engrossando” a fila de desempregados?

Você pode estar pensando: mas todos estavam perdendo dinheiro com a crise, como ganhar dinheiro nela? Pensamento errado! Lembre-se que o dinheiro não “evapora”, logo se alguém estava a perder dinheiro, alguém esteve ganhando o tempo todo!

Enquanto você pensar que não há solução para as crises, elas realmente não terão solução, mas somente para você e quem acreditar no que você disser! Eu, por exemplo, continuarei criando minhas oportunidades a fim de permanecer em minha trajetória rumo à independência financeira. 😉

Bem, supondo que você entendeu aonde quero chegar e quer também criar suas oportunidades, vou mandar-lhe agora algumas dicas…

Se um lado está perdendo… Mude para o lado que está ganhando!

Como disse, o dinheiro não some, então se alguém está perdendo dinheiro, outra pessoa está ganhando o mesmo. Qual é o seu trabalho então? Antes de mais nada, você precisa:

1. Identificar quem está perdendo dinheiro – essa parte é mais fácil, pois geralmente quem está perdendo dinheiro (principalmente aqueles com “mentalidade pobre”, como diria T. Harv Eker) gostam de alardear aos quatro cantos da Terra que perderam dinheiro, sentindo-se vítimas;

2. Identificar quem está ganhando dinheiro – agora, a parte mais complicada, pois quem está ganhando dinheiro geralmente vai ficar “caladinho”, sem contar aos outros que está ganhando dinheiro, muito menos como está ganhando dinheiro, a fim de evitar a “concorrência”. E por isso eu falei para primeiro identificar quem está perdendo dinheiro, pois a partir de uma análise de como eles perderam dinheiro, torna-se mais fácil identificar quem está ganhando dinheiro;

3. Pensar em algum meio (venda de produto, prestação de serviços, etc.) para conseguir ganhar dinheiro nessa situação – agora que você já sabe qual o sentido do fluxo do dinheiro, bem como as razões pelas quais sai de um lado e vai para o outro, é outra de entrar em ação e bolar o seu plano para ganhar também a sua parte nisso tudo!

Conseguir ter boas ideias para empreender e ganhar dinheiro em meio a uma crise não é tão fácil, pois a crise deixa nossa visão um pouco “turva”, não que o cenário tenha mudado, a gente é que está com medo e, por isso, não enxerga muito bem o que deveria fazer.

Sendo assim, pratique sempre, diariamente, a arte de descobrir novar oportunidades, desta forma, quando você perceber uma excelente para você, saberá como proceder para melhor tirar proveito dela.

Cuidado com a opinião de falsos especialistas

Veja bem, a maior praga que há são os falsos especialistas, e não estou falando somente daqueles que querem ganhar dinheiro às suas custas iludindo-o, não! Seu vizinho, seu amigo, até seu pai pode ser o falso especialista!

Falso especialista são todos aqueles que lhe dão (ou querem dar-lhe) conselhos sobre como investir ou em que empreender como se compreendessem muito a respeito quando, na verdade, encontram-se em situação igual ou pior que você ou sua área de atuação/conhecimento é totalmente diferente!

Por exemplo, se você me disser que está com um problema na Justiça e me contar a sua situação, eu posso querer “dar pitaco”, expor minha opinião (estarei bancando o “especialista”), entretanto o que eu entendo de Justiça é proporcional ao que eu sei sobre a vida em Zarba-Zorba, um planeta perdido na galáxia, ou seja, nada. Então, estou sendo um falso especialista!

Por mais que eu queira ajudá-lo, a minha opinião não importa, pois nada sei sobre o assunto! No máximo ela será uma massagem em seu ego, já que você é meu amigo e provavelmente emitirei opinião favorável a você. Quem realmente deveria ser consultado é, neste caso, um bom advogado experiente no assunto em questão, pois ele é especialista e poderá ajudá-lo realmente!

Muitas vezes parentes ou amigos dão-nos opiniões que aparentam ser “pelo nosso bem” ou “o mapa da mina de ouro”. Mas, se esse fosse realmente o mapa da mina, por que eles também não estão em condições financeiras melhores que nós? Pare e pense.

Concentre-se em ganhar, não em perder!

Outro grande defeito que as pessoas possuem é o de darem maior relevância aos problemas do que às oportunidades.

Por exemplo: o seu negócio vai mal e, ao final do mês, você tem um prejuízo de R$ 5.000,00, algo considerável (e muito!) para uma pequena ou micro empresa. O que fazer?

Bem, se você está perdendo dinheiro, acredito que você deve fazer duas coisas: “estancar o vazamento” por onde está saindo o dinheiro e começar a procurar uma nova oportunidade (dentro do seu ramo de atuação ou o mais próximo possível) para ganhar dinheiro. Veja só, você deve fixar sua atenção em ganhar dinheiro!

Vamos dar outro exemplo: dois times estão jogando, um focado em fazer tudo para não tomar gol e o outro focado em fazer tudo para marcar gol. Quem possui maiores chances de vitória? Provavelmente o time focado em fazer gol pois, no fim das contas, é o número de gols que indica quem ganhou.

Da mesma forma, no dia a dia das empresas (e dos profissionais autônomos 🙂 ), você deve focar naquilo que quer ganhar a fim de encontrar novas oportunidades de ganhar dinheiro. Claro, deve evitar as perdas, mas seu foco deve continuar sendo ganhar dinheiro!

Você ganha aquilo que você vale!

Em outras palavras, considere que, se você está ganhando pouco, significa então que você vale pouco! Não gostou dessa afirmação? Eu sei, como eu digo, “a verdade dói”, mas você está aqui para aprender a ganhar dinheiro ou procurando um grupo para aconselhamento espiritual e auto-ajuda? Se você procura este último, acho melhor você comprar um daqueles livrinhos de “minuto de sabedoria”, pois eles sempre vão levantar sua moral, não importa o quanto o problema esteja em você e não nos outros. Aqui, a verdade é preto no branco! 🙂

Você ganha aquilo que você merece, o que você vale. Se você não está ganhando mais, quer dizer que nesse momento você não vale mais que isso. O que fazer para começar a valer mais e, portanto, ganhar mais?

1. Aperfeiçoe-se, aprenda – quanto mais você sabe, mais você vale. Kiyosaki disse certa vez que o quanto o indivíduo ganha é diretamente proporcional ao que ele sabe;

2. Invista também em sua auto-promoção, aprenda técnicas de venda e marketing – não adianta você ser o melhor profissional ou a sua empresa ser a que trabalha com melhor qualidade e ninguém saber. É como se isso tudo valesse zero! Corra atrás, mostre ao mundo que você é o melhor e com certeza, se você provar, você ganhará muito mais!

3. Descubra o que está realmente “valendo” hoje – não importa se você é o melhor profissional ou seu produto é de excelente qualidade e preço baixo, se o mercado não o procura mais, você não vale nada. E não pense que isso é impossível! Com o tempo, os profissionais que não se mantêm atualizados são descartados, bem como as empresas que trabalham com produtos que já não mais interessam os novos consumidores. O que eles devem fazer? Adaptar-se à nova realidade! Aqueles que não se adaptam sofrem as consequências, os que se adaptam, continuam no páreo, às vezes ganhando até mais.

Bem, espero que estas quatro dicas (bem detalhadas) dêem a imagem inicial do que vocês podem e devem fazer para transformar a crise em oportunidade e, consequentemente, em negócio. 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *