Construindo um negócio rentável

Alguma vez você já sentiu que estava pronto para empreender o seu negócio mas, mesmo assim, sentia que algo estava a faltar e não sabia bem o que? Ninguém quer iniciar um negócio que não será muito lucrativo, todos nós queremos o sucesso financeiro e profissional e há certas dicas que podem ser seguidas a fim de aumentarem as chances de tornar o seu empreendimento um negócio rentável.

Bem, se este é também o seu dilema – e provavelmente é, pois ninguém quer desenvolver um negócio que não seja lucrativo – então não há mais preocupações, pois este artigo traz duas importantes dicas para o seu sucesso: o plano de negócios e o plano de marketing.

Plano de negócios – seu ponto de partida

Se ter um negócio em um mercado muito competitivo é como conduzir um pequeno barco em uma tempestade intensa, o plano de negócios deveria funcionar como o seu leme, indicando-lhe a direção certa a seguir. Isso porque o plano de negócios trata-se de um documento contendo uma análise da viabilidade do negócio, determinação dos investimentos iniciais necessários e planejamento dos primeiros passos a serem tomados.

O seu plano de negócios o levará a fazer uma análise do mercado-alvo, da concorrência e determinação dos pontos fracos e fortes, oportunidades e riscos envolvidos com a prestação de serviço ou venda de produtos em que focará o seu empreendimento. Enfim, o ajudará a fazer toda a análise de viabilidade.

Outro ponto muito importante de seu plano de negócios é quanto à análise de investimentos em infra-estrutura e capital de giro necessário para que o seu negócio possa desenvolver-se com a menor quantidade possível de capital de terceiros. Avaliar corretamente a necessidade de capital financeiro antes de iniciar o seu negócio é um passo muito importante, pois evita que você inicie um negócio sem conhecer melhor o quanto precisará realmente investir no mesmo ou qual o retorno que poderá esperar dele.

Plano de marketing – a estratégia certa para encontrar o seu cliente

Se você já compreendeu a importância do plano de negócios, aqui vai outro importante documento: o plano de marketing. O plano de marketing possui como principal finalidade apresentar uma análise das possíveis estratégias de marketing para o seu negócio e assim ajudá-lo a segmentar o seu público-alvo e determinar como levar o seu produto ou serviço a cada um dos segmentos de seu interesse.

Podemos considerar como parte de nossa estratégia de marketing, por exemplo a redução dos custos na produção de nosso produto, de forma a reduzir os preços e, assim, atingir uma massa de clientes maior. Ou, podemos elevar a qualidade do processo de produção (e com isso, elevar os custos) e produzir um produto de alta qualidade, focado em um mercado-alvo mais segmentado. Qual a melhor estratégia? Bem, o seu plano de marketing deveria ajudá-lo a decidir isso!

E deve fazer parte de sua estratégia de marketing, também, a construção de uma marca forte em torno de seu produto e/ou serviço. Aliás, se analisar bem, todo negócio de sucesso hoje apresenta uma marca muito forte em torno de seu produto e você não deveria ignorar isso na hora de elaborar o seu plano de marketing.

Sabemos que somente estes dois documentos não são suficientes para determinar o sucesso de seu negócio, mas a ausência deles pode significar o seu fracasso. Com um “mapa da mina” e muita força de vontade, alcançar o pote de ouro no fim do arco-íris pode ser bem mais fácil – faça destes dois planos o seu mapa para alcançar um negócio rentável!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *